Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN
This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved...
Na minha lista:
Principais autores: | , , , , |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
UDESC
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-30302 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-303022020-10-11T07:38:44Z Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN Challenges for higher education institutions after the REUNI: a case study about the integration of teaching, research and extension in UFRN Queiroz, Jamerson Viegas Araujo, Monique Gomes de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de Pesquisa Aplicada IES Público Educação This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved around whether there was a possibility of improving the quality of education in public higher education institutions involving research projects and extension of the methodological practices in the classroom. Such questioning is justified by the importance that universities have for society, regarding the creation and transmission of knowledge. The project methodology was based on several moments of planning, implementation and evaluation of changes aimed at continuous process improvement. In the end, it was concluded that applied research has proved a useful tool to improve teaching methodology and to facilitate the assimilation of theoretical knowledge obtained in the course Este artigo aborda os principais resultados obtidos por um projeto de pesquisa e extensão aplicado no curso de Engenharia de Produção (UFRN). O artigo objetiva mostrar como essas práticas de ensino possibilitam um melhoria no processo de aprendizagem, estreitando as relações Universidade-Sociedade. A problemática girava em torno se havia a possibilidade de melhorar a qualidade de ensino nas IES públicas associando os projetos de pesquisa e de extensão às práticas metodológicas em sala de aula. Tal questionamento justifica-se pela importância que as universidades têm para a sociedade, no tocante à criação e transmissão de conhecimentos. A metodologia do projeto se baseou em diversos momentos de planejamento, implementação e avaliação das mudanças objetivando a melhoria contínua do processo. Ao final, pôde-se concluir que a pesquisa aplicada se mostrou uma ferramenta capaz de aperfeiçoar a metodologia de ensino e facilitar a assimilação dos conhecimentos teóricos obtidos na disciplina 2020-10-07T15:14:41Z 2020-10-07T15:14:41Z 2011-12-27 article QUEIROZ, J. V. ; ARAÚJO, M. G. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; HÉKIS, H. R. ; OLIVEIRA, L. A. B. . Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 5, p. 1-15, 2011. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/2198. Acesso em: 27 set. 2020. 2594-6512 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302 pt_BR Attribution 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ application/pdf UDESC |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Pesquisa Aplicada IES Público Educação |
spellingShingle |
Pesquisa Aplicada IES Público Educação Queiroz, Jamerson Viegas Araujo, Monique Gomes de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
description |
This article discusses the main results of a research project and extent used in the course of Industrial
Engineering (UFRN). The article aims to show how these teaching practices enable an improvement in the
learning process, strengthening links between University and Society. The issue revolved around whether there was a possibility of improving the quality of education in public higher education institutions involving research projects and extension of the methodological practices in the classroom. Such questioning is justified by the importance that universities have for society, regarding the creation and transmission of knowledge. The project methodology was based on several moments of planning, implementation and evaluation of changes aimed at continuous process improvement. In the end, it was concluded that applied research has proved a useful tool to improve teaching methodology and to facilitate the assimilation of theoretical knowledge obtained in the course |
format |
article |
author |
Queiroz, Jamerson Viegas Araujo, Monique Gomes de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de |
author_facet |
Queiroz, Jamerson Viegas Araujo, Monique Gomes de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Hékis, Hélio Roberto Oliveira, Lucas Ambrósio Bezerra de |
author_sort |
Queiroz, Jamerson Viegas |
title |
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
title_short |
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
title_full |
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
title_fullStr |
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
title_full_unstemmed |
Desafios para as instituições de ensino superior após o REUNI: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na UFRN |
title_sort |
desafios para as instituições de ensino superior após o reuni: articulação entre ensino, pesquisa e extensão na ufrn |
publisher |
UDESC |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30302 |
work_keys_str_mv |
AT queirozjamersonviegas desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn AT araujomoniquegomesde desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn AT queirozfernandacristinabarbosapereira desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn AT hekishelioroberto desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn AT oliveiralucasambrosiobezerrade desafiosparaasinstituicoesdeensinosuperioraposoreuniarticulacaoentreensinopesquisaeextensaonaufrn AT queirozjamersonviegas challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn AT araujomoniquegomesde challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn AT queirozfernandacristinabarbosapereira challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn AT hekishelioroberto challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn AT oliveiralucasambrosiobezerrade challengesforhighereducationinstitutionsafterthereuniacasestudyabouttheintegrationofteachingresearchandextensioninufrn |
_version_ |
1773967164346204160 |