Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN

This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Jamerson Viegas, Araujo, Monique Gomes de, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Hékis, Hélio Roberto, Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: UDESC
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30302
record_format dspace
spelling ri-123456789-303022020-10-11T07:38:44Z Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN Challenges for higher education institutions after the REUNI: a case study about the integration of teaching, research and extension in UFRN Queiroz, Jamerson Viegas Araujo, Monique Gomes de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de Pesquisa Aplicada IES Público Educação This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved around whether there was a possibility of improving the quality of education in public higher education institutions involving research projects and extension of the methodological practices in the classroom. Such questioning is justified by the importance that universities have for society, regarding the creation and transmission of knowledge. The project methodology was based on several moments of planning, implementation and evaluation of changes aimed at continuous process improvement. In the end, it was concluded that applied research has proved a useful tool to improve teaching methodology and to facilitate the assimilation of theoretical knowledge obtained in the course Este artigo aborda os principais resultados obtidos por um projeto de pesquisa e extensão aplicado no curso de Engenharia de Produção (UFRN). O artigo objetiva mostrar como essas práticas de ensino possibilitam um melhoria no processo de aprendizagem, estreitando as relações Universidade-Sociedade. A problemática girava em torno se havia a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino nas IES públicas associando os projetos de pesquisa e de extensão às práticas metodológicas em sala de aula. Tal questionamento justifica-se pela importância que as universidades têm para a sociedade, no tocante à criação e transmissão de conhecimentos. A metodologia do projeto se baseou em diversos momentos de planejamento, implementação e avaliação das mudanças objetivando a melhoria contínua do processo. Ao final, pôde-se concluir que a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina 2020-10-07T15:14:41Z 2020-10-07T15:14:41Z 2011-12-27 article QUEIROZ, J. V. ; ARAÚJO, M. G. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; HÉKIS, H. R. ; OLIVEIRA, L. A. B. . Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2198. Acesso em: 27 set. 2020. 2594-6512 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf UDESC
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Pesquisa Aplicada
IES Público
Educação
spellingShingle Pesquisa Aplicada
IES Público
Educação
Queiroz, Jamerson Viegas
Araujo, Monique Gomes de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
description This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved around whether there was a possibility of improving the quality of education in public higher education institutions involving research projects and extension of the methodological practices in the classroom. Such questioning is justified by the importance that universities have for society, regarding the creation and transmission of knowledge. The project methodology was based on several moments of planning, implementation and evaluation of changes aimed at continuous process improvement. In the end, it was concluded that applied research has proved a useful tool to improve teaching methodology and to facilitate the assimilation of theoretical knowledge obtained in the course
format article
author Queiroz, Jamerson Viegas
Araujo, Monique Gomes de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
author_facet Queiroz, Jamerson Viegas
Araujo, Monique Gomes de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Hékis, Hélio Roberto
Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de
author_sort Queiroz, Jamerson Viegas
title Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
title_short Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
title_full Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
title_fullStr Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
title_full_unstemmed Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
title_sort desafios para as instituições de ensino superior após o reuni: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na ufrn
publisher UDESC
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302
work_keys_str_mv AT queirozjamersonviegas desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn
AT araujomoniquegomesde desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn
AT queirozfernandacristinabarbosapereira desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn
AT hekishelioroberto desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn
AT oliveiralucasambrosiobezerrade desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn
AT queirozjamersonviegas challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn
AT araujomoniquegomesde challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn
AT queirozfernandacristinabarbosapereira challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn
AT hekishelioroberto challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn
AT oliveiralucasambrosiobezerrade challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn
_version_ 1773967164346204160