Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19
This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research is carried out, under the hyp...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33760 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337602021-09-16T13:16:42Z Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of video lessons for musicalization in CIART-EMUFRN: An analytical look from a monitor's perspective during the COVID-19 pandemic Calheiros, Elizabeth de Araújo. Gomes, Carolina Chaves. Silva, Valéria Carvalho da Mosca, Maristela de Oliveira. Émile Jaques-Dalcroze Musicalization CIART Vídeoaulas Educação Musical Método Dalcroze Pedagogia musical This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative, descriptive and exploratory research is carried out, under the hypothetical-deductive method, based on a case study. As the 1st year of CIART has 4 subjects, and each subject has 10 video lessons, the data were collected through the descriptive analysis of the pedagogical approaches of each video lesson. This procedure was carried out in all subjects of the 1st year of CIART: Musical Appreciation, Sound Education, Singing and Movement and Rhythmic Band. In the end, it appears that most video classes have Dalcrozian ideas in the methodological approaches of scholarship monitors, confirming the hypothesis. Esta pesquisa busca identificar a proposta de Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de monitores bolsistas do CIART-EMUFRN, nas videoaulas assíncronas de musicalização das turmas de 1º ano, no período 2020.1. Para tanto, realiza-se uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, sob o método hipotético-dedutivo, a partir de estudo de caso. Como o 1º ano do CIART possui 4 disciplinas, e cada disciplina tem 10 videoaulas, os dados foram coletados por meio da análise descritiva das abordagens pedagógicas de cada videoaula. Este procedimento foi realizado em todas as disciplinas do 1º ano do CIART: Apreciação Musical, Educação Sonora, Canto e Movimento e Bandinha Rítmica. Ao final, verifica-se que a maioria das videoaulas possui ideias dalcrozianas nas abordagens metodológicas dos monitores bolsistas, confirmando a hipótese. 2020-12-07T14:15:40Z 2021-09-16T13:16:42Z 2020-12-07T14:15:40Z 2021-09-16T13:16:42Z 2020-11-20 bachelorThesis 2013032408 CALHEIROS, Elizabeth de Araújo. Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19. 2020. 42f. Monografia (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Émile Jaques-Dalcroze Musicalization CIART Vídeoaulas Educação Musical Método Dalcroze Pedagogia musical |
spellingShingle |
Émile Jaques-Dalcroze Musicalization CIART Vídeoaulas Educação Musical Método Dalcroze Pedagogia musical Calheiros, Elizabeth de Araújo. Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
description |
This research seeks to identify the proposal of Émile Jaques-Dalcroze in the
pedagogical approaches of CIART-EMUFRN interns, in the asynchronous music
classes of the 1st year classes, in the period 2020.1. For this, a qualitative,
descriptive and exploratory research is carried out, under the hypothetical-deductive
method, based on a case study. As the 1st year of CIART has 4 subjects, and each
subject has 10 video lessons, the data were collected through the descriptive
analysis of the pedagogical approaches of each video lesson. This procedure was
carried out in all subjects of the 1st year of CIART: Musical Appreciation, Sound
Education, Singing and Movement and Rhythmic Band. In the end, it appears that
most video classes have Dalcrozian ideas in the methodological approaches of
scholarship monitors, confirming the hypothesis. |
author2 |
Gomes, Carolina Chaves. |
author_facet |
Gomes, Carolina Chaves. Calheiros, Elizabeth de Araújo. |
format |
bachelorThesis |
author |
Calheiros, Elizabeth de Araújo. |
author_sort |
Calheiros, Elizabeth de Araújo. |
title |
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
title_short |
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
title_full |
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
title_fullStr |
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Émile Jaques-Dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no CIART-EMUFRN: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da COVID-19 |
title_sort |
émile jaques-dalcroze nas abordagens pedagógicas de videoaulas para musicalização no ciart-emufrn: um olhar analítico na perspectiva de uma monitora durante a pandemia da covid-19 |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33760 |
work_keys_str_mv |
AT calheiroselizabethdearaujo emilejaquesdalcrozenasabordagenspedagogicasdevideoaulasparamusicalizacaonociartemufrnumolharanaliticonaperspectivadeumamonitoraduranteapandemiadacovid19 AT calheiroselizabethdearaujo emilejaquesdalcrozeinthepedagogicalapproachesofvideolessonsformusicalizationinciartemufrnananalyticallookfromamonitorsperspectiveduringthecovid19pandemic |
_version_ |
1773964130368094208 |