Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro

Objetivos: revisar na literatura nacional e internacional estudos que apontem a importância do uso de metodologias ativas para a integração e absorção dos saberes necessários ao enfermeiro, visando a valorização da autonomia na busca de conhecimento e relacionando o docente como instrumento de auxíl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ruas, Matheus de Andrade, Gaeta, Mirian de Oliveira Neves, Menegocio, Alexandro Marcos, Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva, Sena, Rômulo Mágnus de Castro, Jacob, Lia Maristela da Silva
Formato: conferenceProceeding
Idioma:pt_BR
Publicado em: Coren
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33669
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33669
record_format dspace
spelling ri-123456789-336692022-04-12T17:48:49Z Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro Autonomy in the pursuit of knowledge: the use of active methodologies for the construction of nursing in the future Ruas, Matheus de Andrade Gaeta, Mirian de Oliveira Neves Menegocio, Alexandro Marcos Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva Sena, Rômulo Mágnus de Castro Jacob, Lia Maristela da Silva Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em problemas Enfermagem Ensino Education, Nursing Problem-Based Learning Nursing Teaching Objetivos: revisar na literatura nacional e internacional estudos que apontem a importância do uso de metodologias ativas para a integração e absorção dos saberes necessários ao enfermeiro, visando a valorização da autonomia na busca de conhecimento e relacionando o docente como instrumento de auxílio na formação profissional. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa realizada nos meses de fevereiro e março de 2019. A pergunta norteadora foi: Qual a percepção dos discentes e docentes de enfermagem sobre o uso de metodologias ativas de ensino para a construção da enfermagem do futuro? A busca de artigos efetuou-se nas bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e na Literatura Latino americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após a conclusão de todas as etapas da revisão integrativa foram encontrados 19 artigos que respondiam à questão norteadora. Durante a revisão bibliográfica encontramos estudos divididos nos seguintes eixos: relatos e experiências dos docentes, reflexões sobre as perspectivas atuais de ensino, autonomia do graduando na construção do conhecimento, teorias de aprendizagem significativa e metodologia ativa de ensono na formação do enfermeiro. Ambos os estudos contextualizados com as técnicas inovadoras de ensino dinâmico, voltado a construção do saber profissional através do uso de metodologias lúdicas e práticas que compõe o núcleo de atuação central da prática de ensino ativo. Resultados: constatamos que os discentes compreendem e colaboram com a nova tendência que valoriza a possibilidade de construção guiada do seu conhecimento, porém ao analisarmos o campo que envolve a maturidade e assimilação da responsabilidade individual para a construção dos saberes profissionais, identificamos que parte dos discentes ainda se inserem no comodismo, compreendendo que o maior responsável pela formação do seu conhecimento deve ser o docente, assim como alguns docentes ainda não conseguem em suma deixar que os discentes assumam as rédeas de sua formação profissional. Para que a metodologia ativa seja um método de ensino benéfico, é necessário que os docentes e discentes acreditem em seu potencial pedagógico para a construção do conhecimento. Conclusão: a metodologia ativa vem para romper com os modelos tradicionais de educação e ensino, proporcionando aos discentes o papel de formação de opinião e livre escolha para a projeção de qual perfil profissional apresentarão ao mercado do trabalho 2021-09-15T19:16:24Z 2021-09-15T19:16:24Z 2019 conferenceProceeding RUAS, Matheus de Andrade et al. Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro. In: CONGRESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM, 2., 2019, São Paulo. Anais […]. São Paulo: Coren, 2019 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33669 pt_BR application/pdf Coren
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em problemas
Enfermagem
Ensino
Education, Nursing
Problem-Based Learning
Nursing
Teaching
spellingShingle Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em problemas
Enfermagem
Ensino
Education, Nursing
Problem-Based Learning
Nursing
Teaching
Ruas, Matheus de Andrade
Gaeta, Mirian de Oliveira Neves
Menegocio, Alexandro Marcos
Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva
Sena, Rômulo Mágnus de Castro
Jacob, Lia Maristela da Silva
Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
description Objetivos: revisar na literatura nacional e internacional estudos que apontem a importância do uso de metodologias ativas para a integração e absorção dos saberes necessários ao enfermeiro, visando a valorização da autonomia na busca de conhecimento e relacionando o docente como instrumento de auxílio na formação profissional. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa realizada nos meses de fevereiro e março de 2019. A pergunta norteadora foi: Qual a percepção dos discentes e docentes de enfermagem sobre o uso de metodologias ativas de ensino para a construção da enfermagem do futuro? A busca de artigos efetuou-se nas bases de dados eletrônicas Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME) e na Literatura Latino americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Após a conclusão de todas as etapas da revisão integrativa foram encontrados 19 artigos que respondiam à questão norteadora. Durante a revisão bibliográfica encontramos estudos divididos nos seguintes eixos: relatos e experiências dos docentes, reflexões sobre as perspectivas atuais de ensino, autonomia do graduando na construção do conhecimento, teorias de aprendizagem significativa e metodologia ativa de ensono na formação do enfermeiro. Ambos os estudos contextualizados com as técnicas inovadoras de ensino dinâmico, voltado a construção do saber profissional através do uso de metodologias lúdicas e práticas que compõe o núcleo de atuação central da prática de ensino ativo. Resultados: constatamos que os discentes compreendem e colaboram com a nova tendência que valoriza a possibilidade de construção guiada do seu conhecimento, porém ao analisarmos o campo que envolve a maturidade e assimilação da responsabilidade individual para a construção dos saberes profissionais, identificamos que parte dos discentes ainda se inserem no comodismo, compreendendo que o maior responsável pela formação do seu conhecimento deve ser o docente, assim como alguns docentes ainda não conseguem em suma deixar que os discentes assumam as rédeas de sua formação profissional. Para que a metodologia ativa seja um método de ensino benéfico, é necessário que os docentes e discentes acreditem em seu potencial pedagógico para a construção do conhecimento. Conclusão: a metodologia ativa vem para romper com os modelos tradicionais de educação e ensino, proporcionando aos discentes o papel de formação de opinião e livre escolha para a projeção de qual perfil profissional apresentarão ao mercado do trabalho
format conferenceProceeding
author Ruas, Matheus de Andrade
Gaeta, Mirian de Oliveira Neves
Menegocio, Alexandro Marcos
Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva
Sena, Rômulo Mágnus de Castro
Jacob, Lia Maristela da Silva
author_facet Ruas, Matheus de Andrade
Gaeta, Mirian de Oliveira Neves
Menegocio, Alexandro Marcos
Barroca, Cândida Acácia Alameda Silva
Sena, Rômulo Mágnus de Castro
Jacob, Lia Maristela da Silva
author_sort Ruas, Matheus de Andrade
title Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
title_short Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
title_full Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
title_fullStr Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
title_full_unstemmed Autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
title_sort autonomia na busca do conhecimento: o uso de metodologias ativas para a construção da enfermagem do futuro
publisher Coren
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33669
work_keys_str_mv AT ruasmatheusdeandrade autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT gaetamiriandeoliveiraneves autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT menegocioalexandromarcos autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT barrocacandidaacaciaalamedasilva autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT senaromulomagnusdecastro autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT jacobliamaristeladasilva autonomianabuscadoconhecimentoousodemetodologiasativasparaaconstrucaodaenfermagemdofuturo
AT ruasmatheusdeandrade autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
AT gaetamiriandeoliveiraneves autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
AT menegocioalexandromarcos autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
AT barrocacandidaacaciaalamedasilva autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
AT senaromulomagnusdecastro autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
AT jacobliamaristeladasilva autonomyinthepursuitofknowledgetheuseofactivemethodologiesfortheconstructionofnursinginthefuture
_version_ 1773959401355345920