Ensino de violino em instituição social: reflexão sobre minha prática como professora

O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento me...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva, Kadja Marluan da
Outros Autores: Gaulke, Tamar Genz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33801
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Descrição
Resumo:O presente trabalho busca relatar e refletir sobre a prática docente no ensino de Violino na Instituição Social Legião da Boa Vontade, em Natal, Rio Grande do Norte, durante o período de aproximadamente dois meses. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Qualitativa, utilizando como instrumento metodológico a análise de Diários de Aula. Tais diários guardaram minhas observações durante o período da pesquisa. O trabalho, portanto, buscou refletir sobre minha prática docente dentro do contexto social, numa perspectiva que envolve a interação entre professor e atendido numa visão global da relação entre ambos, que envolve a esfera musical, social e cotidiana dos jovens e crianças atendidos pelo projeto. Como alicerce teóricometodológico, baseei-me em autores que tratam da temática social dentro do ensino da música como Souza (2014), Kater (2004) e Zabalza (2004) que discutem, respectivamente, sobre o ensino de música em instituições sociais e a utilização de diários de aula na pesquisa. Por fim, destaco alguns pontos que são relevantes para a prática educacional em instituições de cunho social como, desafios, anseios e medos do profissional atuante nesse contexto, como também o uso de adaptação de métodos musicais para esse contexto de ensino.