A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do cas...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33742 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337422021-09-16T13:16:21Z A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música Ferreira Junior, Moisés Carneiro Souza, Catarina Shin Lima de Música - Instrução e estudo Cegos - Educação Educação inclusiva Sistema monitorial de educação Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes. Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma destas questões no exercício da monitoria. 2018-01-22T20:19:23Z 2021-09-16T13:16:21Z 2018-01-22T20:19:23Z 2021-09-16T13:16:21Z 2017 bachelorThesis 2014049114 FERREIRA JÚNIOR, Moisés Carneiro. A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música. 2017. 42 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Música - Instrução e estudo Cegos - Educação Educação inclusiva Sistema monitorial de educação |
spellingShingle |
Música - Instrução e estudo Cegos - Educação Educação inclusiva Sistema monitorial de educação Ferreira Junior, Moisés Carneiro A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
description |
Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com
deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades
encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser
consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de
propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes.
Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica
até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e
o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização
da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou
parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em
tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois
levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a
autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma
destas questões no exercício da monitoria. |
author2 |
Souza, Catarina Shin Lima de |
author_facet |
Souza, Catarina Shin Lima de Ferreira Junior, Moisés Carneiro |
format |
bachelorThesis |
author |
Ferreira Junior, Moisés Carneiro |
author_sort |
Ferreira Junior, Moisés Carneiro |
title |
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
title_short |
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
title_full |
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
title_fullStr |
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
title_full_unstemmed |
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música |
title_sort |
monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742 |
work_keys_str_mv |
AT ferreirajuniormoisescarneiro amonitoriadeassistenciaaoalunocomdeficienciavisualnocursodelicenciaturaemmusica AT ferreirajuniormoisescarneiro monitoriadeassistenciaaoalunocomdeficienciavisualnocursodelicenciaturaemmusica |
_version_ |
1773963872195051520 |