Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente

This course conclusion work portrays to report my experience within the Som do Coração social project, as the first teaching practice in musicalization for children aged 2 to 6 years old. The structuring and organization of the project took place at the Escola Municipal Prof.ª Francisca de Canindé B...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Suzana Maiara Costa dos
Outros Autores: Gaulke, Tamar Genz
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33769
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33769
record_format dspace
spelling ri-123456789-337692021-09-16T13:16:52Z Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente Santos, Suzana Maiara Costa dos Gaulke, Tamar Genz Bezerra, Edibergon Varela Araújo, João Paulo de Projeto Som do Coração Ensino de música Prática docente Musicalização Infantil This course conclusion work portrays to report my experience within the Som do Coração social project, as the first teaching practice in musicalization for children aged 2 to 6 years old. The structuring and organization of the project took place at the Escola Municipal Prof.ª Francisca de Canindé Batista Avelino, Parnamirim-RN, since 2015, with an emphasis on con-ducting the level 6 class, in 2018. The research aims, then, describe in detail how this class was prepared for the year-end recital, which culminated in the students' passage to the 1st year of elementary school. We also describe about the challenges encountered, advances and final results of my entire trajectory as the first teacher within this age group in children's mu-sicalization. Finally, I seek to reflect on the importance of being inserted in an academic insti-tution, as it helped positively in the teaching-learning process, in the relevance of exchanging experiences with other colleagues and professors, and in the construction of my own teaching practice. The mentioned project is important in the education of children who are at risk, since the realization of social projects related to music, whether in formal or non-formal contexts, help in their education, self-esteem and growth. Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo relatar minha experiência dentro do projeto social Som do Coração, como primeira prática docente dentro da musicalização para crianças de 2 a 6 anos de idade. A estruturação e organização do projeto ocorreu, na Escola Municipal Prof.ª Francisca de Canindé Batista Avelino, Parnamirim-RN, desde o ano de 2015, com destaque na condução da turma do nível 6 no ano, de 2018. A pesquisa objetiva-se, então, descrever detalhadamente como foi a preparação dessa turma para o recital de final de ano, o qual culminou na passagem dos discentes para o 1.º ano do ensino fundamental. Descrevo, além disso, sobre os desafios encontrados, avanços e resultados finais de toda essa minha trajetória como primeira professora dentro dessa faixa etária na musicalização infantil. Por fim, busco refletir sobre a importância de estar inserida numa instituição acadêmica, algo que ajudou de forma positiva no processo de ensino aprendizagem, na relevância da troca de experiências com outros colegas e professores e na construção de minha própria prática docente. O projeto mencionado é importante na formação das crianças que se encontram em situação de risco, visto que a realização dos projetos sociais relacionado à música, sejam, em contextos formais ou não formais, auxiliam na educação, autoestima e crescimento delas. 2021-09-01T12:59:04Z 2021-09-16T13:16:52Z 2021-09-01T12:59:04Z 2021-09-16T13:16:52Z 2021-08-19 bachelorThesis 20170085830 Santos, Suzana Maiara Costa dos. Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil como primeira prática docente, 2021. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande Do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33769 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Projeto Som do Coração
Ensino de música
Prática docente
Musicalização Infantil
spellingShingle Projeto Som do Coração
Ensino de música
Prática docente
Musicalização Infantil
Santos, Suzana Maiara Costa dos
Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
description This course conclusion work portrays to report my experience within the Som do Coração social project, as the first teaching practice in musicalization for children aged 2 to 6 years old. The structuring and organization of the project took place at the Escola Municipal Prof.ª Francisca de Canindé Batista Avelino, Parnamirim-RN, since 2015, with an emphasis on con-ducting the level 6 class, in 2018. The research aims, then, describe in detail how this class was prepared for the year-end recital, which culminated in the students' passage to the 1st year of elementary school. We also describe about the challenges encountered, advances and final results of my entire trajectory as the first teacher within this age group in children's mu-sicalization. Finally, I seek to reflect on the importance of being inserted in an academic insti-tution, as it helped positively in the teaching-learning process, in the relevance of exchanging experiences with other colleagues and professors, and in the construction of my own teaching practice. The mentioned project is important in the education of children who are at risk, since the realization of social projects related to music, whether in formal or non-formal contexts, help in their education, self-esteem and growth.
author2 Gaulke, Tamar Genz
author_facet Gaulke, Tamar Genz
Santos, Suzana Maiara Costa dos
format bachelorThesis
author Santos, Suzana Maiara Costa dos
author_sort Santos, Suzana Maiara Costa dos
title Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
title_short Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
title_full Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
title_fullStr Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
title_full_unstemmed Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
title_sort projeto som do coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33769
work_keys_str_mv AT santossuzanamaiaracostados projetosomdocoracaoumrelatodeexperiencianamusicalizacaoinfantilcomoprimeirapraticadocente
_version_ 1773961650169184256