A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)

For a long time, the history of children and childhood was considered the history of the socially excluded subjects, causing a process of concealment, defined by Sarmento (2007) as social “invisibility” of childhood. Modernity raises the need to know the child and their needs, ensuring their soci...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mendes, Sarah de Lima
Outros Autores: Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30757
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30757
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Criança
Infância
Fotografia
Cultura Infantil e Cultura Escolar.
spellingShingle Criança
Infância
Fotografia
Cultura Infantil e Cultura Escolar.
Mendes, Sarah de Lima
A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
description For a long time, the history of children and childhood was considered the history of the socially excluded subjects, causing a process of concealment, defined by Sarmento (2007) as social “invisibility” of childhood. Modernity raises the need to know the child and their needs, ensuring their social place. The present study aims to analyze the representations of children and childhood in the photographic images produced by the Jardim de Infância Modelo (Kindergarten Model of Natal), between 1953 to 1965. School photographs are the instrument of social visibility and in the text discussed. its presence in the production of the cultural identity of the Jardim de Infância Modelo in Natal. Thus, the analysis focuses on representations of children and childhood in a school context, starting from a cultural perspective. Photography is defended as a document, rich in information and that reveals multiple social and cultural meanings; and at the same time, a monument, which projects socially representative images of a conception of a child built in an educational setting and the constitution of a school children's culture. For theoretical study about Childhood, it is used: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. As for photographic reading, we highlight: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta and Mauad. In the context of the educational reality, we favor: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. The documentary corpus consists of photographs filed at the President Kennedy Institute of Higher Education in Natal and a personal collection. Government Messages, Legislation (Laws and Decrees), Newspapers and interviews help to contextualize the time. Finally, it is clear that there is the production of a culture for childhood, based on different discourses and practices that motivate the ways of being and living childhood
author2 Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
author_facet Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Mendes, Sarah de Lima
format doctoralThesis
author Mendes, Sarah de Lima
author_sort Mendes, Sarah de Lima
title A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
title_short A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
title_full A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
title_fullStr A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
title_full_unstemmed A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
title_sort criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de natal (1953-1965)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30757
work_keys_str_mv AT mendessarahdelima acriancapelalentedafotografiarepresentacoeseculturasnojardimdeinfanciamodelodenatal19531965
AT mendessarahdelima criancapelalentedafotografiarepresentacoeseculturasnojardimdeinfanciamodelodenatal19531965
_version_ 1773960379607547904
spelling ri-123456789-307572020-11-29T07:44:59Z A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965) Mendes, Sarah de Lima Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Paiva, Marlucia Menezes de Nascimento, Francinaide de Lima Silva Nascimento, Jose Mateus do Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de Stamatto, Maria Ines Sucupira Momo, Mariangela Criança Infância Fotografia Cultura Infantil e Cultura Escolar. For a long time, the history of children and childhood was considered the history of the socially excluded subjects, causing a process of concealment, defined by Sarmento (2007) as social “invisibility” of childhood. Modernity raises the need to know the child and their needs, ensuring their social place. The present study aims to analyze the representations of children and childhood in the photographic images produced by the Jardim de Infância Modelo (Kindergarten Model of Natal), between 1953 to 1965. School photographs are the instrument of social visibility and in the text discussed. its presence in the production of the cultural identity of the Jardim de Infância Modelo in Natal. Thus, the analysis focuses on representations of children and childhood in a school context, starting from a cultural perspective. Photography is defended as a document, rich in information and that reveals multiple social and cultural meanings; and at the same time, a monument, which projects socially representative images of a conception of a child built in an educational setting and the constitution of a school children's culture. For theoretical study about Childhood, it is used: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. As for photographic reading, we highlight: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta and Mauad. In the context of the educational reality, we favor: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. The documentary corpus consists of photographs filed at the President Kennedy Institute of Higher Education in Natal and a personal collection. Government Messages, Legislation (Laws and Decrees), Newspapers and interviews help to contextualize the time. Finally, it is clear that there is the production of a culture for childhood, based on different discourses and practices that motivate the ways of being and living childhood Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Durante muito tempo a história da criança e a infância foi considerada a história dos sujeitos excluídos socialmente, ocasionando um processo de ocultação, definida por Sarmento (2007) de “invisibilidade” social da infância. A modernidade faz emergir a necessidade de se conhecer a criança e suas necessidades, assegurando o seu lugar social. O presente estudo tem por objetivo analisar as representações de crianças e infâncias nas imagens fotográficas produzidas no e pelo Jardim de infância Modelo de Natal, em meados de 1953 a 1965. A fotografia escolar constitui-se em instrumento de visibilidade social e no texto discute-se a sua presença na produção da identidade cultural do Jardim de Infância Modelo de Natal. Assim, a análise centra-se nas representações de crianças e infâncias em contexto escolar, partindo de uma perspectiva cultural. Defende-se a fotografia como um documento, rico em informações e que releva múltiplos significados sociais e culturais; e ao mesmo tempo, um monumento, que projeta socialmente imagens representativas de uma concepção de criança construída num cenário educativo e da constituição de uma cultura infantil escolar. Para aprofundamento teórico acerca da Infância, utiliza-se: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. Quanto à leitura fotográfica, destacamos: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta e Mauad. No contexto da realidade educativa privilegiamos: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. O corpus documental é composto de fotografias arquivadas no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy de Natal e acervo pessoal. Já as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), Jornais e entrevistas, auxiliam na contextualização da época. Por fim, percebe-se que há a produção de uma cultura para a infância, alicerçada em diferentes discursos e práticas que motivam os modos de ser e viver a infância. 2020-11-28T19:27:49Z 2020-11-28T19:27:49Z 2020-07-24 doctoralThesis MENDES, Sarah de Lima. A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965. 2020. 290f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30757 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO