Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento

The flipped classroom is based on the placement of the teacher outside the school environment, making students more active in the teaching-learning process. In this methodology, students develop superior psychological functions, such as language, concept formation, voluntary attention, perception...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Prazeres, Handerson José dos
Outros Autores: Sesion Júnior, Paulo Dantas
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-32852
record_format dspace
spelling ri-123456789-328522021-07-07T18:08:32Z Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento Classroom inverted in the kinematics of uniform circular motion with application of experiment Prazeres, Handerson José dos Sesion Júnior, Paulo Dantas http://lattes.cnpq.br/4503674965225428 Lima, Alexsandro Pereira http://lattes.cnpq.br/2452557056611320 Souza, Thatyara Freire de http://lattes.cnpq.br/8483112335128610 Sala de aula invertida Movimento circular uniforme Experimento Teoria de aprendizagem de Vygotsky The flipped classroom is based on the placement of the teacher outside the school environment, making students more active in the teaching-learning process. In this methodology, students develop superior psychological functions, such as language, concept formation, voluntary attention, perception, from what would be a Potential Development Zone (ZDP), highlighted by Vygotsky's Theory of Learning. The purpose of this work is a didactic sequence on Uniform Circular Movement, in the light of the flipped classroom methodology. In this form of organization, the teacher will have a better optimization of time in the classroom, greater student engagement and better student-student and teacher-student interaction. The experimental practice is also explored, with simple educational resources, easy to apply and accessible, such as: a smartphone and a bicycle. In the application of the experiment, it is possible to explore the intrinsic concepts of angular movement, such as: angular velocity, linear velocity, the radial dependency relationship, as well as other graphical analyzes of the MCU, in a playful way, providing the development of content concepts, attitudes and procedures in students. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes. 2021-07-07T18:07:47Z 2021-07-07T18:07:47Z 2021-03-24 masterThesis PRAZERES, Handerson José dos. Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Sala de aula invertida
Movimento circular uniforme
Experimento
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
spellingShingle Sala de aula invertida
Movimento circular uniforme
Experimento
Teoria de aprendizagem de Vygotsky
Prazeres, Handerson José dos
Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
description The flipped classroom is based on the placement of the teacher outside the school environment, making students more active in the teaching-learning process. In this methodology, students develop superior psychological functions, such as language, concept formation, voluntary attention, perception, from what would be a Potential Development Zone (ZDP), highlighted by Vygotsky's Theory of Learning. The purpose of this work is a didactic sequence on Uniform Circular Movement, in the light of the flipped classroom methodology. In this form of organization, the teacher will have a better optimization of time in the classroom, greater student engagement and better student-student and teacher-student interaction. The experimental practice is also explored, with simple educational resources, easy to apply and accessible, such as: a smartphone and a bicycle. In the application of the experiment, it is possible to explore the intrinsic concepts of angular movement, such as: angular velocity, linear velocity, the radial dependency relationship, as well as other graphical analyzes of the MCU, in a playful way, providing the development of content concepts, attitudes and procedures in students.
author2 Sesion Júnior, Paulo Dantas
author_facet Sesion Júnior, Paulo Dantas
Prazeres, Handerson José dos
format masterThesis
author Prazeres, Handerson José dos
author_sort Prazeres, Handerson José dos
title Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_short Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_full Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_fullStr Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_full_unstemmed Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
title_sort sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32852
work_keys_str_mv AT prazereshandersonjosedos saladeaulainvertidanacinematicadomovimentocircularuniformecomaplicacaodeexperimento
AT prazereshandersonjosedos classroominvertedinthekinematicsofuniformcircularmotionwithapplicationofexperiment
_version_ 1773957969949491200