Relato de experiência: o ensino de flauta doce em grupo para crianças

Este trabalho aborda o ensino de flauta doce em grupo para crianças. Seu desenvolvimento se dá em uma escola especializada em música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. Por isso inicialmente este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução à flauta doce em aulas coletivas de músi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Souza, Dayane Alves de.
Outros Autores: Gomes, Carolina Chaves
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33764
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho aborda o ensino de flauta doce em grupo para crianças. Seu desenvolvimento se dá em uma escola especializada em música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN. Por isso inicialmente este trabalho tem como objetivo relatar o processo de introdução à flauta doce em aulas coletivas de música para crianças realizadas na Escola de Música da Assembleia de Deus em Parnamirim/RN (EMAP). Dando prosseguimento, apresenta-se o que foi desenvolvido para que as aulas acontecessem, onde eu realizei uma pesquisa sobre qual método eu deveria utilizar para a musicalização através do instrumento, porém já estava em uso nas aulas de musicalização no primeiro semestre, o método denominado: Musicaricando (SALAZAR e PASSOS, 2017). Já sobre o método que escolhi no segundo semestre para a iniciação da musicalização através da flauta doce, foi o de (DRUMMOND, 2011) que em seu livro ela faz a junção da teoria e seu descobrimento com a prática musical, o que para mim foi algo novo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, pois como trata-se de um curso novo e que necessita de melhorias, busquei pontuar através de um diário de campo destacando os pontos positivos e negativos daquele momento, essa pesquisa se deu no prazo de quatro aulas sendo que ao fim das quatro semanas, foi realizada uma entrevista com os alunos. Os alunos destacaram que essa experiência foi diferente e facilitou o aprendizado da flauta doce, pois boa parte dos alunos não tinham tido aula de música antes da EMAP.