Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica

This research explores the theme "composition as a pedagogical tool in music", showing through real facts that occurred during the COVID-19 pandemic the importance of music creation for our evolution as music teachers and students and also as a representative form of the state emotional in...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues.
Outros Autores: Gaulke, Tamar Genz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33771
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33771
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Composição
Prática de instrumento
Ensino da música
Choro
spellingShingle Composição
Prática de instrumento
Ensino da música
Choro
Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues.
Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
description This research explores the theme "composition as a pedagogical tool in music", showing through real facts that occurred during the COVID-19 pandemic the importance of music creation for our evolution as music teachers and students and also as a representative form of the state emotional in that moment of isolation. This work aimed to highlight the importance of composition as a pedagogical tool for the evolution of the music student, whether in the classroom or in ensemble practice in their respective instrument. This work shows, through the reports written here, the labor-musical evolution of the musicians who proposed this action of composing, compositions, these made remotely due to the social isolation of the years 2020 and 2021. The result of these compositions helped the teacher-composers in their moments of study and work, proving that the compositional process is an act of evolution of conscious music making and for that a certain baggage of musical theory is needed. The pieces created here, were written in scores and used in the classroom by teachers and students as a form of group practice activity, were also used in choro circles and cultural presentations. As a composer, based on the musical creations made during the period, there was certainly an evolution also in musical writing and reading, as the compositions made the practice of writing in music, as a way of recording them, to be something recurrent during that period. period. The methodological paths used were the use of online conversation groups, where we shared parts of the songs composed. More than fifty songs were recorded, but the decision was to structure for composition and recording only thirty songs. The compositions are of the choro genre and were composed mostly in partnership. The result of this was a double disc, a book of scores, a launch show and their use in the classroom by students and teachers in the state of Rio Grande do Norte and in other Brazilian states.
author2 Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues.
format bachelorThesis
author Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues.
author_sort Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues.
title Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
title_short Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
title_full Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
title_fullStr Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
title_full_unstemmed Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
title_sort choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33771
work_keys_str_mv AT menezesjuniorjosedeanchietarodrigues chorosdaquarentenarelatodeexperienciasobreaproducaoeutilizacaodeobrasautoraisempraticamusicalepedagogica
_version_ 1773966590222532608
spelling ri-123456789-337712021-10-20T13:55:35Z Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica Menezes Junior, Jose de Anchieta Rodrigues. Gaulke, Tamar Genz Composição Prática de instrumento Ensino da música Choro This research explores the theme "composition as a pedagogical tool in music", showing through real facts that occurred during the COVID-19 pandemic the importance of music creation for our evolution as music teachers and students and also as a representative form of the state emotional in that moment of isolation. This work aimed to highlight the importance of composition as a pedagogical tool for the evolution of the music student, whether in the classroom or in ensemble practice in their respective instrument. This work shows, through the reports written here, the labor-musical evolution of the musicians who proposed this action of composing, compositions, these made remotely due to the social isolation of the years 2020 and 2021. The result of these compositions helped the teacher-composers in their moments of study and work, proving that the compositional process is an act of evolution of conscious music making and for that a certain baggage of musical theory is needed. The pieces created here, were written in scores and used in the classroom by teachers and students as a form of group practice activity, were also used in choro circles and cultural presentations. As a composer, based on the musical creations made during the period, there was certainly an evolution also in musical writing and reading, as the compositions made the practice of writing in music, as a way of recording them, to be something recurrent during that period. period. The methodological paths used were the use of online conversation groups, where we shared parts of the songs composed. More than fifty songs were recorded, but the decision was to structure for composition and recording only thirty songs. The compositions are of the choro genre and were composed mostly in partnership. The result of this was a double disc, a book of scores, a launch show and their use in the classroom by students and teachers in the state of Rio Grande do Norte and in other Brazilian states. Esta pesquisa explora o tema composição como ferramenta necessária para a evolução do músico e do estudante de música, evidenciando através de fatos reais ocorridos durante a pandemia do COVID-19 a importância da criação em música para a nossa evolução enquanto professores e estudantes de música e também como forma representativa do estado emocional naquele momento de isolamento. Este trabalho teve como objetivo geral relatar as experiências de produção das obras autorais dos discos Choros da Quarentena do Grupo Regional Choro da Terra e de sua utilização em prática musical e pedagógica. Este trabalho evidencia através dos relatos aqui escritos a evolução laboral-musical dos músicos que se propuseram a esta ação de compor, composições, estas, feitas de forma remota devido ao isolamento social dos anos de 2020 e 2021. O resultado destas composições, ajudaram aos professores-compositores em seus momentos de estudo e trabalho, provando que o processo composicional proporciona uma evolução do fazer musical consciente e para isso precisa-se de uma certa bagagem de teoria musical. As peças aqui criadas, foram escritas em partituras e utilizadas em sala de aula por professores e alunos como forma de atividade de prática de conjunto, foram utilizadas também em rodas de choro e apresentações culturais. Enquanto compositor, tendo por base as criações musicais feitas, acredito que, com certeza, houve uma evolução também na escrita e leitura musical, pois as composições fizeram com que a prática da escrita em música, como forma de registro das mesmas, fosse algo recorrente durante aquele período. Os caminhos metodológicos utilizados foram a utilização de grupos de conversa online, onde dividíamos partes das músicas compostas. Foram registradas mais de cinquenta músicas, mas a decisão foi estruturar para a gravação apenas trinta músicas. As composições são do gênero choro e foram compostas em sua maioria em parceria. O resultado disso foi esse trabalho de monografia, um disco duplo, um livro de partituras, um show de lançamento e a utilização das mesmas em sala de aula por alunos e professores no estado do Rio Grande do Norte e em outros estados brasileiros. 2021-08-30T19:58:14Z 2021-09-16T13:16:54Z 2021-08-30T19:58:14Z 2021-09-16T13:16:54Z 2021-08-20 bachelorThesis 20180131534 MENEZES JÚNIOR, José de Anchieta Rodrigues. Choros da quarentena: relato de experiência sobre a produção e utilização de obras autorais em prática musical e pedagógica. 2021. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33771 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música.