Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental

This work is presented through an action-research about the use of language in Comic Books, made in Arts classes in Santa Terezinha State School localized in the city of São João do Sabugi (RN), based on the observation of applied praxis with 9th grade students. The goals were to analyze the ludi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Vieira Júnior, José Jerônimo
Outros Autores: Born, Rodrigo Montandon
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30918
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Histórias em Quadrinhos
Proposta didática
Ensino de Artes
Educação básica
Ensino fundamental
spellingShingle Histórias em Quadrinhos
Proposta didática
Ensino de Artes
Educação básica
Ensino fundamental
Vieira Júnior, José Jerônimo
Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
description This work is presented through an action-research about the use of language in Comic Books, made in Arts classes in Santa Terezinha State School localized in the city of São João do Sabugi (RN), based on the observation of applied praxis with 9th grade students. The goals were to analyze the ludic and creative form of comic book production in the school environment, generating a didactic proposal and product for the spread of this knowledge. For over a century Comic Books have been a form of media present all over the world, from which its language and codewords have been used as a learning tool for educators in the area of elementary education, with studies not as present yet in textbooks. The issue arose from the necessity of investigating the difficulties of how students in a public school face a reading of such an art, using the methodical process of action-research with elaborated questionnaires, strategies for the pupils to know the sayings in the forms of expression in visual arts and its techniques and creation process, divided between studies of panels, speech balloons, onomatopoeias, character development, scenarios, scripts, arriving at the setup of a final publication, which resulted in a didactic product from these experiences for other educators. In order to set the challenges in this process, we analyzed the thoughts of authors such as Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) and other researchers who contributed to the study of this art. This project along with its product emphasizes the importance of using comic books in classrooms, as a thematic axis that can have a critical role in the student and the teacher’s critical analyses, with references in the competences and abilities of the National Common Curricular Base (BNCC) to spread this language. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.
author2 Born, Rodrigo Montandon
author_facet Born, Rodrigo Montandon
Vieira Júnior, José Jerônimo
format masterThesis
author Vieira Júnior, José Jerônimo
author_sort Vieira Júnior, José Jerônimo
title Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_short Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_full Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
title_sort quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918
work_keys_str_mv AT vieirajuniorjosejeronimo quadrinizandonasaulasdearteumapropostapedagogicadousodashistoriasemquadrinhosnosanosfinaisdoensinofundamental
_version_ 1773966959158755328
spelling ri-123456789-309182020-12-13T08:02:31Z Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental Vieira Júnior, José Jerônimo Born, Rodrigo Montandon http://lattes.cnpq.br/5438978398704449 Silva, Rubens Elias da Petry, Arlete dos Santos Nascimento, Erinaldo Alves do Histórias em Quadrinhos Proposta didática Ensino de Artes Educação básica Ensino fundamental This work is presented through an action-research about the use of language in Comic Books, made in Arts classes in Santa Terezinha State School localized in the city of São João do Sabugi (RN), based on the observation of applied praxis with 9th grade students. The goals were to analyze the ludic and creative form of comic book production in the school environment, generating a didactic proposal and product for the spread of this knowledge. For over a century Comic Books have been a form of media present all over the world, from which its language and codewords have been used as a learning tool for educators in the area of elementary education, with studies not as present yet in textbooks. The issue arose from the necessity of investigating the difficulties of how students in a public school face a reading of such an art, using the methodical process of action-research with elaborated questionnaires, strategies for the pupils to know the sayings in the forms of expression in visual arts and its techniques and creation process, divided between studies of panels, speech balloons, onomatopoeias, character development, scenarios, scripts, arriving at the setup of a final publication, which resulted in a didactic product from these experiences for other educators. In order to set the challenges in this process, we analyzed the thoughts of authors such as Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) and other researchers who contributed to the study of this art. This project along with its product emphasizes the importance of using comic books in classrooms, as a thematic axis that can have a critical role in the student and the teacher’s critical analyses, with references in the competences and abilities of the National Common Curricular Base (BNCC) to spread this language. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001. Apresenta-se este trabalho que por meio de uma pesquisa-ação sobre o uso da linguagem das Histórias em Quadrinhos (HQs) que foi realizada nas aulas de Arte da Escola Estadual Santa Terezinha localizada na cidade de São João do Sabugi (RN), com base na observação das práxis aplicada com os alunos do 9º ano. Como objetivos analisamos a vivência de forma lúdica e criativa da produção das HQs no ambiente escolar gerando uma proposta e produto didático para multiplicação desses saberes. Há mais de um século os Gibis tem sido uma mídia que está presente em todo o mundo, em qual na área da educação básica a sua linguagem e códigos vêm sendo utilizados como um auxílio para os educadores, com estudos não tão presentes ainda nos livros didáticos. O problema surgiu da necessidade de investigar as dificuldades de como alunos de uma escola pública se deparam na leitura desta arte, que através do processo metodológico da pesquisa-ação com elaboração de questionário estratégias para os discentes conhecessem os saberes nas formas de expressão em artes visuais e suas técnicas e processo de criação, divididas entre estudos de requadros, balões, onomatopeias, formação de personagens, cenários, roteiros, até chegar à montagem de uma publicação final, que resultou em um produto didático dessas experiências para outros educadores. Para conseguirmos fundamentar os desafios deste processo, analisamos os pensamentos de autores como Bibe-Luyten (1987), Barbosa (1987), Eisner (1999), Ramos (2018), McCloud (2005), Vergueiro (2010) e outros pesquisadores que contribuíram para o estudo da arte. Este trabalho com o seu produto destaca a importância de usar as HQs na sala de aula, como um eixo temático que possa ter uma função de análise crítica do aluno e do professor, com referências nas competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para melhor disseminar essa linguagem. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 2020-12-08T22:29:57Z 2020-12-08T22:29:57Z 2020-08-31 masterThesis VIEIRA JÚNIOR, José Jerônimo. Quadrinizando nas aulas de arte: uma proposta pedagógica do uso das histórias em quadrinhos nos anos finais do ensino fundamental. 2020. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30918 pt_BR Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES - REDE NACIONAL