Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidad...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
SOBRAPO
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-30555 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-305552020-11-15T08:07:03Z Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Dantas, Saulo de Tarso Alves Aloise, Daniel Galvão, José Claudio Martins, Ana Maria da Silva PRAE Mobilidade reduzida Modelo computacional Heurística DARP Dial-a-ride Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte 2020-11-10T13:48:04Z 2020-11-10T13:48:04Z 2014 article DANTAS, S. de T.; ROCHA, C.; ALOISE, D.; GALVÃO, J.; MARTINS, A.. Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE. Revista Eletrônica Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, 6(2), 243-267. Disponível em: https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/301 Acesso em: 02 set. 2020 1984-3534 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555 pt_BR application/pdf SOBRAPO |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
PRAE Mobilidade reduzida Modelo computacional Heurística DARP Dial-a-ride |
spellingShingle |
PRAE Mobilidade reduzida Modelo computacional Heurística DARP Dial-a-ride Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Dantas, Saulo de Tarso Alves Aloise, Daniel Galvão, José Claudio Martins, Ana Maria da Silva Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
description |
Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está
envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de
negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial
porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver
um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço
de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas
atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE
consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos
tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita
mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual
real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade
de atendimento deste serviço de transporte |
format |
article |
author |
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Dantas, Saulo de Tarso Alves Aloise, Daniel Galvão, José Claudio Martins, Ana Maria da Silva |
author_facet |
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Dantas, Saulo de Tarso Alves Aloise, Daniel Galvão, José Claudio Martins, Ana Maria da Silva |
author_sort |
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros |
title |
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
title_short |
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
title_full |
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
title_fullStr |
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
title_full_unstemmed |
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE |
title_sort |
uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - prae |
publisher |
SOBRAPO |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555 |
work_keys_str_mv |
AT rochacarolinethennecydemedeiros umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae AT dantassaulodetarsoalves umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae AT aloisedaniel umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae AT galvaojoseclaudio umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae AT martinsanamariadasilva umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae |
_version_ |
1773959486422122496 |