Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho

The present essay deals the application of the production strategy concepts in an organization, just as its interface with the processes management. The manufacturing strategy is a way to define guidelines according to some performance objectives, and the processes management shows itself as a tool...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Jamerson Viegas, Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de, Gomes, João Paulo Bernardo da Silva, Dowell, Henrique Atta Mac, Morais, Adriano Varella de, Nascimento, Luan Lyon Lopes
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Produto & Produção
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31239
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-31239
record_format dspace
spelling ri-123456789-312392021-01-10T07:54:18Z Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho Queiroz, Jamerson Viegas Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de Gomes, João Paulo Bernardo da Silva Dowell, Henrique Atta Mac Morais, Adriano Varella de Nascimento, Luan Lyon Lopes Estratégia Análise de desempenho Produção de sorvetes The present essay deals the application of the production strategy concepts in an organization, just as its interface with the processes management. The manufacturing strategy is a way to define guidelines according to some performance objectives, and the processes management shows itself as a tool to map and make easier the visualization of some aspects, linked to the competitive criteria, in companies. Aims to show the importance of the strategic thinking in small and medium organizations, aside from connect it with other production engineering areas, like the processes management. This firm has problems related to traveling selling and to the ice cream’s delivery to its selling points. From this, an analysis was developed based on visits to the company, bibliographic and statistical research, this last one guided by the importance and performance’s analyses of the organizational competitive criteria selected from a strategic planning. In this way, an operations strategy was created directed to the critical aspects of the company’s problems, allowing the traveling selling increase and the perception of market niches inside the ice cream sector, in which it must participate differently. The developed strategy increased the organization adaptability in front of the market, guiding it to its clients O seguinte artigo aborda a aplicação dos conceitos de estratégia de produção em uma organização, bem como sua interface com a gestão de processos. Estratégia de Produção é uma forma de definir diretrizes de acordo com os objetivos de desempenho. E a Gestão de Processos mostra-se como uma ferramenta para mapear e facilitar a visualização de aspectos ligados a critérios competitivos empresariais. Este artigo objetiva mostrar de que forma a matriz importância-desempenho direciona a estratégia de produção de uma organização. A empresa em estudo possui problemas relacionados à atividade ambulante e à entrega de sorvetes em seus pontos de venda; e, com base nessas duas carências, foi desenvolvido um estudo de caso e análises qualitativas, a partir de visitas à empresa, pesquisas bibliográficas e tratamentos estatísticos - este último foi pautado na análise de importância e desempenho dos critérios competitivos organizacionais selecionados a partir de um planejamento estratégico. Dessa forma, obteve-se uma estratégia de produção voltada para os aspectos críticos relacionados aos problemas da empresa, permitindo à mesma, o aumento das vendas ambulantes e a diferenciação dos nichos de mercado do setor de sorvetes. Assim, a estratégia elaborada aumentou a adaptabilidade da organização frente ao mercado, orientando-a a seus clientes 2021-01-07T20:00:33Z 2021-01-07T20:00:33Z 2011 article QUEIROZ, J. V.; ARAUJO, A. N. B.; GOMES, J. P. B. S.; DOWELL, H. A. M. ; MORAIS, A. V.; NASCIMENTO, L. L. L. . Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque na análise de desempenho. Produto & Produção (Online), v. 12, p. 4-23, 2011.Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/17885. Acesso em: 05 jan. 2021. https://doi.org/10.22456/1983-8026.17885. 1983-8026 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31239 10.22456/1983-8026.17885 pt_BR application/pdf Produto & Produção
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Estratégia
Análise de desempenho
Produção de sorvetes
spellingShingle Estratégia
Análise de desempenho
Produção de sorvetes
Queiroz, Jamerson Viegas
Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de
Gomes, João Paulo Bernardo da Silva
Dowell, Henrique Atta Mac
Morais, Adriano Varella de
Nascimento, Luan Lyon Lopes
Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
description The present essay deals the application of the production strategy concepts in an organization, just as its interface with the processes management. The manufacturing strategy is a way to define guidelines according to some performance objectives, and the processes management shows itself as a tool to map and make easier the visualization of some aspects, linked to the competitive criteria, in companies. Aims to show the importance of the strategic thinking in small and medium organizations, aside from connect it with other production engineering areas, like the processes management. This firm has problems related to traveling selling and to the ice cream’s delivery to its selling points. From this, an analysis was developed based on visits to the company, bibliographic and statistical research, this last one guided by the importance and performance’s analyses of the organizational competitive criteria selected from a strategic planning. In this way, an operations strategy was created directed to the critical aspects of the company’s problems, allowing the traveling selling increase and the perception of market niches inside the ice cream sector, in which it must participate differently. The developed strategy increased the organization adaptability in front of the market, guiding it to its clients
format article
author Queiroz, Jamerson Viegas
Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de
Gomes, João Paulo Bernardo da Silva
Dowell, Henrique Atta Mac
Morais, Adriano Varella de
Nascimento, Luan Lyon Lopes
author_facet Queiroz, Jamerson Viegas
Araújo, Arthur Nóbrega Baptista de
Gomes, João Paulo Bernardo da Silva
Dowell, Henrique Atta Mac
Morais, Adriano Varella de
Nascimento, Luan Lyon Lopes
author_sort Queiroz, Jamerson Viegas
title Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
title_short Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
title_full Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
title_fullStr Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
title_full_unstemmed Formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
title_sort formulação de uma estratégia de produção em uma fábrica de sorvetes com enfoque em análise de desempenho
publisher Produto & Produção
publishDate 2021
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31239
work_keys_str_mv AT queirozjamersonviegas formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
AT araujoarthurnobregabaptistade formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
AT gomesjoaopaulobernardodasilva formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
AT dowellhenriqueattamac formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
AT moraisadrianovarellade formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
AT nascimentoluanlyonlopes formulacaodeumaestrategiadeproducaoemumafabricadesorvetescomenfoqueemanalisededesempenho
_version_ 1773962268782886912