Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial
The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of belonging linked...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-31800 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-318002021-03-14T08:48:50Z Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial Saldanha, Letícia Lopes Oliveira, Margarida Maria Dias de http://lattes.cnpq.br/8493516468323220 http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Santos, Magno Francisco de Jesus http://lattes.cnpq.br/9046069221784194 Silva, Wesley Garcia Ribeiro http://lattes.cnpq.br/2125737316069934 Identidade Ensino significativo Educação patrimonial Ensino de História The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of belonging linked to heritage discussions. For this, the methodologies linked to Heritage Education are convenient, as they enable teaching-learning relationships specifically targeted at the discipline of History and, as far as possible, interdisciplinary actions. Based on the Heritage Education methodology, it becomes possible to discuss with the students the various processes that permeate the places linked to the memory of the writer José de Alencar and the political, social and economic disputes that involve the patrimonial assets. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O presente trabalho propões ações educativas que articulam Ensino de História e Educação Patrimonial a partir de dois bens do bairro Messejana/Ceará: a Casa José de Alencar e a estátua de Iracema; de modo a construir conhecimentos que favoreçam a leitura do tempo, o sentimento de pertencimento ligadas às discussões patrimoniais. Para isso, as metodologias ligadas à Educação Patrimonial se mostram convenientes, à medida que possibilitam relações de ensinoaprendizagem direcionadas especificamente à disciplina de História e, na medida do possível, ações interdisciplinares. A partir da metodologia da Educação Patrimonial, torna-se possível discutir junto com os discentes os diversos processos que perpassam os locais ligados à memória do escritor José de Alencar e às disputas políticas, sociais e econômicas que envolvem os bens patrimoniais. 2021-03-11T00:36:53Z 2021-03-11T00:36:53Z 2020-11-30 masterThesis SALDANHA, Letícia Lopes. Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Identidade Ensino significativo Educação patrimonial Ensino de História |
spellingShingle |
Identidade Ensino significativo Educação patrimonial Ensino de História Saldanha, Letícia Lopes Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
description |
The present work proposes educational actions that articulate History Teaching and Heritage
Education from two assets in the Messejana / Ceará neighborhood: Casa José de Alencar and
the statue of Iracema; in order to build knowledge that favors the reading of time, the feeling of
belonging linked to heritage discussions. For this, the methodologies linked to Heritage
Education are convenient, as they enable teaching-learning relationships specifically targeted
at the discipline of History and, as far as possible, interdisciplinary actions. Based on the
Heritage Education methodology, it becomes possible to discuss with the students the various
processes that permeate the places linked to the memory of the writer José de Alencar and the
political, social and economic disputes that involve the patrimonial assets. |
author2 |
Oliveira, Margarida Maria Dias de |
author_facet |
Oliveira, Margarida Maria Dias de Saldanha, Letícia Lopes |
format |
masterThesis |
author |
Saldanha, Letícia Lopes |
author_sort |
Saldanha, Letícia Lopes |
title |
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
title_short |
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
title_full |
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
title_fullStr |
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
title_full_unstemmed |
Por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de História: uma proposta a partir da Educação Patrimonial |
title_sort |
por uma educação dos sentidos para dar significado ao ensino de história: uma proposta a partir da educação patrimonial |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31800 |
work_keys_str_mv |
AT saldanhaleticialopes porumaeducacaodossentidosparadarsignificadoaoensinodehistoriaumapropostaapartirdaeducacaopatrimonial |
_version_ |
1773964981499330560 |