Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários

Background: burnout is one of the main examples of health disorders directly related to work. This is a psychological syndrome that results from exposure to stressors in the workplace and represents a considerable psychosocial problem. Objective: to establish the prevalence of and factors associated...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Leite, Tatiane Isabela de Araújo, Fernandes, João Paulo Costa, Araújo, Fernanda Letícia da Costa, Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes, Azevedo, Dulcian Medeiros de, Lucena, Eudes Euler de Souza
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Elsevier
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31862
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-31862
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Burnout
Prevalência
Docência
Ensino superior
Burnout, psychological
Prevalence
Teaching
Education, higher.
spellingShingle Burnout
Prevalência
Docência
Ensino superior
Burnout, psychological
Prevalence
Teaching
Education, higher.
Leite, Tatiane Isabela de Araújo
Fernandes, João Paulo Costa
Araújo, Fernanda Letícia da Costa
Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes
Azevedo, Dulcian Medeiros de
Lucena, Eudes Euler de Souza
Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
description Background: burnout is one of the main examples of health disorders directly related to work. This is a psychological syndrome that results from exposure to stressors in the workplace and represents a considerable psychosocial problem. Objective: to establish the prevalence of and factors associated with burnout among professors at public and private universities. Methods: we administered two self-report questionnaires—one for sociodemographic, psychosocial, occupational and health-related data, and the other based on the Maslach Burnout Inventory-Educators Survey—to professors at four public and private universities in Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil. We subjected the data to univariate and bivariate analysis and also fitted a logistic regression model. Results: about 60% of the participants were categorized as in the earliest stage of burnout syndrome. Having a chronic disease and teaching a large number of courses were the only variables significantly associated with burnout. The average score on domain depersonalization was significantly higher among the participants who had a second job, those who reported to need professional updating and the ones who taught a large number of courses. The average score on domain emotional exhaustion was higher among the participants with some chronic disease and those with high blood pressure. Conclusion: the prevalence of burnout was high in the analyzed sample of university professors. Early detection of burnout symptoms might favor early treatment
format article
author Leite, Tatiane Isabela de Araújo
Fernandes, João Paulo Costa
Araújo, Fernanda Letícia da Costa
Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes
Azevedo, Dulcian Medeiros de
Lucena, Eudes Euler de Souza
author_facet Leite, Tatiane Isabela de Araújo
Fernandes, João Paulo Costa
Araújo, Fernanda Letícia da Costa
Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes
Azevedo, Dulcian Medeiros de
Lucena, Eudes Euler de Souza
author_sort Leite, Tatiane Isabela de Araújo
title Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
title_short Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
title_full Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
title_fullStr Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
title_full_unstemmed Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários
title_sort prevalência e fatores associados da síndrome de burnout em docentes universitários
publisher Elsevier
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31862
work_keys_str_mv AT leitetatianeisabeladearaujo prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT fernandesjoaopaulocosta prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT araujofernandaleticiadacosta prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT pereiraxiankarladebritofernandes prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT azevedodulcianmedeirosde prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT lucenaeudeseulerdesouza prevalenciaefatoresassociadosdasindromedeburnoutemdocentesuniversitarios
AT leitetatianeisabeladearaujo prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
AT fernandesjoaopaulocosta prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
AT araujofernandaleticiadacosta prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
AT pereiraxiankarladebritofernandes prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
AT azevedodulcianmedeirosde prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
AT lucenaeudeseulerdesouza prevalenceandfactorsassociatedwithburnoutamonguniversityprofessors
_version_ 1773960947770064896
spelling ri-123456789-318622021-03-21T08:47:51Z Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários Prevalence and factors associated with burnout among university professors Leite, Tatiane Isabela de Araújo Fernandes, João Paulo Costa Araújo, Fernanda Letícia da Costa Pereira, Xiankarla de Brito Fernandes Azevedo, Dulcian Medeiros de Lucena, Eudes Euler de Souza Burnout Prevalência Docência Ensino superior Burnout, psychological Prevalence Teaching Education, higher. Background: burnout is one of the main examples of health disorders directly related to work. This is a psychological syndrome that results from exposure to stressors in the workplace and represents a considerable psychosocial problem. Objective: to establish the prevalence of and factors associated with burnout among professors at public and private universities. Methods: we administered two self-report questionnaires—one for sociodemographic, psychosocial, occupational and health-related data, and the other based on the Maslach Burnout Inventory-Educators Survey—to professors at four public and private universities in Caicó, Rio Grande do Norte, Brazil. We subjected the data to univariate and bivariate analysis and also fitted a logistic regression model. Results: about 60% of the participants were categorized as in the earliest stage of burnout syndrome. Having a chronic disease and teaching a large number of courses were the only variables significantly associated with burnout. The average score on domain depersonalization was significantly higher among the participants who had a second job, those who reported to need professional updating and the ones who taught a large number of courses. The average score on domain emotional exhaustion was higher among the participants with some chronic disease and those with high blood pressure. Conclusion: the prevalence of burnout was high in the analyzed sample of university professors. Early detection of burnout symptoms might favor early treatment Introdução: a síndrome de Burnout é um dos principais exemplos de distúrbio relacionado diretamente ao trabalho. Caracteriza-se como uma síndrome psicológica resultante da exposição a estressores presentes no contexto laboral e constitui relevante problema psicossocial. Objetivos: a pesquisa propôs identificar a prevalência e os fatores associados da síndrome de Burnout em docentes de universidades públicas e privadas. Método: foram utilizados dois instrumentos autoaplicados: um com questões sociodemográficas, psicossociais, ocupacionais e de aspectos relativos à saúde e outro baseado no Maslach Burnout Inventory Educators Survey em professores de quatro instituições públicas e privadas do município de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. Foram feitas as análises univariada e bivariada, bem como criado um modelo de regressão logística. Resultados: observou-se que 61,6% dos docentes encontravam-se na fase inicial da síndrome. A presença de doenças de base e o elevado número de disciplinas foram as únicas variáveis associadas significativamente com a ocorrência de Burnout. As médias dos escores de despersonalização foram significativamente maiores em docentes que tinham outra ocupação, que relataram necessidade de atualização profissional e com número elevado de disciplinas. As médias dos escores de exaustão foram maiores nos professores com doença prévia e hipertensos. Conclusões: este estudo demonstrou que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó, Rio Grande do Norte, é relativamente alta. A detecção precoce de níveis sintomáticos de Burnout pode ser um bom indicador de possíveis tratamentos precoces 2021-03-15T10:44:08Z 2021-03-15T10:44:08Z 2019 article LEITE, Tatiane Isabela de Araújo; FERNANDES, João Paulo Costa; ARAÚJO, Fernanda Letícia da Costa; PEREIRA, Xiankarla de Brito Fernandes; AZEVEDO, Dulcian Medeiros de; LUCENA, Eudes Euler de Souza. Prevalência e fatores associados da síndrome de Burnout em docentes universitários. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 170-179, 2019. Disponível em: http://www.rbmt.org.br/details/448/pt-BR/prevalencia-e-fatores-associados-da-sindrome-de-burnout-em-docentes-universitarios. Acesso em: 16 jul. 2020. http://dx.doi.org/10.5327/z1679443520190385 1679-4435 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31862 10.5327/z1679443520190385 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Elsevier