A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência

This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three y...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Martins, Philipe Diêgo Félix
Outros Autores: Xavier, Juliano Antonio Ferreira
Formato: bachelorThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33288
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação musical infantil
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Ensino personalizado
Educação Musical em Contexto de Pandemia
Children's Music Education
spellingShingle Educação musical infantil
Educação infantil
Ensino-aprendizagem
Ensino personalizado
Educação Musical em Contexto de Pandemia
Children's Music Education
Martins, Philipe Diêgo Félix
A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
description This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three years old. For a better understanding and theoretical basis, a brief summary on early childhood education, early childhood music education and remote learning was presented in order to set the context in which the work was developed, as well as some considerations about the concept of Teaching-Learning Method in education and the importance of musical education for children, pointing out reflections and studies by authors of education, such as: Freire, Fonterrada, Carvalho, Gomes, Brito, Kubo and Botomé, as well as the documents that conduct basic education and early childhood education in the country. To describe the context of the classes and the “Primeiras Notas musicalização infantile” course, a presentation was made on the organization and functioning of the course, as well as relevant data on the clientele and context of the classes taught. During the report, points that are part of the Teaching-Learning Process in the childhood education were highlighted, such as: contextualized teaching, playful learning activity, the importance of routine for children, body language, analysis and reflection on teaching and learning. These points do not always indicate benefits and resolutions, going towards the objective of the report, generating reflection and problematizing aspects involved in the process, emphasizing the context in which the classes within the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course were developed. Finally, some considerations were made about the work.
author2 Xavier, Juliano Antonio Ferreira
author_facet Xavier, Juliano Antonio Ferreira
Martins, Philipe Diêgo Félix
format bachelorThesis
author Martins, Philipe Diêgo Félix
author_sort Martins, Philipe Diêgo Félix
title A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
title_short A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
title_full A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
title_fullStr A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
title_full_unstemmed A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
title_sort educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288
work_keys_str_mv AT martinsphilipediegofelix aeducacaomusicalinfantilemcontextodepandemianocursodeextensaoprimeirasnotasmusicalizacaoinfantilumrelatodeexperiencia
AT martinsphilipediegofelix educacaomusicalinfantilemcontextodepandemianocursodeextensaoprimeirasnotasmusicalizacaoinfantilumrelatodeexperiencia
_version_ 1773962815221006336
spelling ri-123456789-332882021-10-20T14:04:04Z A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão "Primeiras notas - musicalização infantil": um relato de experiência Martins, Philipe Diêgo Félix Xavier, Juliano Antonio Ferreira http://lattes.cnpq.br/6321785891332882 Gomes, Carolina Chaves http://lattes.cnpq.br/1716956463155805 D' Amore, Ticiano Maciel Educação musical infantil Educação infantil Ensino-aprendizagem Ensino personalizado Educação Musical em Contexto de Pandemia Children's Music Education This work aims to reflect on the Teaching and Learning Process in Children's Music Education in the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course, dealing with an experience report on classes taught in the extension course, in times of pandemic, with children from one to three years old. For a better understanding and theoretical basis, a brief summary on early childhood education, early childhood music education and remote learning was presented in order to set the context in which the work was developed, as well as some considerations about the concept of Teaching-Learning Method in education and the importance of musical education for children, pointing out reflections and studies by authors of education, such as: Freire, Fonterrada, Carvalho, Gomes, Brito, Kubo and Botomé, as well as the documents that conduct basic education and early childhood education in the country. To describe the context of the classes and the “Primeiras Notas musicalização infantile” course, a presentation was made on the organization and functioning of the course, as well as relevant data on the clientele and context of the classes taught. During the report, points that are part of the Teaching-Learning Process in the childhood education were highlighted, such as: contextualized teaching, playful learning activity, the importance of routine for children, body language, analysis and reflection on teaching and learning. These points do not always indicate benefits and resolutions, going towards the objective of the report, generating reflection and problematizing aspects involved in the process, emphasizing the context in which the classes within the “Primeiras notas - musicalização infantil” extension course were developed. Finally, some considerations were made about the work. O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na educação musical infantil no curso de extensão “Primeiras notas - musicalização infantil”, tratando-se de um relato de experiência sobre aulas ministradas no curso de extensão em um contexto de pandemia, com crianças de um a três anos de idade. Para uma melhor compreensão e embasamento teórico foi apresentado um breve resumo sobre educação infantil, educação musical infantil e sobre ensino remoto, com o intuito de ambientar o contexto no qual o trabalho foi desenvolvido. Assim como também foram pinceladas algumas considerações sobre o conceito de ensino aprendizagem na educação e a importância da educação musical para crianças, apontando reflexões e estudos de autores da educação, como Freire (1987), Fonterrada (2005), Carvalho (2005), Gomes (2009), Brito (2010), Kubo e Botomé (2001), assim como os documentos que regem a educação básica e a educação infantil no país. Para retratar o contexto das aulas e do curso Primeiras Notas, foi realizada uma apresentação sobre organização e funcionamento do curso, bem como dados pertinentes a clientela e contexto das aulas realizadas. Durante o relato foram evidenciados pontos que fazem parte do processo de ensino aprendizagem na educação infantil, tais como contextualização do ensino, atividades lúdicas, a importância da rotina para criança, a linguagem corporal, análise e reflexão acerca do ensino e da aprendizagem. Os pontos evidenciados nem sempre indicam benefícios e resoluções, indo em direção ao objetivo do relato, gerar reflexão e problematizar aspectos envolvidos no processo, enfatizando o contexto no qual foram desenvolvidas as aulas dentro do curso de extensão Primeiras Notas. Por último foram feitas algumas considerações acerca do trabalho. 2021-09-06T23:34:29Z 2021-09-06T23:34:29Z 2021-09-30 bachelorThesis MARTINS, Philipe Diêgo Félix. A educação musical infantil em contexto de pandemia no curso de extensão “Primeiras notas - musicalização infantil”: um relato de experiência. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33288 pt_BR Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN Música Licenciatura Plena Escola de Música