Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized music school and a mainstream school, located in the same physical space, through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim of this integration is gradually insert music in the acade...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33794 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337942021-09-16T13:17:23Z Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso Amorim, Rodrigo Silva de D'Amore, Ticiano Maciel D'Amore, Ticiano Maciel Xavier, Juliano Antônio Ferreira Souza, Catarina Shin Lima de Educação musical Currículos - Integração Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Música This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized music school and a mainstream school, located in the same physical space, through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim of this integration is gradually insert music in the academic life of students in regular school, taking into account previous knowledge and the reality that surround them, being also used even after the implementation of the compulsory music law, which has not yet entered in complete stringency. In the research, we used a semi structured survey, through four directed designed questions, but with varied potential responses. At first, we talked about the two schools characteristics, and then we discussed the possible teaching methodologies to be applied and finally presented the curriculum integration proposal, through models classes, using as an example the history and mathematics. Through this work, a regular school could become an interdisciplinary teaching model for other institutions. O presente trabalho busca apresentar uma proposta de integração curricular entre uma escola especializada de música e uma escola de ensino regular, localizadas no mesmo espaço físico, através de uma prática educacional interdisciplinar, um ensino inovador. O objetivo dessa integração é inserir a musica gradualmente na vida acadêmica dos alunos da escola regular, levando em conta o conhecimento de mundo e a realidade que o cerca, podendo ser utilizada mesmo após a implementação da lei da obrigatoriedade da música, que ainda não entrou em total vigor. Na investigação, utilizamos uma pesquisa semiestruturada, através de um formulário que foi elaborado com quatro perguntas diretas, mas com potencial para respostas variadas. Em um primeiro momento, apresentamos as características das duas escolas, em seguida abordamos as possíveis metodologias de ensino a serem aplicadas e por fim, apresentamos a proposta de integração curricular, por meio de dois modelos de aulas, utilizando como exemplo as disciplinas de história e matemática. Através desse trabalho a escola regular pode tornar-se um modelo de ensino interdisciplinar para outras instituições. 2016-06-23T13:57:44Z 2021-09-16T13:17:23Z 2016-06-23T13:57:44Z 2021-09-16T13:17:23Z 2016 bachelorThesis 2011029913 AMORIM, Rodrigo Silva de. Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso. 2016. 34 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação musical Currículos - Integração Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Música |
spellingShingle |
Educação musical Currículos - Integração Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Música Amorim, Rodrigo Silva de Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
description |
This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized
music school and a mainstream school, located in the same physical space,
through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim
of this integration is gradually insert music in the academic life of students in
regular school, taking into account previous knowledge and the reality that
surround them, being also used even after the implementation of the compulsory
music law, which has not yet entered in complete stringency. In the research, we
used a semi structured survey, through four directed designed questions, but with
varied potential responses. At first, we talked about the two schools characteristics,
and then we discussed the possible teaching methodologies to be applied and
finally presented the curriculum integration proposal, through models classes, using
as an example the history and mathematics. Through this work, a regular school
could become an interdisciplinary teaching model for other institutions. |
author2 |
D'Amore, Ticiano Maciel |
author_facet |
D'Amore, Ticiano Maciel Amorim, Rodrigo Silva de |
format |
bachelorThesis |
author |
Amorim, Rodrigo Silva de |
author_sort |
Amorim, Rodrigo Silva de |
title |
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
title_short |
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
title_full |
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso |
title_sort |
interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na escola municipal ferreira itajubá: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794 |
work_keys_str_mv |
AT amorimrodrigosilvade interdisciplinaridadeentreaulasdemusicaeconteudoregularnaescolamunicipalferreiraitajubaumestudodecaso |
_version_ |
1773966965595963392 |