Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado

Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Braga, Sidney da Cruz
Outros Autores: Lima, Agostinho Jorge de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33726
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33726
record_format dspace
spelling ri-123456789-337262021-09-16T13:16:03Z Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado Braga, Sidney da Cruz Lima, Agostinho Jorge de Educação musical infantil Música - Instituições militares Música - Ensino e aprendizagem Música Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicação dos métodos ativos da atualidade e contexto de ensino. Trabalho este desenvolvido tendo o publico alvo filhos de militares dessa organização como também filhos de amigos e contribuintes dessa instituição militar, voltada às praticas de ensino da música não de caráter individual e sim coletivo com crianças de idade até doze anos, com apresentações em datas comemorativas, na prática da flauta doce como instrumento de inicialização musical e o canto coletivo. Essa prática trouxe algumas reflexões a respeito de desafios encontrados ao decorrer do projeto, e reflexões quanto a didática e necessidade a pesquisa, buscando resultados positivos tendo a canção o ritmo e o ensino da flauta como base do projeto. Tomamos como base para esse trabalho os conceitos e abordagens quanto aos métodos ativos da educação musical. 2015-08-14T19:32:17Z 2021-09-16T13:16:03Z 2015-08-14T19:32:17Z 2021-09-16T13:16:03Z 2014 bachelorThesis 2011068878 BRAGA, Sidney da Cruz. Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado. 2014. 59 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33726 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical infantil
Música - Instituições militares
Música - Ensino e aprendizagem
Música
spellingShingle Educação musical infantil
Música - Instituições militares
Música - Ensino e aprendizagem
Música
Braga, Sidney da Cruz
Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
description Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicação dos métodos ativos da atualidade e contexto de ensino. Trabalho este desenvolvido tendo o publico alvo filhos de militares dessa organização como também filhos de amigos e contribuintes dessa instituição militar, voltada às praticas de ensino da música não de caráter individual e sim coletivo com crianças de idade até doze anos, com apresentações em datas comemorativas, na prática da flauta doce como instrumento de inicialização musical e o canto coletivo. Essa prática trouxe algumas reflexões a respeito de desafios encontrados ao decorrer do projeto, e reflexões quanto a didática e necessidade a pesquisa, buscando resultados positivos tendo a canção o ritmo e o ensino da flauta como base do projeto. Tomamos como base para esse trabalho os conceitos e abordagens quanto aos métodos ativos da educação musical.
author2 Lima, Agostinho Jorge de
author_facet Lima, Agostinho Jorge de
Braga, Sidney da Cruz
format bachelorThesis
author Braga, Sidney da Cruz
author_sort Braga, Sidney da Cruz
title Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
title_short Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
title_full Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
title_fullStr Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
title_full_unstemmed Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado
title_sort musicalização infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° batalhão de infantaria motorizado
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33726
work_keys_str_mv AT bragasidneydacruz musicalizacaoinfantilnoambientemilitarumestudodaspraticasdeensinoeaprendizagemnoprojetodemusicalizacaoinfantildo16batalhaodeinfantariamotorizado
_version_ 1773963649680932864