A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina
Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem...
Đã lưu trong:
Những tác giả chính: | , , |
---|---|
Định dạng: | article |
Ngôn ngữ: | pt_BR |
Được phát hành: |
CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão
|
Những chủ đề: | |
Truy cập trực tuyến: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303 |
Các nhãn: |
Thêm thẻ
Không có thẻ, Là người đầu tiên thẻ bản ghi này!
|
id |
ri-123456789-30303 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-303032020-10-11T07:38:44Z A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas Inovação Competitividade Tintas e vernizes Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem apresentando crescimento substancial nos últimos anos. Trata-se de um setor consolidado, operando com mais de 400 empresas, garantindo ao Brasil a quarta posição mundial na produção de tintas. Devido a esta importância, este setor entende a inovação como sendo um das estratégias de diferenciação na busca pela competitividade internacional. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se as empresas selecionadas do setor no sul catarinense são consideradas inovadoras. A metodologia utilizada para chegar aos objetivos propostos consistiu em uma pesquisa descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a análise das informações nos sites das empresas pesquisadas, sindicato e associação das empresas de tintas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio de fornecer conhecimentos a respeito do assunto pesquisado. A forma de abordagem do problema foi qualitativa e teve como proposta de pesquisa responder ao seguinte questionamento: as empresas de tintas e vernizes do sul de Santa Catarina, selecionadas pela pesquisa, apresentam o mesmo perfil inovador? Os resultados encontrados indicaram que 2 (duas) das 5 (cinco) empresas pesquisadas têm a inovação como o elemento fundamental para busca de competitividade e espaço no mercado internacional. Nestas empresas foi verificado que além, da busca por cumprimento de normas e padrões, existem mecanismos e incentivos à inovação. Verificou-se também que, à medida que as empresas possuem mais tempo no mercado mais elas utilizam a inovação como diferencial competitivo. As considerações do trabalho apontaram que a inovação está diretamente relacionada com a competitividade empresarial e as empresas que atuam em mercados externos adotam a prática de desenvolvimento de novos produtos e processos. Concluiu-se também que um dos fatores de competitividade da economia nacional deve ser o investimento em pesquisas e inovações no setor de tintas e vernizes para que este setor possa continuar contribuindo com o desenvolvimento do país 2020-10-07T15:20:45Z 2020-10-07T15:20:45Z 2010 article QUEIROZ, F. C. B. P. ; HÉKIS, H. R. ; QUEIROZ, J. V.. A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina. CEPPG Revista (Catalão), v. 23, p. 08-23, 2010. Disponível em: https://www.cesuc.br/Cesuc,INF,TVRFMQ.rb. Acesso em: 27 set. 2020. 1517-8471 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303 pt_BR application/pdf CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Inovação Competitividade Tintas e vernizes |
spellingShingle |
Inovação Competitividade Tintas e vernizes Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
description |
Observa-se a transição de um paradigma de relativa estabilidade, comum no modelo de produção em massa, para um ambiente dominado pelas exigências cada vez maiores dos consumidores por produtos diferenciados e pelo ciclo de vida cada vez menor dos produtos. O setor de tintas e vernizes no Brasil vem apresentando crescimento substancial nos últimos anos. Trata-se de um setor consolidado, operando com mais de 400 empresas, garantindo ao Brasil a quarta posição mundial na produção de tintas. Devido a esta importância, este setor entende a inovação como sendo um das estratégias de diferenciação na busca pela competitividade internacional. O objetivo da presente pesquisa foi verificar se as empresas selecionadas do setor no sul catarinense são consideradas inovadoras. A metodologia utilizada para chegar aos objetivos propostos consistiu em uma pesquisa descritiva. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a análise das informações nos sites das empresas pesquisadas, sindicato e associação das empresas de tintas. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio de fornecer conhecimentos a respeito do assunto pesquisado. A forma de abordagem do problema foi qualitativa e teve como proposta de pesquisa responder ao seguinte questionamento: as empresas de tintas e vernizes do sul de Santa Catarina, selecionadas
pela pesquisa, apresentam o mesmo perfil inovador? Os resultados encontrados indicaram que 2 (duas) das 5 (cinco) empresas pesquisadas têm a inovação como o elemento fundamental para busca de competitividade e espaço no mercado internacional. Nestas empresas foi verificado que além, da busca por cumprimento de normas e padrões, existem mecanismos e incentivos à inovação. Verificou-se também
que, à medida que as empresas possuem mais tempo no mercado mais elas utilizam a inovação como diferencial competitivo. As considerações do trabalho apontaram que a inovação está diretamente relacionada com a competitividade empresarial e as empresas que atuam em mercados externos adotam a prática de desenvolvimento de novos produtos e processos. Concluiu-se também que um dos fatores de competitividade da economia nacional deve ser o investimento em pesquisas e inovações no setor de tintas
e vernizes para que este setor possa continuar contribuindo com o desenvolvimento do país |
format |
article |
author |
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas |
author_facet |
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Queiroz, Jamerson Viegas |
author_sort |
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira |
title |
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
title_short |
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
title_full |
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
title_fullStr |
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
title_full_unstemmed |
A geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de Santa Catarina |
title_sort |
geração de inovação como estratégia de diferenciação: um estudo com empresas do setor de tintas, vernizes e solventes do sul de santa catarina |
publisher |
CESUC - Centro de Ensino Superior de Catalão |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30303 |
work_keys_str_mv |
AT queirozfernandacristinabarbosapereira ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina AT hekishelioroberto ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina AT queirozjamersonviegas ageracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina AT queirozfernandacristinabarbosapereira geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina AT hekishelioroberto geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina AT queirozjamersonviegas geracaodeinovacaocomoestrategiadediferenciacaoumestudocomempresasdosetordetintasvernizesesolventesdosuldesantacatarina |
_version_ |
1773963755512659968 |