Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso

This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized music school and a mainstream school, located in the same physical space, through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim of this integration is gradually insert music in the acade...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Amorim, Rodrigo Silva de
Outros Autores: D'Amore, Ticiano Maciel
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33794
record_format dspace
spelling ri-123456789-337942021-09-16T13:17:23Z Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso Amorim, Rodrigo Silva de D'Amore, Ticiano Maciel D'Amore, Ticiano Maciel Xavier, Juliano Antônio Ferreira Souza, Catarina Shin Lima de Educação musical Currículos - Integração Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Música This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized music school and a mainstream school, located in the same physical space, through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim of this integration is gradually insert music in the academic life of students in regular school, taking into account previous knowledge and the reality that surround them, being also used even after the implementation of the compulsory music law, which has not yet entered in complete stringency. In the research, we used a semi structured survey, through four directed designed questions, but with varied potential responses. At first, we talked about the two schools characteristics, and then we discussed the possible teaching methodologies to be applied and finally presented the curriculum integration proposal, through models classes, using as an example the history and mathematics. Through this work, a regular school could become an interdisciplinary teaching model for other institutions. O presente trabalho busca apresentar uma proposta de integração curricular entre uma escola especializada de música e uma escola de ensino regular, localizadas no mesmo espaço físico, através de uma prática educacional interdisciplinar, um ensino inovador. O objetivo dessa integração é inserir a musica gradualmente na vida acadêmica dos alunos da escola regular, levando em conta o conhecimento de mundo e a realidade que o cerca, podendo ser utilizada mesmo após a implementação da lei da obrigatoriedade da música, que ainda não entrou em total vigor. Na investigação, utilizamos uma pesquisa semiestruturada, através de um formulário que foi elaborado com quatro perguntas diretas, mas com potencial para respostas variadas. Em um primeiro momento, apresentamos as características das duas escolas, em seguida abordamos as possíveis metodologias de ensino a serem aplicadas e por fim, apresentamos a proposta de integração curricular, por meio de dois modelos de aulas, utilizando como exemplo as disciplinas de história e matemática. Através desse trabalho a escola regular pode tornar-se um modelo de ensino interdisciplinar para outras instituições. 2016-06-23T13:57:44Z 2021-09-16T13:17:23Z 2016-06-23T13:57:44Z 2021-09-16T13:17:23Z 2016 bachelorThesis 2011029913 AMORIM, Rodrigo Silva de. Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso. 2016. 34 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Currículos - Integração
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Música
spellingShingle Educação musical
Currículos - Integração
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Música
Amorim, Rodrigo Silva de
Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
description This work aims to present a proposal for curricular integration of a specialized music school and a mainstream school, located in the same physical space, through an interdisciplinary educational practice, an innovative education. The aim of this integration is gradually insert music in the academic life of students in regular school, taking into account previous knowledge and the reality that surround them, being also used even after the implementation of the compulsory music law, which has not yet entered in complete stringency. In the research, we used a semi structured survey, through four directed designed questions, but with varied potential responses. At first, we talked about the two schools characteristics, and then we discussed the possible teaching methodologies to be applied and finally presented the curriculum integration proposal, through models classes, using as an example the history and mathematics. Through this work, a regular school could become an interdisciplinary teaching model for other institutions.
author2 D'Amore, Ticiano Maciel
author_facet D'Amore, Ticiano Maciel
Amorim, Rodrigo Silva de
format bachelorThesis
author Amorim, Rodrigo Silva de
author_sort Amorim, Rodrigo Silva de
title Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
title_short Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
title_full Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
title_fullStr Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na Escola Municipal Ferreira Itajubá: um estudo de caso
title_sort interdisciplinaridade entre aulas de música e conteúdo regular na escola municipal ferreira itajubá: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33794
work_keys_str_mv AT amorimrodrigosilvade interdisciplinaridadeentreaulasdemusicaeconteudoregularnaescolamunicipalferreiraitajubaumestudodecaso
_version_ 1773966965595963392