A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil

The increase in the number of cars used in Brazilian cities resulted in an aggravation of road congestion, impacts on public health, and environmental quality. The awareness around this issue resulted in the decreed of the Law 12.587/2012, which led to the National Urban Mobility Policy (PNMU). In t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Valença, Gabriel, Santos, Enilson Medeiros dos
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30439
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30439
record_format dspace
spelling ri-123456789-304392020-10-18T07:53:58Z A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil Valença, Gabriel Santos, Enilson Medeiros dos Desenvolvimento sustentável Mobilidade Planejamento urbano The increase in the number of cars used in Brazilian cities resulted in an aggravation of road congestion, impacts on public health, and environmental quality. The awareness around this issue resulted in the decreed of the Law 12.587/2012, which led to the National Urban Mobility Policy (PNMU). In this paper, the principles, objectives and guidelines of the PNMU are compared with the design principles of complete streets policies, already established and widely used in North America for the reorganization of road networks. It is found that the concept exhibits compliance to the PNMU and that it can be a policy measure and a design tool that supports the achievement of the objectives of the Law. The article concludes with an application of the principles of complete streets on a road in Natal, RN, Brazil. A maior ocorrência de congestionamentos viários e os agravos à saúde pública e da redução da qualidade ambiental urbana, são fatos notórios produzidos pela ampliação do uso de automóveis nas cidades brasileiras. A conscientização da sociedade em torno desse tema resultou que fosse sancionada a Lei Federal 12.587/2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), com o objetivo de elaborar políticas e planos locais de mobilidade sustentável. Neste artigo, os princípios, objetivos e diretrizes da PNMU são cotejados com os princípios projetuais derivados das complete streets, já estabelecido e largamente utilizado na América do Norte para reorganização de redes viárias. Verifica-se que o conceito exibe conformidade à PNMU e que, portanto, pode ser uma medida de política e uma ferramenta projetual que apoie a consecução dos objetivos da Lei. Conclui-se o artigo com uma aplicação dos princípios das complete streets a um tramo viário em Natal, RN, Brasil 2020-10-16T20:00:37Z 2020-10-16T20:00:37Z 2020 article VALENCA, G.; SANTOS, E. M.. A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-RN, Brasil. EURE Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales, v. 46, p. 73-89, 2020. Disponível em: https://www.eure.cl/index.php/eure/article/view/3115/1299. Acesso em: 05 out. 2020. 0717-6236 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30439 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Desenvolvimento sustentável
Mobilidade
Planejamento urbano
spellingShingle Desenvolvimento sustentável
Mobilidade
Planejamento urbano
Valença, Gabriel
Santos, Enilson Medeiros dos
A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
description The increase in the number of cars used in Brazilian cities resulted in an aggravation of road congestion, impacts on public health, and environmental quality. The awareness around this issue resulted in the decreed of the Law 12.587/2012, which led to the National Urban Mobility Policy (PNMU). In this paper, the principles, objectives and guidelines of the PNMU are compared with the design principles of complete streets policies, already established and widely used in North America for the reorganization of road networks. It is found that the concept exhibits compliance to the PNMU and that it can be a policy measure and a design tool that supports the achievement of the objectives of the Law. The article concludes with an application of the principles of complete streets on a road in Natal, RN, Brazil.
format article
author Valença, Gabriel
Santos, Enilson Medeiros dos
author_facet Valença, Gabriel
Santos, Enilson Medeiros dos
author_sort Valença, Gabriel
title A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
title_short A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
title_full A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
title_fullStr A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
title_full_unstemmed A relação entre o conceito de ruas completas e a Política Nacional de Mobilidade Urbana: aplicação a um projeto viário em Natal-rn, Brasil
title_sort relação entre o conceito de ruas completas e a política nacional de mobilidade urbana: aplicação a um projeto viário em natal-rn, brasil
publisher Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30439
work_keys_str_mv AT valencagabriel arelacaoentreoconceitoderuascompletaseapoliticanacionaldemobilidadeurbanaaplicacaoaumprojetoviarioemnatalrnbrasil
AT santosenilsonmedeirosdos arelacaoentreoconceitoderuascompletaseapoliticanacionaldemobilidadeurbanaaplicacaoaumprojetoviarioemnatalrnbrasil
AT valencagabriel relacaoentreoconceitoderuascompletaseapoliticanacionaldemobilidadeurbanaaplicacaoaumprojetoviarioemnatalrnbrasil
AT santosenilsonmedeirosdos relacaoentreoconceitoderuascompletaseapoliticanacionaldemobilidadeurbanaaplicacaoaumprojetoviarioemnatalrnbrasil
_version_ 1773961523439337472