Uma ferramenta computacional par o agendamento de operações do programa de acessibilidade especial porta a porta - PRAE

Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidad...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rocha, Caroline Thennecy de Medeiros, Dantas, Saulo de Tarso Alves, Aloise, Daniel, Galvão, José Claudio, Martins, Ana Maria da Silva
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: SOBRAPO
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30555
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Descrição
Resumo:Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – PRAE do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo PRAE, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O PRAE consiste em um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, um dos tipos mais complexos dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução foi feita mediante a comparação entre os resultados auferidos pelo modelo computacional e a programação manual real atual. Os resultados mostraram que o modelo idealizado neste trabalho foi capaz de elevar a capacidade de atendimento deste serviço de transporte