"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero
The main purpose of this research is to discuss gender from the perspective of combating violence against women in an intersectional way, considering the dominions of genre, race, class and region. The point was to deconstruct stereotypes and build values that contribute to a citizen education, p...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-31799 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-317992021-03-14T08:48:49Z "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero Lima, Helayne Mikaele Silva Souza, Juliana Teixeira http://lattes.cnpq.br/5230484569954426 http://lattes.cnpq.br/7893663154086378 Oliveira, Margarida Maria Dias de http://lattes.cnpq.br/5565266295414497 Silva, Jane Derarovele Semeão e http://lattes.cnpq.br/5231907042464544 Educação para as relações de gênero História das mulheres Violência de gênero Ensino de História The main purpose of this research is to discuss gender from the perspective of combating violence against women in an intersectional way, considering the dominions of genre, race, class and region. The point was to deconstruct stereotypes and build values that contribute to a citizen education, prioritizing the learner’s intellectual autonomy and critical thinking. The idea was to develop some didactic material in newspaper format, composed of news elaborated from information taken from advertisements, medical and legal text sand criminal proceedings of the First Republic, using the methodology of historical research as a reference to teaching-learning process. O objetivo central desse trabalho é discutir a temática de gênero na perspectiva do combate à violência contra as mulheres e de forma interseccional, considerando as dimensões de gênero, raça, classe, região, de modo a desconstruir estereótipos e construir valores que contribuam para a formação cidadã, a fim de priorizar o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico do educando. A ideia foi desenvolver um material didático em formato de jornal, composto por notícias elaboradas a partir de informações retiradas de propagandas, textos médicos e jurídicos, além de processos criminais da Primeira República, utilizando a metodologia da pesquisa histórica como referência para o processo de ensino-aprendizagem. 2021-03-11T00:30:12Z 2021-03-11T00:30:12Z 2020-11-25 masterThesis LIMA, Helayne Mikaele Silva. "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero. 2020. 198f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Educação para as relações de gênero História das mulheres Violência de gênero Ensino de História |
spellingShingle |
Educação para as relações de gênero História das mulheres Violência de gênero Ensino de História Lima, Helayne Mikaele Silva "Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
description |
The main purpose of this research is to discuss gender from the perspective of combating
violence against women in an intersectional way, considering the dominions of genre, race,
class and region. The point was to deconstruct stereotypes and build values that contribute to
a citizen education, prioritizing the learner’s intellectual autonomy and critical thinking. The
idea was to develop some didactic material in newspaper format, composed of news
elaborated from information taken from advertisements, medical and legal text sand criminal
proceedings of the First Republic, using the methodology of historical research as a reference
to teaching-learning process. |
author2 |
Souza, Juliana Teixeira |
author_facet |
Souza, Juliana Teixeira Lima, Helayne Mikaele Silva |
format |
masterThesis |
author |
Lima, Helayne Mikaele Silva |
author_sort |
Lima, Helayne Mikaele Silva |
title |
"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
title_short |
"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
title_full |
"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
title_fullStr |
"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
title_full_unstemmed |
"Será que ela fez por merecer?" O ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
title_sort |
"será que ela fez por merecer?" o ensino de história das mulheres no combate à violência de gênero |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31799 |
work_keys_str_mv |
AT limahelaynemikaelesilva seraqueelafezpormereceroensinodehistoriadasmulheresnocombateaviolenciadegenero |
_version_ |
1773960555993759744 |