Musicalização Infantil no ambiente militar: um estudo das práticas de ensino e aprendizagem no projeto de musicalizacão infantil do 16° Batalhão de Infantaria Motorizado

Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicaçã...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Braga, Sidney da Cruz
Outros Autores: Lima, Agostinho Jorge de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33726
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Esse trabalho relata as práticas de ensino na educação infantil dentro de um quartel do exército na cidade de Natal – RN, no ano de 2014, 16° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde acontece um projeto de iniciação musical para crianças, relatando as praticas pedagógicas, aplicação dos métodos ativos da atualidade e contexto de ensino. Trabalho este desenvolvido tendo o publico alvo filhos de militares dessa organização como também filhos de amigos e contribuintes dessa instituição militar, voltada às praticas de ensino da música não de caráter individual e sim coletivo com crianças de idade até doze anos, com apresentações em datas comemorativas, na prática da flauta doce como instrumento de inicialização musical e o canto coletivo. Essa prática trouxe algumas reflexões a respeito de desafios encontrados ao decorrer do projeto, e reflexões quanto a didática e necessidade a pesquisa, buscando resultados positivos tendo a canção o ritmo e o ensino da flauta como base do projeto. Tomamos como base para esse trabalho os conceitos e abordagens quanto aos métodos ativos da educação musical.