A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina

Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem...

Mô tả đầy đủ

Đã lưu trong:
Chi tiết về thư mục
Những tác giả chính: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Hékis, Hélio Roberto, Queiroz, Jamerson Viegas
Định dạng: article
Ngôn ngữ:pt_BR
Được phát hành: CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão
Những chủ đề:
Truy cập trực tuyến:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303
Các nhãn: Thêm thẻ
Không có thẻ, Là người đầu tiên thẻ bản ghi này!
id ri-123456789-30303
record_format dspace
spelling ri-123456789-303032020-10-11T07:38:44Z A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas Inovação Competitividade Tintas e vernizes Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem apresentando crescimento substancial nos últimos anos. Trata-se de um setor consolidado, operando com mais de 400 empresas, garantindo ao Brasil a quarta posição mundial na produção de tintas. Devido a esta importância, este setor entende a inovação como sendo um das estratégias de diferenciação na busca pela competitividade internacional. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se as empresas selecionadas do setor no sul catarinense são consideradas inovadoras. A metodologia utilizada para chegar aos objetivos propostos consistiu em uma pesquisa descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a análise das informações nos sites das empresas pesquisadas, sindicato e associação das empresas de tintas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio de fornecer conhecimentos a respeito do assunto pesquisado. A forma de abordagem do problema foi qualitativa e teve como proposta de pesquisa responder ao seguinte questionamento: as empresas de tintas e vernizes do sul de Santa Catarina, selecionadas pela pesquisa, apresentam o mesmo perfil inovador? Os resultados encontrados indicaram que 2 (duas) das 5 (cinco) empresas pesquisadas têm a inovação como o elemento fundamental para busca de competitividade e espaço no mercado internacional. Nestas empresas foi verificado que além, da busca por cumprimento de normas e padrões, existem mecanismos e incentivos à inovação. Verificou-se também que, à medida que as empresas possuem mais tempo no mercado mais elas utilizam a inovação como diferencial competitivo. As considerações do trabalho apontaram que a inovação está diretamente relacionada com a competitividade empresarial e as empresas que atuam em mercados externos adotam a prática de desenvolvimento de novos produtos e processos. Concluiu-se também que um dos fatores de competitividade da economia nacional deve ser o investimento em pesquisas e inovações no setor de tintas e vernizes para que este setor possa continuar contribuindo com o desenvolvimento do país 2020-10-07T15:20:45Z 2020-10-07T15:20:45Z 2010 article QUEIROZ, F. C. B. P. ; HÉKIS, H. R. ; QUEIROZ, J. V.. A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina. CEPPG Revista (Catalão), v. 23, p. 08-23, 2010. Disponível em: https://www.cesuc.br/Cesuc,INF,TVRFMQ.rb. Acesso em: 27 set. 2020. 1517-8471 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303 pt_BR application/pdf CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Inovação
Competitividade
Tintas e vernizes
spellingShingle Inovação
Competitividade
Tintas e vernizes
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
description Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem apresentando crescimento substancial nos últimos anos. Trata-se de um setor consolidado, operando com mais de 400 empresas, garantindo ao Brasil a quarta posição mundial na produção de tintas. Devido a esta importância, este setor entende a inovação como sendo um das estratégias de diferenciação na busca pela competitividade internacional. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se as empresas selecionadas do setor no sul catarinense são consideradas inovadoras. A metodologia utilizada para chegar aos objetivos propostos consistiu em uma pesquisa descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a análise das informações nos sites das empresas pesquisadas, sindicato e associação das empresas de tintas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio de fornecer conhecimentos a respeito do assunto pesquisado. A forma de abordagem do problema foi qualitativa e teve como proposta de pesquisa responder ao seguinte questionamento: as empresas de tintas e vernizes do sul de Santa Catarina, selecionadas pela pesquisa, apresentam o mesmo perfil inovador? Os resultados encontrados indicaram que 2 (duas) das 5 (cinco) empresas pesquisadas têm a inovação como o elemento fundamental para busca de competitividade e espaço no mercado internacional. Nestas empresas foi verificado que além, da busca por cumprimento de normas e padrões, existem mecanismos e incentivos à inovação. Verificou-se também que, à medida que as empresas possuem mais tempo no mercado mais elas utilizam a inovação como diferencial competitivo. As considerações do trabalho apontaram que a inovação está diretamente relacionada com a competitividade empresarial e as empresas que atuam em mercados externos adotam a prática de desenvolvimento de novos produtos e processos. Concluiu-se também que um dos fatores de competitividade da economia nacional deve ser o investimento em pesquisas e inovações no setor de tintas e vernizes para que este setor possa continuar contribuindo com o desenvolvimento do país
format article
author Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
author_facet Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Queiroz, Jamerson Viegas
author_sort Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
title A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
title_short A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
title_full A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
title_fullStr A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
title_full_unstemmed A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
title_sort geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de santa catarina
publisher CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303
work_keys_str_mv AT queirozfernandacristinabarbosapereira ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
AT hekishelioroberto ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
AT queirozjamersonviegas ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
AT queirozfernandacristinabarbosapereira geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
AT hekishelioroberto geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
AT queirozjamersonviegas geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina
_version_ 1773963755512659968