Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN

This paper is a report of an analysis of a teaching and collective learning experience around the accordion, which was developed in an Extension Course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN in Natal – RN, in this analysis, access to practical and theoretical musical knowledge by wa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Paiva, Cláudio Nóbrega de
Outros Autores: Souza, Eugênio Lima de
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33699
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33699
record_format dspace
spelling ri-123456789-336992021-09-16T13:15:37Z Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN Paiva, Cláudio Nóbrega de Souza, Eugênio Lima de Gomes Filho, Tarcísio Melo, Betânia Maria Franklin de Música - Instrução e estudo Ensino - Metodologia Música This paper is a report of an analysis of a teaching and collective learning experience around the accordion, which was developed in an Extension Course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN in Natal – RN, in this analysis, access to practical and theoretical musical knowledge by way of the accordion was addressed. The report takes intro account the prior knowledge that students bring with them, so that this could be used as a bridge to the assimilation of new knowledge. Bibliographical research, systematic exploration of the accordion and its techniques were the unifying methodological principles essential to our experience report. Another issue addressed in this work was the rescue of the traditional repertoire of the northeastern popular culture, they were slowly being forgotten due to the current interests of the national phonograph market with this teaching and learning the accordion were highlighted in the academic realm, thus helping to fill this gap in the field of Music Education. O presente trabalho relata uma análise sobre uma experiência de ensino e aprendizagem coletivos de acordeon que foi desenvolvida em um curso de extensão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, na cidade do Natal – RN, nesse curso foi abordado o conhecimento prático e teórico musical por meio do acordeon, levando em consideração o conhecimento prévio que os alunos traziam consigo, de forma que eles pudessem ser utilizados como ponte para a assimilação dos novos conhecimentos. Os princípios metodológicos centralizaram-se na pesquisa bibliográfica, na exploração sistemática do acordeon e suas técnicas, que foram essenciais para este relato de experiência. Outro ponto abordado neste trabalho foi o resgate do repertório tradicional da cultura popular nordestina, que estavam sendo aos poucos esquecido devido aos interesses atuais do mercado fonográfico nacional, com isso o ensino e aprendizagem do acordeon foram destaque no âmbito acadêmico, ajudando, assim, a suprir essa carência na área de Educação Musical. 2015-09-25T00:34:51Z 2021-09-16T13:15:37Z 2015-09-25T00:34:51Z 2021-09-16T13:15:37Z 2014 bachelorThesis 2010030079 PAIVA, Cláudio Nóbrega de. Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN. 2014. 53 f. Monografia (graduação) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2014. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33699 pt_BR application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Licenciatura em Música
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Música - Instrução e estudo
Ensino - Metodologia
Música
spellingShingle Música - Instrução e estudo
Ensino - Metodologia
Música
Paiva, Cláudio Nóbrega de
Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
description This paper is a report of an analysis of a teaching and collective learning experience around the accordion, which was developed in an Extension Course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN in Natal – RN, in this analysis, access to practical and theoretical musical knowledge by way of the accordion was addressed. The report takes intro account the prior knowledge that students bring with them, so that this could be used as a bridge to the assimilation of new knowledge. Bibliographical research, systematic exploration of the accordion and its techniques were the unifying methodological principles essential to our experience report. Another issue addressed in this work was the rescue of the traditional repertoire of the northeastern popular culture, they were slowly being forgotten due to the current interests of the national phonograph market with this teaching and learning the accordion were highlighted in the academic realm, thus helping to fill this gap in the field of Music Education.
author2 Souza, Eugênio Lima de
author_facet Souza, Eugênio Lima de
Paiva, Cláudio Nóbrega de
format bachelorThesis
author Paiva, Cláudio Nóbrega de
author_sort Paiva, Cláudio Nóbrega de
title Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
title_short Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
title_full Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
title_fullStr Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
title_full_unstemmed Uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da UFRN
title_sort uma experiência de ensino do acordeon na escola de música da ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2015
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33699
work_keys_str_mv AT paivaclaudionobregade umaexperienciadeensinodoacordeonnaescolademusicadaufrn
_version_ 1773959741946462208