A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas
The present work aims to understand what is the role of music teaching in the Recorder Band belonging to an NGO called Núcleo de Amparo ao Menor, an institution that maintains the Music and Citizenship Project implemented in the Felipe Camarão Neighborhood, in Natal-RN . As a methodology, the semi-s...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33762 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33762 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337622021-10-20T13:33:46Z A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas Oliveira, Arquimendes Souza de Carvalho, Thiago de Quadros Maia Domingos, Nathália Silva, Gilvando Pereira da Educação Musical e ONGs Formação Musical de Crianças e Jovens Funções Essencialistas e Contextualistas em Projetos Sociais. Flauta Doce – Instrução e Estudo The present work aims to understand what is the role of music teaching in the Recorder Band belonging to an NGO called Núcleo de Amparo ao Menor, an institution that maintains the Music and Citizenship Project implemented in the Felipe Camarão Neighborhood, in Natal-RN . As a methodology, the semi-structured interview with participants and ex-participants of the project was used, seeking to deepen the understanding about the opinions of the interviewees about the musical learning of the flute band and how it affected / affects the social development of those involved in this process. In view of the data analysis, it was possible to notice that the teaching of music in the social project promotes the development of contextualist and essentialist functions in an interdisciplinary way. Thus, both are part of the reality of all respondents, whether one developing the technical, musical and performance skills of these individuals, or even preparing them, from this formative process, for demands that involve their lives as citizens. O presente trabalho tem como objetivo compreender qual é a função do ensino de música na Bandinha de flauta doce pertencente a ONG denominada de Núcleo de Amparo ao Menor, instituição mantenedora do Projeto Música e Cidadania implantada no Bairro Felipe Camarão, em Natal-RN. Como metodologia, foi utilizada a entrevista semiestruturada com participantes e ex-participantes do projeto, buscando aprofundar o entendimento acerca das opiniões dos entrevistados sobre o aprendizado musical da bandinha de flautas e como isso afetou/afeta no desenvolvimento social dos envolvidos neste processo. Diante da análise dos dados foi possível perceber que o ensino da música no projeto social promove o desenvolvimento das funções contextualistas e essencialistas de maneira interdisciplinar. Desta forma, as duas fazem parte da realidade de todos os entrevistados, seja uma desenvolvendo as habilidades técnicas, musicais e performáticas desses indivíduos, ou mesmo preparando-os, a partir desse processo formativo, para demandas que envolvam a sua vida enquanto cidadãos. 2021-04-20T18:04:13Z 2021-09-16T13:16:44Z 2021-04-20T18:04:13Z 2021-09-16T13:16:44Z 2021-04-07 bachelorThesis 2015050147 OLIVEIRA, Arquimendes Souza de. A Importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas. 2021. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música), Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33762 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação Musical e ONGs Formação Musical de Crianças e Jovens Funções Essencialistas e Contextualistas em Projetos Sociais. Flauta Doce – Instrução e Estudo |
spellingShingle |
Educação Musical e ONGs Formação Musical de Crianças e Jovens Funções Essencialistas e Contextualistas em Projetos Sociais. Flauta Doce – Instrução e Estudo Oliveira, Arquimendes Souza de A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
description |
The present work aims to understand what is the role of music teaching in the Recorder Band belonging to an NGO called Núcleo de Amparo ao Menor, an institution that maintains the Music and Citizenship Project implemented in the Felipe Camarão Neighborhood, in Natal-RN . As a methodology, the semi-structured interview with participants and ex-participants of the project was used, seeking to deepen the understanding about the opinions of the interviewees about the musical learning of the flute band and how it affected / affects the social development of those involved in this process. In view of the data analysis, it was possible to notice that the teaching of music in the social project promotes the development of contextualist and essentialist functions in an interdisciplinary way. Thus, both are part of the reality of all respondents, whether one developing the technical, musical and performance skills of these individuals, or even preparing them, from this formative process, for demands that involve their lives as citizens. |
author2 |
Carvalho, Thiago de Quadros Maia |
author_facet |
Carvalho, Thiago de Quadros Maia Oliveira, Arquimendes Souza de |
format |
bachelorThesis |
author |
Oliveira, Arquimendes Souza de |
author_sort |
Oliveira, Arquimendes Souza de |
title |
A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
title_short |
A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
title_full |
A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
title_fullStr |
A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
title_full_unstemmed |
A importância da Bandinha de Flauta Doce do NAM em Natal-RN para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
title_sort |
importância da bandinha de flauta doce do nam em natal-rn para a formação de crianças e jovens: uma reflexão acerca de funções essencialistas e contextualistas |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33762 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiraarquimendessouzade aimportanciadabandinhadeflautadocedonamemnatalrnparaaformacaodecriancasejovensumareflexaoacercadefuncoesessencialistasecontextualistas AT oliveiraarquimendessouzade importanciadabandinhadeflautadocedonamemnatalrnparaaformacaodecriancasejovensumareflexaoacercadefuncoesessencialistasecontextualistas |
_version_ |
1773967272032862208 |