A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música

Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do cas...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferreira Junior, Moisés Carneiro
Outros Autores: Souza, Catarina Shin Lima de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33742
record_format dspace
spelling ri-123456789-337422021-09-16T13:16:21Z A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música Ferreira Junior, Moisés Carneiro Souza, Catarina Shin Lima de Música - Instrução e estudo Cegos - Educação Educação inclusiva Sistema monitorial de educação Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes. Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma destas questões no exercício da monitoria. 2018-01-22T20:19:23Z 2021-09-16T13:16:21Z 2018-01-22T20:19:23Z 2021-09-16T13:16:21Z 2017 bachelorThesis 2014049114 FERREIRA JÚNIOR, Moisés Carneiro. A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música. 2017. 42 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2017. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Música - Instrução e estudo
Cegos - Educação
Educação inclusiva
Sistema monitorial de educação
spellingShingle Música - Instrução e estudo
Cegos - Educação
Educação inclusiva
Sistema monitorial de educação
Ferreira Junior, Moisés Carneiro
A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
description Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes. Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma destas questões no exercício da monitoria.
author2 Souza, Catarina Shin Lima de
author_facet Souza, Catarina Shin Lima de
Ferreira Junior, Moisés Carneiro
format bachelorThesis
author Ferreira Junior, Moisés Carneiro
author_sort Ferreira Junior, Moisés Carneiro
title A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
title_short A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
title_full A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
title_fullStr A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
title_full_unstemmed A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
title_sort monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2018
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33742
work_keys_str_mv AT ferreirajuniormoisescarneiro amonitoriadeassistenciaaoalunocomdeficienciavisualnocursodelicenciaturaemmusica
AT ferreirajuniormoisescarneiro monitoriadeassistenciaaoalunocomdeficienciavisualnocursodelicenciaturaemmusica
_version_ 1773963872195051520