Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino

This document results from research whose objective was to analyze the foundations and methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school grades. To attain ou...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-33236
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Lazare Carnot
Geometria de posição
Saberes a ensinar saberes para ensinar
História e Epistemologia da Matemática
spellingShingle Lazare Carnot
Geometria de posição
Saberes a ensinar saberes para ensinar
História e Epistemologia da Matemática
Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
description This document results from research whose objective was to analyze the foundations and methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school grades. To attain our objective, we used contributions of the theoretical concepts, Saberes a ensinar e Saberes para ensinar (knowledge for teaching, knowledge to teach). Through our reinterpretation of these concepts, we identified emergent concepts and methods and epistemic approaches in Carnot’s writing about geometry as well as possible historical contributions and consequences for the teaching of geometric constructions nowadays in late elementary and early secondary grades. Therefore, in our investigation, we selected thematically from among four of Lazare Carnot’s publications, written between 1800-1806, with the tools of documentary research directed to historical-epistemological analysis, supported by content analysis. Thus, by analytically interpreting the problems described in his geometry, we were able to indicate potentialities for a didactical and wholistic approach, from geometric constructions connected to generalizations, representative models in solving problems, and expressions of correlation between figures. As such, it is possible to elaborate an educational approach that combines the history of geometry, geometric concepts, and information and communication technologies.
author2 Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
format doctoralThesis
author Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
author_sort Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva
title Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
title_short Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
title_full Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
title_fullStr Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
title_full_unstemmed Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
title_sort uma análise epistemológica dos trabalhos de lazare carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236
work_keys_str_mv AT goncalvesfranciscodjnnathandasilva umaanaliseepistemologicadostrabalhosdelazarecarnotsobregeometriadeesuaspotencialidadesparaoensino
_version_ 1773962625323892736
spelling ri-123456789-332362021-08-23T19:20:16Z Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva Mendes, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4349221885144328 http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 Powell, Arthur Belford http://lattes.cnpq.br/3998471745530201 Pereira, Ana Carolina Costa http://lattes.cnpq.br/1062497580478584 Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 Lazare Carnot Geometria de posição Saberes a ensinar saberes para ensinar História e Epistemologia da Matemática This document results from research whose objective was to analyze the foundations and methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school grades. To attain our objective, we used contributions of the theoretical concepts, Saberes a ensinar e Saberes para ensinar (knowledge for teaching, knowledge to teach). Through our reinterpretation of these concepts, we identified emergent concepts and methods and epistemic approaches in Carnot’s writing about geometry as well as possible historical contributions and consequences for the teaching of geometric constructions nowadays in late elementary and early secondary grades. Therefore, in our investigation, we selected thematically from among four of Lazare Carnot’s publications, written between 1800-1806, with the tools of documentary research directed to historical-epistemological analysis, supported by content analysis. Thus, by analytically interpreting the problems described in his geometry, we were able to indicate potentialities for a didactical and wholistic approach, from geometric constructions connected to generalizations, representative models in solving problems, and expressions of correlation between figures. As such, it is possible to elaborate an educational approach that combines the history of geometry, geometric concepts, and information and communication technologies. Este texto é resultante de uma pesquisa que objetivou analisar os fundamentos e os métodos que foram estabelecidos por Lazare Carnot em suas obras sobre geometria, com a intenção de identificar suas potencialidades didáticas para uma abordagem conceitual da geometria nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio. Para alcançar as metas planejadas tomamos o aporte teórico relacionado aos conceitos de Saberes a ensinar e Saberes para ensinar, a partir de nossa reinterpretação de modo a identificar conceitos, métodos e abordagens epistêmicas emergentes da escrita de Carnot sobre geometria, bem como possíveis contribuições históricas e os desdobramentos para uso no ensino de matemática da atualidade sobre as construções geométricas na Educação Básica. Para tanto, fizemos um recorte temático na investigação, no âmbito de quatro publicações de Lazare Carnot, escritos entre 1800 e 1806, com o aparato da pesquisa documental, dos aspectos, direcionados à análise histórico-epistemológica, apoiada na análise de conteúdo. Dessa forma, a partir de uma interpretação analítica dos problemas descritos na referida geometria foi possível apontar potencialidades para uma abordagem didática integrada, desde as construções geométricas conectadas aos aspectos de generalização, modelos representativos na resolução de problemas e expressões de correlação entre figuras. E assim, pode-se oportunizar uma abordagem de ensino com possibilidade de diálogo entre história da geometria, conceitos geométricos e tecnologias da informação e comunicação. 2021-08-23T19:19:20Z 2021-08-23T19:19:20Z 2021-06-16 doctoralThesis GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino. 2021. 224f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA