Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial

The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of belonging linked...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Saldanha, Letícia Lopes
Outros Autores: Oliveira, Margarida Maria Dias de
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-31800
record_format dspace
spelling ri-123456789-318002021-03-14T08:48:50Z Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial Saldanha, Letícia Lopes Oliveira, Margarida Maria Dias de http://lattes.cnpq.br/8493516468323220 http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Santos, Magno Francisco de Jesus http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Silva, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Identidade Ensino significativo Educação patrimonial Ensino de História The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of belonging linked to heritage discussions. For this, the methodologies linked to Heritage Education are convenient, as they enable teaching-learning relationships specifically targeted at the discipline of History and, as far as possible, interdisciplinary actions. Based on the Heritage Education methodology, it becomes possible to discuss with the students the various processes that permeate the places linked to the memory of the writer José de Alencar and the political, social and economic disputes that involve the patrimonial assets. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O presente trabalho propões ações educativas que articulam Ensino de História e Educação Patrimonial a partir de dois bens do bairro Messejana/Ceará: a Casa José de Alencar e a estátua de Iracema; de modo a construir conhecimentos que favoreçam a leitura do tempo, o sentimento de pertencimento ligadas às discussões patrimoniais. Para isso, as metodologias ligadas à Educação Patrimonial se mostram convenientes, à medida que possibilitam relações de ensinoaprendizagem direcionadas especificamente à disciplina de História e, na medida do possível, ações interdisciplinares. A partir da metodologia da Educação Patrimonial, torna-se possível discutir junto com os discentes os diversos processos que perpassam os locais ligados à memória do escritor José de Alencar e às disputas políticas, sociais e econômicas que envolvem os bens patrimoniais. 2021-03-11T00:36:53Z 2021-03-11T00:36:53Z 2020-11-30 masterThesis SALDANHA, Letícia Lopes. Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Identidade
Ensino significativo
Educação patrimonial
Ensino de História
spellingShingle Identidade
Ensino significativo
Educação patrimonial
Ensino de História
Saldanha, Letícia Lopes
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
description The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of belonging linked to heritage discussions. For this, the methodologies linked to Heritage Education are convenient, as they enable teaching-learning relationships specifically targeted at the discipline of History and, as far as possible, interdisciplinary actions. Based on the Heritage Education methodology, it becomes possible to discuss with the students the various processes that permeate the places linked to the memory of the writer José de Alencar and the political, social and economic disputes that involve the patrimonial assets.
author2 Oliveira, Margarida Maria Dias de
author_facet Oliveira, Margarida Maria Dias de
Saldanha, Letícia Lopes
format masterThesis
author Saldanha, Letícia Lopes
author_sort Saldanha, Letícia Lopes
title Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
title_short Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
title_full Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
title_fullStr Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
title_full_unstemmed Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
title_sort por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de história: uma proposta a partir da educação patrimonial
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800
work_keys_str_mv AT saldanhaleticialopes porumaeducacaodossentidosparadarsignificadoaoensinodehistoriaumapropostaapartirdaeducacaopatrimonial
_version_ 1773964981499330560