Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino
This document results from research whose objective was to analyze the foundations and methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school grades. To attain ou...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-33236 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Lazare Carnot Geometria de posição Saberes a ensinar saberes para ensinar História e Epistemologia da Matemática |
spellingShingle |
Lazare Carnot Geometria de posição Saberes a ensinar saberes para ensinar História e Epistemologia da Matemática Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
description |
This document results from research whose objective was to analyze the foundations and
methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic
possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school
grades. To attain our objective, we used contributions of the theoretical concepts, Saberes a
ensinar e Saberes para ensinar (knowledge for teaching, knowledge to teach). Through our
reinterpretation of these concepts, we identified emergent concepts and methods and epistemic
approaches in Carnot’s writing about geometry as well as possible historical contributions and
consequences for the teaching of geometric constructions nowadays in late elementary and early
secondary grades. Therefore, in our investigation, we selected thematically from among four of
Lazare Carnot’s publications, written between 1800-1806, with the tools of documentary
research directed to historical-epistemological analysis, supported by content analysis. Thus,
by analytically interpreting the problems described in his geometry, we were able to indicate
potentialities for a didactical and wholistic approach, from geometric constructions connected
to generalizations, representative models in solving problems, and expressions of correlation
between figures. As such, it is possible to elaborate an educational approach that combines the
history of geometry, geometric concepts, and information and communication technologies. |
author2 |
Mendes, Iran Abreu |
author_facet |
Mendes, Iran Abreu Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva |
format |
doctoralThesis |
author |
Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva |
author_sort |
Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva |
title |
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
title_short |
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
title_full |
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
title_fullStr |
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
title_full_unstemmed |
Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
title_sort |
uma análise epistemológica dos trabalhos de lazare carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236 |
work_keys_str_mv |
AT goncalvesfranciscodjnnathandasilva umaanaliseepistemologicadostrabalhosdelazarecarnotsobregeometriadeesuaspotencialidadesparaoensino |
_version_ |
1773962625323892736 |
spelling |
ri-123456789-332362021-08-23T19:20:16Z Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino Gonçalves, Francisco Djnnathan da Silva Mendes, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/4349221885144328 http://lattes.cnpq.br/4490674057492872 Powell, Arthur Belford http://lattes.cnpq.br/3998471745530201 Pereira, Ana Carolina Costa http://lattes.cnpq.br/1062497580478584 Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira http://lattes.cnpq.br/2246246461693229 Lazare Carnot Geometria de posição Saberes a ensinar saberes para ensinar História e Epistemologia da Matemática This document results from research whose objective was to analyze the foundations and methods that Lazare Carnot elaborated in his writings about geometry to identify their didactic possibilities for a conceptual treatment of geometry in the late elementary and middle school grades. To attain our objective, we used contributions of the theoretical concepts, Saberes a ensinar e Saberes para ensinar (knowledge for teaching, knowledge to teach). Through our reinterpretation of these concepts, we identified emergent concepts and methods and epistemic approaches in Carnot’s writing about geometry as well as possible historical contributions and consequences for the teaching of geometric constructions nowadays in late elementary and early secondary grades. Therefore, in our investigation, we selected thematically from among four of Lazare Carnot’s publications, written between 1800-1806, with the tools of documentary research directed to historical-epistemological analysis, supported by content analysis. Thus, by analytically interpreting the problems described in his geometry, we were able to indicate potentialities for a didactical and wholistic approach, from geometric constructions connected to generalizations, representative models in solving problems, and expressions of correlation between figures. As such, it is possible to elaborate an educational approach that combines the history of geometry, geometric concepts, and information and communication technologies. Este texto é resultante de uma pesquisa que objetivou analisar os fundamentos e os métodos que foram estabelecidos por Lazare Carnot em suas obras sobre geometria, com a intenção de identificar suas potencialidades didáticas para uma abordagem conceitual da geometria nos Ensinos Fundamental (Anos Finais) e Médio. Para alcançar as metas planejadas tomamos o aporte teórico relacionado aos conceitos de Saberes a ensinar e Saberes para ensinar, a partir de nossa reinterpretação de modo a identificar conceitos, métodos e abordagens epistêmicas emergentes da escrita de Carnot sobre geometria, bem como possíveis contribuições históricas e os desdobramentos para uso no ensino de matemática da atualidade sobre as construções geométricas na Educação Básica. Para tanto, fizemos um recorte temático na investigação, no âmbito de quatro publicações de Lazare Carnot, escritos entre 1800 e 1806, com o aparato da pesquisa documental, dos aspectos, direcionados à análise histórico-epistemológica, apoiada na análise de conteúdo. Dessa forma, a partir de uma interpretação analítica dos problemas descritos na referida geometria foi possível apontar potencialidades para uma abordagem didática integrada, desde as construções geométricas conectadas aos aspectos de generalização, modelos representativos na resolução de problemas e expressões de correlação entre figuras. E assim, pode-se oportunizar uma abordagem de ensino com possibilidade de diálogo entre história da geometria, conceitos geométricos e tecnologias da informação e comunicação. 2021-08-23T19:19:20Z 2021-08-23T19:19:20Z 2021-06-16 doctoralThesis GONÇALVES, Francisco Djnnathan da Silva. Uma análise epistemológica dos trabalhos de Lazare Carnot sobre geometria de e suas potencialidades para o ensino. 2021. 224f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33236 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |