Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora
O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento me...
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Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801 |
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Resumo: | O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na
Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de
aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando
como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas
observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha
prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre
professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical,
social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico,
baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música
como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o
ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim,
destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho
social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o
uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino. |
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