"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time scho...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-31801 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-318012021-03-14T08:48:51Z "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza Pacheco, Luís Eduardo Andrade Silva, Roberto Airon http://lattes.cnpq.br/9570541595386751 http://lattes.cnpq.br/9014750357327430 Santos, Magno Francisco de Jesus http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/9983853118156018 Ensino de História História Local Narrativas Imaginário Cidade This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time school in Fortaleza city – CE, the Colégio Estadual Liceu do Ceará, in which it was wanted to know how these students relate, feel, experience and build the identity’s feeling and belonging with the Fortaleza city. Before the void existing in the curriculum of high school history on local history and the results obtained after analyzing the data generated by this research, the didactic product resulting is the creation of three mini-documentaries’ scripts that address the student's perspective on the city in three specific points: the imaginary, the places of memory and historical knowledge. What is proposed with this product is to contribute to the local history classes and allow students to have other point of views on their relationship with the city. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O presente trabalho propõe debater a questão do ensino de história local no ensino médio a partir das narrativas e experiências que os alunos trazem da cidade em que vivem. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário e conversas com os estudantes de uma escola pública de tempo integral na cidade de Fortaleza - CE, o Colégio Estadual Liceu do Ceará, em que se buscou conhecer a forma como esses alunos se relacionam, sentem, vivenciam e constroem o sentimento de identidade e pertencimento com a cidade de Fortaleza. Diante da lacuna existente na grade curricular de história do ensino médio sobre história local e dos resultados obtidos após análises dos dados gerados por esta pesquisa, o produto didático que emerge resultante de todo o processo de investigação é a criação de três roteiros para a realização de minidocumentários que abordam a perspectiva do aluno sobre a cidade em três pontos específicos: o imaginário, os locais de memória e o conhecimento histórico. O que se propõe com este produto é contribuir para as aulas de história local e permitir que os alunos possam ter outros olhares sobre a relação deles com a cidade. 2021-03-11T00:44:17Z 2021-03-11T00:44:17Z 2020-11-26 masterThesis PACHECO, Luís Eduardo Andrade. "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza. 2020. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Ensino de História História Local Narrativas Imaginário Cidade |
spellingShingle |
Ensino de História História Local Narrativas Imaginário Cidade Pacheco, Luís Eduardo Andrade "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
description |
This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the
narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research
was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a
public full-time school in Fortaleza city – CE, the Colégio Estadual Liceu do Ceará, in which
it was wanted to know how these students relate, feel, experience and build the identity’s feeling
and belonging with the Fortaleza city. Before the void existing in the curriculum of high school
history on local history and the results obtained after analyzing the data generated by this
research, the didactic product resulting is the creation of three mini-documentaries’ scripts that
address the student's perspective on the city in three specific points: the imaginary, the places
of memory and historical knowledge. What is proposed with this product is to contribute to the
local history classes and allow students to have other point of views on their relationship with
the city. |
author2 |
Silva, Roberto Airon |
author_facet |
Silva, Roberto Airon Pacheco, Luís Eduardo Andrade |
format |
masterThesis |
author |
Pacheco, Luís Eduardo Andrade |
author_sort |
Pacheco, Luís Eduardo Andrade |
title |
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
title_short |
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
title_full |
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
title_fullStr |
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza |
title_sort |
"mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de fortaleza |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801 |
work_keys_str_mv |
AT pachecoluiseduardoandrade masestanaoeaminhacidadenarrativasesensibilidadesnoensinodehistoriadefortaleza |
_version_ |
1773959075772497920 |