Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.

This research aimed to investigate the work developed in the São Tomé Philharmonic, seeking to highlight the teaching methodology used in the preparation of students and musicians of the band, besides investigating whether the methodology in use contributed to the development of its members. The cho...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Luiza Maria de
Outros Autores: Farias, Ranilson Bezerra de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33700
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33700
record_format dspace
spelling ri-123456789-337002021-09-16T13:15:39Z Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi. Oliveira, Luiza Maria de Farias, Ranilson Bezerra de Cunha. Germanna França da Cunha, Germanna França da Silva, Gilvando Pereira da Aprendizagem Musical Banda de Música Filarmônica São Tomé This research aimed to investigate the work developed in the São Tomé Philharmonic, seeking to highlight the teaching methodology used in the preparation of students and musicians of the band, besides investigating whether the methodology in use contributed to the development of its members. The choice of the object of this study was due to the proximity of the researcher to the group in question, since she participates in it from the beginning of her musical studies to the present day when she performs the function of conductor. The methodological procedures used, correspond to the qualitative approach and to the case study, and as tools to perform data collection were used semi-structured interviews, questionnaires, participant observation, in addition to research records in photos, audio recordings and social media posts. The results obtained revealed that the interactions constructed in the activities developed by the group enabled the development both musical and interpersonal among all involved. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o trabalho desenvolvido na Filarmônica São Tomé, buscando evidenciar a metodologia de ensino aprendizagem utilizada na preparação dos alunos e músicos da banda além de investigar se a metodologia em uso contribuiu para o desenvolvimento dos seus integrantes. A escolha do objeto desse estudo deu-se pela proximidade da pesquisadora com o grupo em questão, uma vez que participa do mesmo desde o início de seus estudos musicais até os dias atuais quando exerce a função de maestrina. Os procedimentos metodológicos empregados, correspondem à abordagem qualitativa e ao estudo de caso, e como ferramentas para realizar a coleta de dados foram utilizados entrevistas semiestruturadas, questionários, observação participante, além de pesquisa bibliográfica, registros em fotos, gravações de áudio e postagens em redes sociais. Os resultados obtidos revelaram que as interações construídas nas atividades desenvolvidas pelo grupo possibilitaram o desenvolvimento tanto musical quanto interpessoal entre todos os envolvidos. 2019-06-28T15:27:09Z 2021-09-16T13:15:39Z 2019-06-28T15:27:09Z 2021-09-16T13:15:39Z 2019-06-12 bachelorThesis 20160105009 OLIVEIRA, Luiza Maria de. Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação - Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33700 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Aprendizagem Musical
Banda de Música
Filarmônica São Tomé
spellingShingle Aprendizagem Musical
Banda de Música
Filarmônica São Tomé
Oliveira, Luiza Maria de
Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
description This research aimed to investigate the work developed in the São Tomé Philharmonic, seeking to highlight the teaching methodology used in the preparation of students and musicians of the band, besides investigating whether the methodology in use contributed to the development of its members. The choice of the object of this study was due to the proximity of the researcher to the group in question, since she participates in it from the beginning of her musical studies to the present day when she performs the function of conductor. The methodological procedures used, correspond to the qualitative approach and to the case study, and as tools to perform data collection were used semi-structured interviews, questionnaires, participant observation, in addition to research records in photos, audio recordings and social media posts. The results obtained revealed that the interactions constructed in the activities developed by the group enabled the development both musical and interpersonal among all involved.
author2 Farias, Ranilson Bezerra de
author_facet Farias, Ranilson Bezerra de
Oliveira, Luiza Maria de
format bachelorThesis
author Oliveira, Luiza Maria de
author_sort Oliveira, Luiza Maria de
title Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
title_short Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
title_full Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
title_fullStr Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
title_full_unstemmed Metodologia de ensino aprendizagem na Filarmônica São Tomé: uma experiência positiva na região do Potengi.
title_sort metodologia de ensino aprendizagem na filarmônica são tomé: uma experiência positiva na região do potengi.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2019
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33700
work_keys_str_mv AT oliveiraluizamariade metodologiadeensinoaprendizagemnafilarmonicasaotomeumaexperienciapositivanaregiaodopotengi
_version_ 1773963996566650880