O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso
This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this it conducted a case study...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33703 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-337032021-09-16T13:15:42Z O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso Lima, Genilson da Silva Nascimento, Catarina Aracelle Porto do Abreu, Washington Nogueira de Educação musical Ensino - Legislação Ensino fundamental Música This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this it conducted a case study, in which data collection was done through the application of a questionnaire and how data analysis tool was content analysis (BARDIN, 2011). The theoretical framework is based on three areas: the teaching of arts in Brazil, the Brazilian Educational Law and Music Education. From the perspective of Arts Education in Brazil and bring music education works of the following authors: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (Nascimento, 2015); (SECO; AMARAL, 20-); (PENNA, 2008) and (QUEIROZ, 2012); On the Brazilian Educational Legislation bring BRAZIL (1996, 2005, 2007, 2013). From the answers obtained via questionnaire, some notes based on the historical, social and legislative contexts were exposed for the body of this work. The data point to prospects that music has great importance and has beneficial effects in the school context, having thus a leading role in comprehensive training and human students. Este trabalho apresenta um panorama sobre o ensino de Arte/Música nas escolas de Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN, cujo objetivo geral é compreender a realidade sobre o Ensino de Música nas escolas do Ensino Fundamental II na cidade de Pedro Velho/RN. Para isso foi realizado um estudo de caso, na qual a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de um questionário e como instrumento de análise dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). A fundamentação teórica está baseada em três vertentes: o ensino de Artes no Brasil, a Legislação Educacional Brasileira e a Educação Musical. Na perspectiva do Ensino de Artes no Brasil e da Educação Musical trazemos trabalhos dos seguintes autores: (BACARIN; NOMA, 2005); (BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN, 2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (NASCIMENTO, 2015); (SECO; AMARAL, 20-?); (PENNA, 2008) e (QUEIROZ, 2012); Sobre a Legislação Educacional Brasileira trazemos BRASIL (1996, 2005, 2007, 2013). A partir das respostas obtidas via questionário, alguns apontamentos com base nos contextos histórico, social e legislativo foram expostos durante o corpo deste trabalho. Os dados apontam para perspectivas que a música possui grande importância e tem seus efeitos benéficos no contexto escolar, possuindo, assim, um papel de protagonismo na formação integral e humana dos alunos. 2015-12-23T12:09:18Z 2021-09-16T13:15:42Z 2015-12-23T12:09:18Z 2021-09-16T13:15:42Z 2015-11-30 bachelorThesis 2013044392 LIMA, Genilson da Silva. O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso. 2015. 52 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703 pt_BR openAccess application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação musical Ensino - Legislação Ensino fundamental Música |
spellingShingle |
Educação musical Ensino - Legislação Ensino fundamental Música Lima, Genilson da Silva O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
description |
This paper presents an overview of teaching Art / Music in Elementary II Education
schools in the city of Pedro Velho / RN, whose overall goal is to understand the reality on the
Music Education in schools of Elementary School II in the city of Pedro Velho / RN. For this
it conducted a case study, in which data collection was done through the application of a
questionnaire and how data analysis tool was content analysis (BARDIN, 2011). The
theoretical framework is based on three areas: the teaching of arts in Brazil, the Brazilian
Educational Law and Music Education. From the perspective of Arts Education in Brazil and
bring music education works of the following authors: (BACARIN; NOMA, 2005);
(BARBOSA, 2012); (DELFONTE, 2010); (FUSARI; FERRAZ, 1993); (WITTMANN,
2008); (MARCIEL; NETO, 2006); (Nascimento, 2015); (SECO; AMARAL, 20-); (PENNA,
2008) and (QUEIROZ, 2012); On the Brazilian Educational Legislation bring BRAZIL (1996,
2005, 2007, 2013). From the answers obtained via questionnaire, some notes based on the
historical, social and legislative contexts were exposed for the body of this work. The data
point to prospects that music has great importance and has beneficial effects in the school
context, having thus a leading role in comprehensive training and human students. |
author2 |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do |
author_facet |
Nascimento, Catarina Aracelle Porto do Lima, Genilson da Silva |
format |
bachelorThesis |
author |
Lima, Genilson da Silva |
author_sort |
Lima, Genilson da Silva |
title |
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
title_short |
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
title_full |
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
title_fullStr |
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental II da cidade de Pedro Velho/RN: um estudo de caso |
title_sort |
o ensino de música nas escolas públicas de ensino fundamental ii da cidade de pedro velho/rn: um estudo de caso |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33703 |
work_keys_str_mv |
AT limagenilsondasilva oensinodemusicanasescolaspublicasdeensinofundamentaliidacidadedepedrovelhornumestudodecaso |
_version_ |
1773958837550710784 |