Integração entre dados ópticos e radar (SRTM) para a caracterização geoambiental da costa setentrional do Rio Grande do Norte

A demanda, cada vez maior, por fontes energéticas no país tem intensificado as atividades da indústria de hidrocarbonetos e, como conseqüência, aumentado os riscos de derramamento de óleo em áreas ambientalmente sensíveis no litoral setentrional do Rio Grande do Norte. Tal ação torna necessário o mo...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Dalton Rosemberg Valentim da, Amaro, Venerando Eustáquio
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal de Roraima
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31154
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Descrição
Resumo:A demanda, cada vez maior, por fontes energéticas no país tem intensificado as atividades da indústria de hidrocarbonetos e, como conseqüência, aumentado os riscos de derramamento de óleo em áreas ambientalmente sensíveis no litoral setentrional do Rio Grande do Norte. Tal ação torna necessário o monitoramento ambiental utilizando técnicas de sensoriamento remoto e modelagem ambiental. A área compreendida entre os municípios de São Bento do Norte e Porto do Mangue está inserida no contexto geológico da Bacia Potiguar e apresenta alto índice de sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo. As principais unidades geoambientais da área de estudo estão ocupadas pelas atividades petrolíferas, salineiras e de carciniculturas, além da agricultura e pesca. O objetivo deste trabalho é descrever a integração de dados SRTM – Shuttle Radar Topographic Mission com imagens ópticas dos satélites LANDSAT 7 ETM+ e CBERS 2-CCD para gerar produtos que realcem a geomorfologia e os elementos morfotectônicos da área em questão, permitindo uma melhor caracterização geoambiental. Informações de altimetria, lineamentos topográficos, drenagens e declividade foram extraídas a partir dos dados SRTM. Composições coloridas e técnicas de realce de contraste foram aplicadas nas imagens LANDSAT e CBERS. A interpretação destes produtos demonstra que a paisagem costeira é fortemente controlada por fatores hidrodinâmicos e morfotectônicos, além da influência antrópica. Esta estratégia metodológica mostrou-se relevante para a compreensão do contexto ambiental e morfodinâmico da área, contribuindo na elaboração de uma base cartográfica eficaz para consultas no plano de contingência em casos acidentais de derramamento de óleo, facilitando a proteção dos ambientes mais sensíveis. Os resultados também favorecem a um planejamento mais eficiente de novas áreas na exploração petrolífera