Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança
The monograph work is an experience of music teaching in non-formal environments, aiming to show the musical education as an instrument of mediation for social inclusion. Took up as reference this kind of environment the Centre for Child Support, where musical activ...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33712 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33712 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337122021-09-16T13:15:50Z Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança Salustino, José Joelson da Costa Mendes, Jean Joubert Freitas D'Amore, Ticiano Maciel Souza, Zilmar Rodrigues de Educação musical Organizações não-governamentais Educação não-formal Música The monograph work is an experience of music teaching in non-formal environments, aiming to show the musical education as an instrument of mediation for social inclusion. Took up as reference this kind of environment the Centre for Child Support, where musical activities are offered for children and teenagers in the community of the neighborhood Quintas, Natal / RN. Specifically, it was reported the development process of the lessons of the fanfare band, flute and music theory for a class of heterogeneous children and teenagers. It describes the pedagogical challenges of payment of musical theory and practice, as well as potentiate the music as an instrument for learning mediation. The research was based on studies in Béscia (2002), Campos (2008), Morais (2009), Hikiji (2006), Arroyo (2000) and other authors who contribute to the understanding of non-formal space as a socialization place, social inclusion. The Data were collected through qualitative research, based on experience as a student and teacher in this environment. In conclusion the research found that the non-formal spaces nurture the musical learning, in fact, an instrument integrator student in the social environment. O trabalho monográfico é um relato de experiência do ensino da música em ambientes não formais, objetivando mostrar a educação musical como instrumento de mediação para a inclusão social. Tomou-se como referência deste tipo de ambiente o Centro de Apoio à Criança, onde são oferecidas atividades musicais para crianças e adolescentes da comunidade do bairro das Quintas, Natal/RN. Especificamente, foi relatado o processo de desenvolvimento das aulas da banda de fanfarra, flauta doce e a teoria musical para uma turma heterogênea de crianças e adolescentes. Descreve os desafios pedagógicos de integralização da teoria e a prática musical, bem como potencializar a música como instrumento de mediação para aprendizagem. A pesquisa baseou-se em estudos realizados em Béscia (2002), Campos (2008), Morais (2009), Hikiji (2006), Arroyo (2000) e outros autores, os quais contribuem para a compreensão do espaço não formal como lugar de socialização, inclusão social. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa qualitativa, baseado na experiência enquanto aluno e professor nesse ambiente. Como conclusão da pesquisa viu-se que os espaços não formais oportunizam o aprendizado musical, sendo de fato, um instrumento integrador do aluno no meio social. 2015-08-13T23:45:58Z 2021-09-16T13:15:50Z 2015-08-13T23:45:58Z 2021-09-16T13:15:50Z 2013 bachelorThesis 2009024427 SALUSTINO, José Joelson da Costa. Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança. 2013. 43 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2013. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33712 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação musical Organizações não-governamentais Educação não-formal Música |
spellingShingle |
Educação musical Organizações não-governamentais Educação não-formal Música Salustino, José Joelson da Costa Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
description |
The monograph work is an experience of music teaching in non-formal
environments, aiming to show the musical education as an instrument of mediation
for social inclusion. Took up as reference this kind of environment the Centre for
Child Support, where musical activities are offered for children and teenagers in the
community of the neighborhood Quintas, Natal / RN. Specifically, it was reported the
development process of the lessons of the fanfare band, flute and music theory for a
class of heterogeneous children and teenagers. It describes the pedagogical
challenges of payment of musical theory and practice, as well as potentiate the music
as an instrument for learning mediation. The research was based on studies in
Béscia (2002), Campos (2008), Morais (2009), Hikiji (2006), Arroyo (2000) and other
authors who contribute to the understanding of non-formal space as a socialization
place, social inclusion. The Data were collected through qualitative research, based
on experience as a student and teacher in this environment. In conclusion the
research found that the non-formal spaces nurture the musical learning, in fact, an
instrument integrator student in the social environment. |
author2 |
Mendes, Jean Joubert Freitas |
author_facet |
Mendes, Jean Joubert Freitas Salustino, José Joelson da Costa |
format |
bachelorThesis |
author |
Salustino, José Joelson da Costa |
author_sort |
Salustino, José Joelson da Costa |
title |
Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
title_short |
Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
title_full |
Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
title_fullStr |
Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
title_full_unstemmed |
Educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o Centro de Apoio à Criança |
title_sort |
educação musical nos ambientes não formais: um olhar sob o centro de apoio à criança |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33712 |
work_keys_str_mv |
AT salustinojosejoelsondacosta educacaomusicalnosambientesnaoformaisumolharsobocentrodeapoioacrianca |
_version_ |
1773966965048606720 |