Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE

Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidad...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros, Dantas, Saulo de Tarso Alves, Aloise, Daniel, Galvão, José Claudio, Martins, Ana Maria da Silva
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: SOBRAPO
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30555
record_format dspace
spelling ri-123456789-305552020-11-15T08:07:03Z Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros Dantas, Saulo de Tarso Alves Aloise, Daniel Galvão, José Claudio Martins, Ana Maria da Silva PRAE Mobilidade reduzida Modelo computacional Heurística DARP Dial-a-ride Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte 2020-11-10T13:48:04Z 2020-11-10T13:48:04Z 2014 article DANTAS, S. de T.; ROCHA, C.; ALOISE, D.; GALVÃO, J.; MARTINS, A.. Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE. Revista Eletrônica Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento, 6(2), 243-267. Disponível em: https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento/article/view/301 Acesso em: 02 set. 2020 1984-3534 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555 pt_BR application/pdf SOBRAPO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic PRAE
Mobilidade reduzida
Modelo computacional
Heurística
DARP
Dial-a-ride
spellingShingle PRAE
Mobilidade reduzida
Modelo computacional
Heurística
DARP
Dial-a-ride
Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros
Dantas, Saulo de Tarso Alves
Aloise, Daniel
Galvão, José Claudio
Martins, Ana Maria da Silva
Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
description Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte
format article
author Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros
Dantas, Saulo de Tarso Alves
Aloise, Daniel
Galvão, José Claudio
Martins, Ana Maria da Silva
author_facet Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros
Dantas, Saulo de Tarso Alves
Aloise, Daniel
Galvão, José Claudio
Martins, Ana Maria da Silva
author_sort Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros
title Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
title_short Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
title_full Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
title_fullStr Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
title_full_unstemmed Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE
title_sort uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - prae
publisher SOBRAPO
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555
work_keys_str_mv AT rochacarolinethennecydemedeiros umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae
AT dantassaulodetarsoalves umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae
AT aloisedaniel umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae
AT galvaojoseclaudio umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae
AT martinsanamariadasilva umaferramentacomputacionalparoagendamentodeoperacoesdoprogramadeacessibilidadeespecialportaaportaprae
_version_ 1773959486422122496