Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças
Este trabalho aborda o ensino de flauta doce em grupo para crianças. Seu desenvolvimento se dá em uma escola especializada em música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. Por isso inicialmente este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução à flauta doce em aulas coletivas de músi...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33764 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33764 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337642021-09-16T13:16:46Z Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças Souza, Dayane Alves de. Gomes, Carolina Chaves Bezerra, Edibergon Varela. Souza, Catarina Shin lima de. Ensino coletivo Ensino de flauta doce Musicalização Este trabalho aborda o ensino de flauta doce em grupo para crianças. Seu desenvolvimento se dá em uma escola especializada em música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. Por isso inicialmente este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução à flauta doce em aulas coletivas de música para crianças realizadas na Escola de Música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN (EMAP). Dando prosseguimento, apresenta-se o que foi desenvolvido para que as aulas acontecessem, onde eu realizei uma pesquisa sobre qual método eu deveria utilizar para a musicalização através do instrumento, porém já estava em uso nas aulas de musicalização no primeiro semestre, o método denominado: Musicaricando (SALAZAR e PASSOS, 2017). Já sobre o método que escolhi no segundo semestre para a iniciação da musicalização através da flauta doce, foi o de (DRUMMOND, 2011) que em seu livro ela faz a junção da teoria e seu descobrimento com a prática musical, o que para mim foi algo novo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, pois como trata-se de um curso novo e que necessita de melhorias, busquei pontuar através de um diário de campo destacando os pontos positivos e negativos daquele momento, essa pesquisa se deu no prazo de quatro aulas sendo que ao fim das quatro semanas, foi realizada uma entrevista com os alunos. Os alunos destacaram que essa experiência foi diferente e facilitou o aprendizado da flauta doce, pois boa parte dos alunos não tinham tido aula de música antes da EMAP. 2021-07-20T19:45:31Z 2021-09-16T13:16:46Z 2021-07-20T19:45:31Z 2021-09-16T13:16:46Z 2019-11-19 bachelorThesis 20160105303 SOUZA, Dayane Alves de. Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças. 2019. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33764 pt_BR application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino coletivo Ensino de flauta doce Musicalização |
spellingShingle |
Ensino coletivo Ensino de flauta doce Musicalização Souza, Dayane Alves de. Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
description |
Este trabalho aborda o ensino de flauta doce em grupo para crianças. Seu desenvolvimento se dá em uma escola especializada em música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. Por isso inicialmente este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução à flauta doce em aulas coletivas de música para crianças realizadas na Escola de Música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN (EMAP). Dando prosseguimento, apresenta-se o que foi desenvolvido para que as aulas acontecessem, onde eu realizei uma pesquisa sobre qual método eu deveria utilizar para a musicalização através do instrumento, porém já estava em uso nas aulas de musicalização no primeiro semestre, o método denominado: Musicaricando (SALAZAR e PASSOS, 2017). Já sobre o método que escolhi no segundo semestre para a iniciação da musicalização através da flauta doce, foi o de (DRUMMOND, 2011) que em seu livro ela faz a junção da teoria e seu descobrimento com a prática musical, o que para mim foi algo novo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, pois como trata-se de um curso novo e que necessita de melhorias, busquei pontuar através de um diário de campo destacando os pontos positivos e negativos daquele momento, essa pesquisa se deu no prazo de quatro aulas sendo que ao fim das quatro semanas, foi realizada uma entrevista com os alunos. Os alunos destacaram que essa experiência foi diferente e facilitou o aprendizado da flauta doce, pois boa parte dos alunos não tinham tido aula de música antes da EMAP. |
author2 |
Gomes, Carolina Chaves |
author_facet |
Gomes, Carolina Chaves Souza, Dayane Alves de. |
format |
bachelorThesis |
author |
Souza, Dayane Alves de. |
author_sort |
Souza, Dayane Alves de. |
title |
Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
title_short |
Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
title_full |
Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
title_fullStr |
Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
title_sort |
relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33764 |
work_keys_str_mv |
AT souzadayanealvesde relatodeexperienciaoensinodeflautadoceemgrupoparacriancas |
_version_ |
1773965217222361088 |