A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three y...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | bachelorThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33288 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação musical infantil Educação infantil Ensino-aprendizagem Ensino personalizado Educação Musical em Contexto de Pandemia Children's Music Education |
spellingShingle |
Educação musical infantil Educação infantil Ensino-aprendizagem Ensino personalizado Educação Musical em Contexto de Pandemia Children's Music Education Martins, Philipe Diêgo Félix A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
description |
This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music
Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with
an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three years old. For a better understanding and theoretical basis, a brief summary on early childhood education, early childhood music education and remote learning was presented in order to set the context in which the work was developed, as well as some considerations about the concept of Teaching-Learning Method in education and the importance of musical education for children, pointing out reflections and studies by authors of education, such as: Freire, Fonterrada, Carvalho, Gomes, Brito, Kubo and Botomé, as well as the documents that conduct basic education and early childhood education in the country. To describe the context of the classes and the “Primeiras Notas musicalização infantile” course, a presentation was made on the organization and functioning of the course, as well as relevant data on the clientele and context of the classes taught. During the report, points that are part of the Teaching-Learning Process in the childhood education were highlighted, such as: contextualized teaching, playful learning activity, the importance of routine for children, body language, analysis and reflection on teaching and learning. These points do not always indicate benefits and resolutions, going towards the objective of the report, generating reflection and problematizing aspects involved in the process, emphasizing the context in which the classes within the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course were developed. Finally, some considerations were made about the work. |
author2 |
Xavier, Juliano Antonio Ferreira |
author_facet |
Xavier, Juliano Antonio Ferreira Martins, Philipe Diêgo Félix |
format |
bachelorThesis |
author |
Martins, Philipe Diêgo Félix |
author_sort |
Martins, Philipe Diêgo Félix |
title |
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
title_short |
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
title_full |
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
title_fullStr |
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
title_full_unstemmed |
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
title_sort |
educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288 |
work_keys_str_mv |
AT martinsphilipediegofelix aeducacaomusicalinfantilemcontextodepandemianocursodeextensaoprimeirasnotasmusicalizacaoinfantilumrelatodeexperiencia AT martinsphilipediegofelix educacaomusicalinfantilemcontextodepandemianocursodeextensaoprimeirasnotasmusicalizacaoinfantilumrelatodeexperiencia |
_version_ |
1773962815221006336 |
spelling |
ri-123456789-332882021-10-20T14:04:04Z A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência Martins, Philipe Diêgo Félix Xavier, Juliano Antonio Ferreira http://lattes.cnpq.br/6321785891332882 Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 D' Amore, Ticiano Maciel Educação musical infantil Educação infantil Ensino-aprendizagem Ensino personalizado Educação Musical em Contexto de Pandemia Children's Music Education This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three years old. For a better understanding and theoretical basis, a brief summary on early childhood education, early childhood music education and remote learning was presented in order to set the context in which the work was developed, as well as some considerations about the concept of Teaching-Learning Method in education and the importance of musical education for children, pointing out reflections and studies by authors of education, such as: Freire, Fonterrada, Carvalho, Gomes, Brito, Kubo and Botomé, as well as the documents that conduct basic education and early childhood education in the country. To describe the context of the classes and the “Primeiras Notas musicalização infantile” course, a presentation was made on the organization and functioning of the course, as well as relevant data on the clientele and context of the classes taught. During the report, points that are part of the Teaching-Learning Process in the childhood education were highlighted, such as: contextualized teaching, playful learning activity, the importance of routine for children, body language, analysis and reflection on teaching and learning. These points do not always indicate benefits and resolutions, going towards the objective of the report, generating reflection and problematizing aspects involved in the process, emphasizing the context in which the classes within the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course were developed. Finally, some considerations were made about the work. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação musical infantil no curso de extensão “Primeiras notas - musicalização infantil”, tratando-se de um relato de experiência sobre aulas ministradas no curso de extensão em um contexto de pandemia, com crianças de um a três anos de idade. Para uma melhor compreensão e embasamento teórico foi apresentado um breve resumo sobre educação infantil, educação musical infantil e sobre ensino remoto, com o intuito de ambientar o contexto no qual o trabalho foi desenvolvido. Assim como também foram pinceladas algumas considerações sobre o conceito de ensino aprendizagem na educação e a importância da educação musical para crianças, apontando reflexões e estudos de autores da educação, como Freire (1987), Fonterrada (2005), Carvalho (2005), Gomes (2009), Brito (2010), Kubo e Botomé (2001), assim como os documentos que regem a educação básica e a educação infantil no país. Para retratar o contexto das aulas e do curso Primeiras Notas, foi realizada uma apresentação sobre organização e funcionamento do curso, bem como dados pertinentes a clientela e contexto das aulas realizadas. Durante o relato foram evidenciados pontos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem na educação infantil, tais como contextualização do ensino, atividades lúdicas, a importância da rotina para criança, a linguagem corporal, análise e reflexão acerca do ensino e da aprendizagem. Os pontos evidenciados nem sempre indicam benefícios e resoluções, indo em direção ao objetivo do relato, gerar reflexão e problematizar aspectos envolvidos no processo, enfatizando o contexto no qual foram desenvolvidas as aulas dentro do curso de extensão Primeiras Notas. Por último foram feitas algumas considerações acerca do trabalho. 2021-09-06T23:34:29Z 2021-09-06T23:34:29Z 2021-09-30 bachelorThesis MARTINS, Philipe Diêgo Félix. A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão “Primeiras notas - musicalização infantil”: um relato de experiência. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Música Licenciatura Plena Escola de Música |