A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem

This text aims to point out and understand the concepts of teaching and learning from the teaching practice developed for the piano in the Music Education Degree at the Music School of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN), via the Harmonic Instrument class i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Barros, Sibérius de Lima
Outros Autores: Saldanha, Leonardo Vilaça
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33721
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33721
record_format dspace
spelling ri-123456789-337212021-09-16T13:15:58Z A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem Barros, Sibérius de Lima Saldanha, Leonardo Vilaça Melo, Betânia Maria Franklin de Jennings, Heather Dea Educação musical Ensino - Metodologia Piano Música This text aims to point out and understand the concepts of teaching and learning from the teaching practice developed for the piano in the Music Education Degree at the Music School of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN), via the Harmonic Instrument class in Piano. Besides the study of such concepts, there will be an explanation on how the methodology of collective learning is done within the Harmonic Instrument class in Piano, along with my personal experience in the class, making a practical list of knowledge that has been acquired and the practice of piano performance in the professional context in which I work. The structure of this research will be through the collection and analysis of pedagogical practices used in the exercise of this discipline, as well as the generated results, which characterize it as a qualitative research , although also present quantitative traits. The universe of this research consists of eighteen (18) students and two (02) professors involved in the class in question, and data collection occurred through the application of a questionnaire, with the group of students, and a semistructured interview with teachers. Este trabalho tem como objetivo apontar e compreender as concepções de ensino e aprendizagem acerca da prática didática do Piano desenvolvida no curso de Licenciatura em Música da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN), através da disciplina Prática de Instrumento Harmônico. Além do estudo de tais concepções, será relatado de que forma se dá a metodologia de ensino coletivo dentro da disciplina Prática de Instrumento Harmônico (Piano), juntamente com minha experiência particular, fazendo uma relação prática dos conhecimentos que foram adquiridos e o exercício da performance pianística no contexto profissional, no qual atuo. A estruturação desta pesquisa se dará através do levantamento e análise das práticas pedagógicas utilizadas no exercício desta disciplina, bem como os resultados gerados, o que a caracterizam como uma pesquisa qualitativa, embora, também apresente características quantitativas. O universo desta investigação é formado por 18 (dezoito) alunos e 02 (dois) professores envolvidos com a disciplina em questão. A coleta dos dados se dará através da aplicação de um questionário, com o grupo de alunos, e uma entrevista semiestruturada, com os professores. 2015-08-14T19:31:45Z 2021-09-16T13:15:58Z 2015-08-14T19:31:45Z 2021-09-16T13:15:58Z 2014 bachelorThesis 2010030397 BARROS, Sibérius Lima. A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem. 2014. 72 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33721 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Ensino - Metodologia
Piano
Música
spellingShingle Educação musical
Ensino - Metodologia
Piano
Música
Barros, Sibérius de Lima
A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
description This text aims to point out and understand the concepts of teaching and learning from the teaching practice developed for the piano in the Music Education Degree at the Music School of the Federal University of Rio Grande do Norte (EMUFRN), via the Harmonic Instrument class in Piano. Besides the study of such concepts, there will be an explanation on how the methodology of collective learning is done within the Harmonic Instrument class in Piano, along with my personal experience in the class, making a practical list of knowledge that has been acquired and the practice of piano performance in the professional context in which I work. The structure of this research will be through the collection and analysis of pedagogical practices used in the exercise of this discipline, as well as the generated results, which characterize it as a qualitative research , although also present quantitative traits. The universe of this research consists of eighteen (18) students and two (02) professors involved in the class in question, and data collection occurred through the application of a questionnaire, with the group of students, and a semistructured interview with teachers.
author2 Saldanha, Leonardo Vilaça
author_facet Saldanha, Leonardo Vilaça
Barros, Sibérius de Lima
format bachelorThesis
author Barros, Sibérius de Lima
author_sort Barros, Sibérius de Lima
title A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
title_short A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
title_full A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
title_fullStr A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed A formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
title_sort formação em música no instrumento harmônico (piano): concepções de ensino e aprendizagem
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33721
work_keys_str_mv AT barrossiberiusdelima aformacaoemmusicanoinstrumentoharmonicopianoconcepcoesdeensinoeaprendizagem
AT barrossiberiusdelima formacaoemmusicanoinstrumentoharmonicopianoconcepcoesdeensinoeaprendizagem
_version_ 1773967581413113856