"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza

This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time scho...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Pacheco, Luís Eduardo Andrade
Outros Autores: Silva, Roberto Airon
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-31801
record_format dspace
spelling ri-123456789-318012021-03-14T08:48:51Z "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza Pacheco, Luís Eduardo Andrade Silva, Roberto Airon http://lattes.cnpq.br/9570541595386751 http://lattes.cnpq.br/9014750357327430 Santos, Magno Francisco de Jesus http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Oliveira, Ana Amélia Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/9983853118156018 Ensino de História História Local Narrativas Imaginário Cidade This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time school in Fortaleza city – CE, the Colégio Estadual Liceu do Ceará, in which it was wanted to know how these students relate, feel, experience and build the identity’s feeling and belonging with the Fortaleza city. Before the void existing in the curriculum of high school history on local history and the results obtained after analyzing the data generated by this research, the didactic product resulting is the creation of three mini-documentaries’ scripts that address the student's perspective on the city in three specific points: the imaginary, the places of memory and historical knowledge. What is proposed with this product is to contribute to the local history classes and allow students to have other point of views on their relationship with the city. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O presente trabalho propõe debater a questão do ensino de história local no ensino médio a partir das narrativas e experiências que os alunos trazem da cidade em que vivem. A pesquisa foi realizada por meio de aplicação de questionário e conversas com os estudantes de uma escola pública de tempo integral na cidade de Fortaleza - CE, o Colégio Estadual Liceu do Ceará, em que se buscou conhecer a forma como esses alunos se relacionam, sentem, vivenciam e constroem o sentimento de identidade e pertencimento com a cidade de Fortaleza. Diante da lacuna existente na grade curricular de história do ensino médio sobre história local e dos resultados obtidos após análises dos dados gerados por esta pesquisa, o produto didático que emerge resultante de todo o processo de investigação é a criação de três roteiros para a realização de minidocumentários que abordam a perspectiva do aluno sobre a cidade em três pontos específicos: o imaginário, os locais de memória e o conhecimento histórico. O que se propõe com este produto é contribuir para as aulas de história local e permitir que os alunos possam ter outros olhares sobre a relação deles com a cidade. 2021-03-11T00:44:17Z 2021-03-11T00:44:17Z 2020-11-26 masterThesis PACHECO, Luís Eduardo Andrade. "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza. 2020. 82f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Ensino de História
História Local
Narrativas
Imaginário
Cidade
spellingShingle Ensino de História
História Local
Narrativas
Imaginário
Cidade
Pacheco, Luís Eduardo Andrade
"Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
description This work proposes to debate the issue of teaching local history in high school from the narratives and experiences that students bring from the city in which they live. The research was done through the application of a questionnaire and conversations with the students of a public full-time school in Fortaleza city – CE, the Colégio Estadual Liceu do Ceará, in which it was wanted to know how these students relate, feel, experience and build the identity’s feeling and belonging with the Fortaleza city. Before the void existing in the curriculum of high school history on local history and the results obtained after analyzing the data generated by this research, the didactic product resulting is the creation of three mini-documentaries’ scripts that address the student's perspective on the city in three specific points: the imaginary, the places of memory and historical knowledge. What is proposed with this product is to contribute to the local history classes and allow students to have other point of views on their relationship with the city.
author2 Silva, Roberto Airon
author_facet Silva, Roberto Airon
Pacheco, Luís Eduardo Andrade
format masterThesis
author Pacheco, Luís Eduardo Andrade
author_sort Pacheco, Luís Eduardo Andrade
title "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
title_short "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
title_full "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
title_fullStr "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
title_full_unstemmed "Mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de Fortaleza
title_sort "mas esta não é a minha cidade": narrativas e sensibilidades no ensino de história de fortaleza
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31801
work_keys_str_mv AT pachecoluiseduardoandrade masestanaoeaminhacidadenarrativasesensibilidadesnoensinodehistoriadefortaleza
_version_ 1773959075772497920