Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19

This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research is carried out, under the hyp...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Calheiros, Elizabeth de Araújo.
Outros Autores: Gomes, Carolina Chaves.
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33760
record_format dspace
spelling ri-123456789-337602021-09-16T13:16:42Z Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of video lessons for musicalization in CIART-EMUFRN: An analytical look from a monitor's perspective during the COVID-19 pandemic Calheiros, Elizabeth de Araújo. Gomes, Carolina Chaves. Silva, Valéria Carvalho da Mosca, Maristela de Oliveira. Émile Jaques-Dalcroze Musicalization CIART Vídeoaulas Educação Musical Método Dalcroze Pedagogia musical This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research is carried out, under the hypothetical-deductive method, based on a case study. As the 1st year of CIART has 4 subjects, and each subject has 10 video lessons, the data were collected through the descriptive analysis of the pedagogical approaches of each video lesson. This procedure was carried out in all subjects of the 1st year of CIART: Musical Appreciation, Sound Education, Singing and Movement and Rhythmic Band. In the end, it appears that most video classes have Dalcrozian ideas in the methodological approaches of scholarship monitors, confirming the hypothesis. Esta pesquisa busca identificar a proposta de Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de monitores bolsistas do CIART-EMUFRN, nas videoaulas assíncronas de musicalização das turmas de 1º ano, no período 2020.1. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, sob o método hipotético-dedutivo, a partir de estudo de caso. Como o 1º ano do CIART possui 4 disciplinas, e cada disciplina tem 10 videoaulas, os dados foram coletados por meio da análise descritiva das abordagens pedagógicas de cada videoaula. Este procedimento foi realizado em todas as disciplinas do 1º ano do CIART: Apreciação Musical, Educação Sonora, Canto e Movimento e Bandinha Rítmica. Ao final, verifica-se que a maioria das videoaulas possui ideias dalcrozianas nas abordagens metodológicas dos monitores bolsistas, confirmando a hipótese. 2020-12-07T14:15:40Z 2021-09-16T13:16:42Z 2020-12-07T14:15:40Z 2021-09-16T13:16:42Z 2020-11-20 bachelorThesis 2013032408 CALHEIROS, Elizabeth de Araújo. Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19. 2020. 42f. Monografia (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Émile Jaques-Dalcroze
Musicalization
CIART
Vídeoaulas
Educação Musical
Método Dalcroze
Pedagogia musical
spellingShingle Émile Jaques-Dalcroze
Musicalization
CIART
Vídeoaulas
Educação Musical
Método Dalcroze
Pedagogia musical
Calheiros, Elizabeth de Araújo.
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
description This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research is carried out, under the hypothetical-deductive method, based on a case study. As the 1st year of CIART has 4 subjects, and each subject has 10 video lessons, the data were collected through the descriptive analysis of the pedagogical approaches of each video lesson. This procedure was carried out in all subjects of the 1st year of CIART: Musical Appreciation, Sound Education, Singing and Movement and Rhythmic Band. In the end, it appears that most video classes have Dalcrozian ideas in the methodological approaches of scholarship monitors, confirming the hypothesis.
author2 Gomes, Carolina Chaves.
author_facet Gomes, Carolina Chaves.
Calheiros, Elizabeth de Araújo.
format bachelorThesis
author Calheiros, Elizabeth de Araújo.
author_sort Calheiros, Elizabeth de Araújo.
title Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
title_short Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
title_full Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
title_sort émile jaques-dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no ciart-emufrn: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da covid-19
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760
work_keys_str_mv AT calheiroselizabethdearaujo emilejaquesdalcrozenasabordagenspedagogicasdevideoaulasparamusicalizacaonociartemufrnumolharanaliticonaperspectivadeumamonitoraduranteapandemiadacovid19
AT calheiroselizabethdearaujo emilejaquesdalcrozeinthepedagogicalapproachesofvideolessonsformusicalizationinciartemufrnananalyticallookfromamonitorsperspectiveduringthecovid19pandemic
_version_ 1773964130368094208