Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico

The present work deals with the author's practice and (self) training process as a bilingual teacher. From the morphological, textual, discursive point of view, the axis that defines the research trajectory is the autobiographical narrative assumed both as a means of (self) formation and as an...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ribeiro, Elizabete Siqueira
Outros Autores: Silva, Luzia Guacira dos Santos
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30714
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic (Auto) formação
Letramento de surdos
Alfabetização bilíngue
spellingShingle (Auto) formação
Letramento de surdos
Alfabetização bilíngue
Ribeiro, Elizabete Siqueira
Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
description The present work deals with the author's practice and (self) training process as a bilingual teacher. From the morphological, textual, discursive point of view, the axis that defines the research trajectory is the autobiographical narrative assumed both as a means of (self) formation and as an investigation strategy. The main objective of the study was to deepen the discussion about becoming a literacy professional in action, in an informal non-school context and in a formal context. Data analysis was done by grouping categories (JOSSO, 1988) and crossing them, to identify the constitutive dimensions of non-formal experience, in an attempt to answer the proposed question. In which aspects can an informal bilingual non-school literacy experience contribute to the (self) training and to the social and school inclusion of deaf students? The development of the dissertation discourse is given by the dialectical relationship between the socio-structural (what is given by the social context where the subjects' lives are developed) and the socio-symbolic (the world experienced by these same subjects)The whole text is presided by their searcher's subjectivity, who, being declared and explicitly the voice of the protagonist of the whole text in polyphonic relationship with the voices of others: theoretical references and others, whose voices appear in writing. The results of the study revealed two dimensions of the narrative. And the political dimension – that was shown through the militancy in search of that the laws in favor of a deaf child, and of the whole community, were fulfilled.
author2 Silva, Luzia Guacira dos Santos
author_facet Silva, Luzia Guacira dos Santos
Ribeiro, Elizabete Siqueira
format masterThesis
author Ribeiro, Elizabete Siqueira
author_sort Ribeiro, Elizabete Siqueira
title Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_short Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_full Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_fullStr Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_full_unstemmed Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
title_sort entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714
work_keys_str_mv AT ribeiroelizabetesiqueira entreacasaeaescolapercursoautoformativocomoalfabetizadorabilinguedecriancasurdaumestudoautobiografico
_version_ 1773966682770898944
spelling ri-123456789-307142020-11-29T07:46:06Z Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico Ribeiro, Elizabete Siqueira Silva, Luzia Guacira dos Santos http://lattes.cnpq.br/7327729197187600 http://lattes.cnpq.br/1032425601643160 Gonzalez, Fredy Enrique http://lattes.cnpq.br/4034449429973970 Martins, Lucia de Araujo Ramos http://lattes.cnpq.br/4028503466396532 Magalhaes, Rita de Cassia Barbosa Paiva http://lattes.cnpq.br/0351736925269307 Silva, Sani de Carvalho Rutz da http://lattes.cnpq.br/5694972079639390 Pontes, Verônica Maria de Araújo http://lattes.cnpq.br/5868116609416027 (Auto) formação Letramento de surdos Alfabetização bilíngue The present work deals with the author's practice and (self) training process as a bilingual teacher. From the morphological, textual, discursive point of view, the axis that defines the research trajectory is the autobiographical narrative assumed both as a means of (self) formation and as an investigation strategy. The main objective of the study was to deepen the discussion about becoming a literacy professional in action, in an informal non-school context and in a formal context. Data analysis was done by grouping categories (JOSSO, 1988) and crossing them, to identify the constitutive dimensions of non-formal experience, in an attempt to answer the proposed question. In which aspects can an informal bilingual non-school literacy experience contribute to the (self) training and to the social and school inclusion of deaf students? The development of the dissertation discourse is given by the dialectical relationship between the socio-structural (what is given by the social context where the subjects' lives are developed) and the socio-symbolic (the world experienced by these same subjects)The whole text is presided by their searcher's subjectivity, who, being declared and explicitly the voice of the protagonist of the whole text in polyphonic relationship with the voices of others: theoretical references and others, whose voices appear in writing. The results of the study revealed two dimensions of the narrative. And the political dimension – that was shown through the militancy in search of that the laws in favor of a deaf child, and of the whole community, were fulfilled. O presente trabalho versa sobre a prática e processo (auto) formativo da autora como professora bilíngue. Desde o ponto de vista morfológico, textual, discursivo o eixo que define a trajetória da pesquisa é a narrativa autobiográfica assumida tanto como meio de (auto)formação quanto estratégia de investigação. O objetivo principal do estudo foi o de aprofundar a discussão sobre o tornar-se uma profissional alfabetizadora na ação, em contexto não escolar informal e formal. A análise dos dados deu-se por agrupamento de categorias (JOSSO, 1988) e seu cruzamento, para identificação de dimensões constitutivas da experiência não formal, na tentativa de responder à questão proposta: Em quais aspectos uma experiência de alfabetização bilíngue não escolar informal poderá contribuir para a (auto)formação e para a inclusão social e escolar de estudantes surdos? O desenvolvimento do discurso da dissertação está dado pela relação dialética entre o socioestrutural (aquilo que é dado pelo contexto social onde a vida dos sujeitos é desenvolvida) e o sociosimbólico ( o mundo vivido por esses mesmos sujeitos). O texto todo está presidido pela subjetividade da pesquisadora que, assumindo-se declarada e explicitamente como a voz do protagonista de todo o texto em relação polifônica com as vozes de outros: referenciais teóricos e outros, cujas vozes aparecem na escrita. Os resultados do estudo revelaram da narrativa apresentada duas dimensões: A dimensão pedagógica – expressada em cada ação didática, planejamento, replanejamento, atividades executadas e na escolha da metodologia mais adequada para letramento de João Pedro. E a dimensão política - que se mostrou através da militância em busca de que as leis em prol de uma criança surda, e de toda comunidade, fossem cumpridas. 2020-11-26T23:57:49Z 2020-11-26T23:57:49Z 2020-07-01 masterThesis RIBEIRO, Elizabete Siqueira. Entre a casa e a escola: percurso autoformativo como alfabetizadora bilingue de criança surda - um estudo autobiográfico. 2020. 213f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30714 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO