Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras
Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação de professores. O objeto da investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na forma como o sujeito incorpora te...
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte
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Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30598 |
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Escrita acadêmica. Acontecimento discursivo. Formação docente. Proposta de Intervenção. ProfLetras. |
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Escrita acadêmica. Acontecimento discursivo. Formação docente. Proposta de Intervenção. ProfLetras. Santos, Valnecy Oliveira Corrêa Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras |
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Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação de professores. O objeto da investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na forma como o sujeito incorpora teorias e práticas às atividades de pesquisa e intervenção. Questiona-se: como a escrita pode revelar dados acerca do sujeito professor e de seu processo formativo? Parte-se da hipótese de que, ao desenvolver uma pesquisa e propor uma intervenção na realidade escolar, o sujeito precisa considerar os dados presentes no universo investigado, apropriar-se de teorias e mobilizá-las para fundamentar a prática. A escrita permite realizar esses movimentos. Para responder à pergunta de pesquisa, respondemos antes a outros três questionamentos, quais sejam: Diante do desafio de propor uma intervenção na realidade escolar, ao escrever uma dissertação de mestrado no ProfLetras, de que forma o sujeito articula a realidade observada, a teoria e o método de ensino utilizados para fundamentar o trabalho de intervenção? Como o sujeito, frente ao imperativo de desenvolver uma intervenção na realidade, define o objeto de ensino a ser utilizado? Como se constitui a intervenção nas dissertações do ProfLetras (DP)? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar a constituição do sujeito professor mestre em Letras no processo formativo vivido no ProfLetras. Tem-se como objetivos específicos: discutir a forma como o sujeito articula as partes constituintes de uma dissertação ao propor uma intervenção na realidade escolar; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. A análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utilizam-se, como fundamentos teóricos, os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. Essa divisão é dicotômica, o que impede a constituição de um sujeito professor-pesquisador. |
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Campos, Sulemi Fabiano |
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ri-123456789-305982020-11-22T07:53:53Z Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras Santos, Valnecy Oliveira Corrêa Campos, Sulemi Fabiano Fairchild, Thomas Massao Lopes, Iveuta De Abreu Alves, Maria Da Penha Casado Barbosa, Marinalva Vieira Barzotto, Valdir Heitor Escrita acadêmica. Acontecimento discursivo. Formação docente. Proposta de Intervenção. ProfLetras. Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação de professores. O objeto da investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na forma como o sujeito incorpora teorias e práticas às atividades de pesquisa e intervenção. Questiona-se: como a escrita pode revelar dados acerca do sujeito professor e de seu processo formativo? Parte-se da hipótese de que, ao desenvolver uma pesquisa e propor uma intervenção na realidade escolar, o sujeito precisa considerar os dados presentes no universo investigado, apropriar-se de teorias e mobilizá-las para fundamentar a prática. A escrita permite realizar esses movimentos. Para responder à pergunta de pesquisa, respondemos antes a outros três questionamentos, quais sejam: Diante do desafio de propor uma intervenção na realidade escolar, ao escrever uma dissertação de mestrado no ProfLetras, de que forma o sujeito articula a realidade observada, a teoria e o método de ensino utilizados para fundamentar o trabalho de intervenção? Como o sujeito, frente ao imperativo de desenvolver uma intervenção na realidade, define o objeto de ensino a ser utilizado? Como se constitui a intervenção nas dissertações do ProfLetras (DP)? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar a constituição do sujeito professor mestre em Letras no processo formativo vivido no ProfLetras. Tem-se como objetivos específicos: discutir a forma como o sujeito articula as partes constituintes de uma dissertação ao propor uma intervenção na realidade escolar; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. A análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utilizam-se, como fundamentos teóricos, os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. Essa divisão é dicotômica, o que impede a constituição de um sujeito professor-pesquisador. Este trabalho apresenta um estudo sobre a escrita acadêmica, compreendida como parte constitutiva do processo de formação de professores. O objeto da investigação é a escrita de dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), com enfoque na forma como o sujeito incorpora teorias e práticas às atividades de pesquisa e intervenção. Questiona-se: como a escrita pode revelar dados acerca do sujeito professor e de seu processo formativo? Parte-se da hipótese de que, ao desenvolver uma pesquisa e propor uma intervenção na realidade escolar, o sujeito precisa considerar os dados presentes no universo investigado, apropriar-se de teorias e mobilizá-las para fundamentar a prática. A escrita permite realizar esses movimentos. Para responder à pergunta de pesquisa, respondemos antes a outros três questionamentos, quais sejam: Diante do desafio de propor uma intervenção na realidade escolar, ao escrever uma dissertação de mestrado no ProfLetras, de que forma o sujeito articula a realidade observada, a teoria e o método de ensino utilizados para fundamentar o trabalho de intervenção? Como o sujeito, frente ao imperativo de desenvolver uma intervenção na realidade, define o objeto de ensino a ser utilizado? Como se constitui a intervenção nas dissertações do ProfLetras (DP)? O corpus utilizado para investigação é constituído por trinta DP produzidas nas diferentes regiões do Brasil. A análise objetiva investigar a constituição do sujeito professor mestre em Letras no processo formativo vivido no ProfLetras. Tem-se como objetivos específicos: discutir a forma como o sujeito articula as partes constituintes de uma dissertação ao propor uma intervenção na realidade escolar; apontar, a partir da análise da escrita de DP, os processos discursivos presentes na constituição do objeto de ensino de língua portuguesa; analisar os processos discursivos que constituem o discurso da intervenção em dissertações do ProfLetras. A análise do corpus busca depreender o discurso a partir da materialidade textual. Utilizam-se, como fundamentos teóricos, os postulados de Pêcheux para a leitura em Análise do Discurso (2009, 2014, 2015), bem como o método de Análise Relacional proposto por Apple (1982). As análises permitiram depreender que as DP apoiam-se em diferentes teorias, mas apresentam intervenção com estruturas similares, nas quais há a presença de uma lógica do consenso acerca do objeto e do método de ensino-aprendizagem; as dificuldades dos alunos em leitura e escrita que sustentam a elaboração da intervenção não provêm de um diagnóstico da realidade escolar, mas de um discurso anterior ao processo de elaboração, marcando, nos deslocamentos da escrita, o acontecimento discursivo; o discurso da intervenção aponta o professor como sujeito não agente ou pouco agente no ensino de língua portuguesa, indicando ser necessário intervir na prática docente; a escrita das DP não traz marcas de apropriação teórica, a teoria é reiterada, ficando seu uso restrito a um protocolo da escrita acadêmica, o que impede sua mobilização para a prática docente. O sujeito-responsável apresenta-se, na escrita das DP, como um sujeito dividido entre as posições de professor e de pesquisador. Essa divisão é dicotômica, o que impede a constituição de um sujeito professor-pesquisador. 2020-11-18T14:28:23Z 2020-11-18T14:28:23Z 2020-09-14 doctoralThesis SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa. Escrita e acontecimento discursivo: uma análise discursiva do processo formativo do professor em dissertações do ProfLetras. 2020. 207f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30598 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM |