Avaliação da remoção adsortiva do tiofeno de uma gasolina modelo utilizando ZSM-35 impregnada com molibdênio
A busca por processos alternativos para a remoção de compostos enxofre nos combustíveis é uma constante, visto que a legislação ambiental em todo o mundo está cada vez mais rigorosa quanto às reduções das frações desses compostos nos combustíveis. Este estudo avaliou a capacidade adsortiva da zeólit...
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Scientia Plena
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ri-123456789-323212021-05-02T11:35:21Z Avaliação da remoção adsortiva do tiofeno de uma gasolina modelo utilizando ZSM-35 impregnada com molibdênio Evaluation of the adsorptive removal of thiophene from a model gasoline using ZSM-35 impregnated with molybdenum Correia, Iara Michelle Silva Souza, Anne Michelle Garrido Pedrosa de Souza, Marcelo José Barros de Souza, Carlson Pereira de Dessulfurização Adsorção ZSM-35 A busca por processos alternativos para a remoção de compostos enxofre nos combustíveis é uma constante, visto que a legislação ambiental em todo o mundo está cada vez mais rigorosa quanto às reduções das frações desses compostos nos combustíveis. Este estudo avaliou a capacidade adsortiva da zeólita ZSM-35 pura e impregnada com molibdênio a 2,5% e 5% na remoção do tiofeno, composto organossulfurado, de uma gasolina modelo. Os materiais foram preparados via impregnação úmida e caracterizados por DRX, MEV, análise térmica (TG/DTG). A cinética de adsorção foi realizada nas temperaturas de 303 K e 313 K, em um sistema em batelada sob uma agitação de 140 rpm por 12 horas. A cinética de adsorção foi avaliada pelos modelos cinéticos de peseudoprimeira ordem, pseudossegunda ordem, difusão intrapartícula e Elovich. Os resultados revelaram que o aumento da temperatura e a concentração do molibdênio na estrutura da zeólita tem influência no rendimento da remoção de enxofre da gasolina 2021-04-26T18:17:51Z 2021-04-26T18:17:51Z 2018 article CORREIA, I. M. S.; SOUZA, C.P.; SOUZA, M. J.B.. Avaliação da remoção adsortiva do tiofeno de uma gasolina modelo utilizando ZSM-35 impregnada com molibdênio. SCIENTIA PLENA, v. 14, p. 1-18, 2018. Disponível em: https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/4031. Acesso em: 25 mar. 2021. https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.034201 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32321 10.14808/sci.plena.2018.034201 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Scientia Plena |
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A busca por processos alternativos para a remoção de compostos enxofre nos combustíveis é uma constante, visto que a legislação ambiental em todo o mundo está cada vez mais rigorosa quanto às reduções das frações desses compostos nos combustíveis. Este estudo avaliou a capacidade adsortiva da zeólita ZSM-35 pura e impregnada com molibdênio a 2,5% e 5% na remoção do tiofeno, composto organossulfurado, de uma gasolina modelo. Os materiais foram preparados via impregnação úmida e caracterizados por DRX, MEV, análise térmica (TG/DTG). A cinética de adsorção foi realizada nas temperaturas de 303 K e 313 K, em um sistema em batelada sob uma agitação de 140 rpm por 12 horas. A cinética de adsorção foi avaliada pelos modelos cinéticos de peseudoprimeira ordem, pseudossegunda ordem, difusão intrapartícula e Elovich. Os resultados revelaram que o aumento da temperatura e a concentração do molibdênio na estrutura da zeólita tem influência no rendimento da remoção de enxofre da gasolina |
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