O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso

This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this it conducted a case study...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lima, Genilson da Silva
Outros Autores: Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33703
record_format dspace
spelling ri-123456789-337032021-09-16T13:15:42Z O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso Lima, Genilson da Silva Nascimento, Catarina Aracelle Porto do Abreu, Washington Nogueira de Educação musical Ensino - Legislação Ensino fundamental Música This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this it conducted a case study, in which data collection was done through the application of a questionnaire and how data analysis tool was content analysis (BARDIN, 2011). The theoretical framework is based on three areas: the teaching of arts in Brazil, the Brazilian Educational Law and Music Education. From the perspective of Arts Education in Brazil and bring music education works of the following authors: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (Nascimento, 2015); (SECO; AMARAL, 20-); (PENNA, 2008) and (QUEIROZ, 2012); On the Brazilian Educational Legislation bring BRAZIL (1996, 2005, 2007, 2013). From the answers obtained via questionnaire, some notes based on the historical, social and legislative contexts were exposed for the body of this work. The data point to prospects that music has great importance and has beneficial effects in the school context, having thus a leading role in comprehensive training and human students. Este trabalho apresenta um panorama sobre o ensino de Arte/Música nas escolas de Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN, cujo objetivo geral é compreender a realidade sobre o Ensino de Música nas escolas do Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN. Para isso foi realizado um estudo de caso, na qual a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário e como instrumento de análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórica está baseada em três vertentes: o ensino de Artes no Brasil, a Legislação Educacional Brasileira e a Educação Musical. Na perspectiva do Ensino de Artes no Brasil e da Educação Musical trazemos trabalhos dos seguintes autores: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (NASCIMENTO, 2015); (SECO; AMARAL, 20-?); (PENNA, 2008) e (QUEIROZ, 2012); Sobre a Legislação Educacional Brasileira trazemos BRASIL (1996, 2005, 2007, 2013). A partir das respostas obtidas via questionário, alguns apontamentos com base nos contextos histórico, social e legislativo foram expostos durante o corpo deste trabalho. Os dados apontam para perspectivas que a música possui grande importância e tem seus efeitos benéficos no contexto escolar, possuindo, assim, um papel de protagonismo na formação integral e humana dos alunos. 2015-12-23T12:09:18Z 2021-09-16T13:15:42Z 2015-12-23T12:09:18Z 2021-09-16T13:15:42Z 2015-11-30 bachelorThesis 2013044392 LIMA, Genilson da Silva. O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso. 2015. 52 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical
Ensino - Legislação
Ensino fundamental
Música
spellingShingle Educação musical
Ensino - Legislação
Ensino fundamental
Música
Lima, Genilson da Silva
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
description This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this it conducted a case study, in which data collection was done through the application of a questionnaire and how data analysis tool was content analysis (BARDIN, 2011). The theoretical framework is based on three areas: the teaching of arts in Brazil, the Brazilian Educational Law and Music Education. From the perspective of Arts Education in Brazil and bring music education works of the following authors: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (Nascimento, 2015); (SECO; AMARAL, 20-); (PENNA, 2008) and (QUEIROZ, 2012); On the Brazilian Educational Legislation bring BRAZIL (1996, 2005, 2007, 2013). From the answers obtained via questionnaire, some notes based on the historical, social and legislative contexts were exposed for the body of this work. The data point to prospects that music has great importance and has beneficial effects in the school context, having thus a leading role in comprehensive training and human students.
author2 Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
author_facet Nascimento, Catarina Aracelle Porto do
Lima, Genilson da Silva
format bachelorThesis
author Lima, Genilson da Silva
author_sort Lima, Genilson da Silva
title O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
title_short O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
title_full O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
title_fullStr O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
title_sort o ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental ii da cidade de pedro velho/rn: um estudo de caso
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703
work_keys_str_mv AT limagenilsondasilva oensinodemusicanasescolaspublicasdeensinofundamentaliidacidadedepedrovelhornumestudodecaso
_version_ 1773958837550710784