Effects of a dual-task training on dynamic and static balance control of pre-frail elderly: a pilot study
Introdução: Este estudo quase-experimental justificou-se pela necessidade de determinar os efeitos de uma estratégia de intervenção que vise melhorar o equilíbrio em idosas pré-frágeis. A hipótese era que o treinamento em esteira tipo dupla tarefa, comparado a um treinamento simples em esteira, pude...
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Formato: | article |
Idioma: | English |
Publicado em: |
Public Library of Science
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31341 |
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Resumo: | Introdução: Este estudo quase-experimental justificou-se pela necessidade de determinar os efeitos de uma estratégia de intervenção que vise melhorar o equilíbrio em idosas pré-frágeis. A hipótese era que o treinamento em esteira tipo dupla tarefa, comparado a um treinamento simples em esteira, pudesse promover diferença no controle postural do grupo. Objetivos: Este estudo teve como objetivo verificar as medidas de controle postural em um grupo de idosos pré-frágeis após um programa de intervenção fisioterapêutica com base no treinamento em esteira tipo dupla tarefa. Materiais e métodos: Foram selecionados seis idosos pré-frágeis, do sexo feminino, residentes em comunidade. A pesquisa foi realizada duas vezes por semana por 45 minutos, durante quatro semanas. A intervenção na condição de tarefa simples consistiu no treino em esteira, enquanto a condição de dupla tarefa consistiu em treino em esteira associado a estímulos visuais. Apenas o grupo de intervenção foi submetido ao treino tipo de dupla tarefa. Resultados: Os grupos apresentaram melhoras nas variáveis de equilíbrio em diferentes tarefas, especialmente naquelas do equilíbrio estático. Ambos os grupos apresentaram as mudanças mais notáveis nas variáveis relacionadas à marcha. As variáveis de Berg e as baropodométrica mostraram que o grupo experimental manteve todos os valores similares ou melhores, mesmo um mês após a conclusão do treinamento, ao contrário do grupo controle. Conclusões: O desempenho da dupla tarefa não teve nenhum valor adicional em relação à melhora do equilíbrio em geral, porém observamos que a eficácia da estimulação visual tende a ocorrer na manutenção do equilíbrio das variáveis de curto prazo |
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