Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN

O excelente cenário brasileiro vivenciado pelo setor da construção civil esta acirrando cada vez mais a competitividade, afetando o ambiente interno das organizações, fazendo com que estas busquem excelência por meio de gestão da informação, do conhecimento e da qualidade. Este trabalho tem como obj...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Hékis, Hélio Roberto, Amaral, Mayara Souza do, Queiroz, Jamerson Viegas, Souza, Ricardo Pires de, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista INGEPRO
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30285
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-30285
record_format dspace
spelling ri-123456789-302852020-10-11T07:38:42Z Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN Hékis, Hélio Roberto Amaral, Mayara Souza do Queiroz, Jamerson Viegas Souza, Ricardo Pires de Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Gestão da Informação Gestão do Conhecimento Gestão da Qualidade ISO 9000 O excelente cenário brasileiro vivenciado pelo setor da construção civil esta acirrando cada vez mais a competitividade, afetando o ambiente interno das organizações, fazendo com que estas busquem excelência por meio de gestão da informação, do conhecimento e da qualidade. Este trabalho tem como objetivo identificar como as gestões da informação e do conhecimento podem facilitar na implantação da ISO 9001 em uma construtora. A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva exploratória com estudo de caso em uma construtora de médio porte estabelecida em Natal – RN, com aplicação de um questionário semi-estruturado. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a empresa não contemplava sistema gerencial de informação e nem planejamento estratégico. Apesar disso, 25% dos colaboradores entrevistados responderam que a empresa possuía um sistema gerencial de informação e 57% acreditavam que a empresa possuía planejamento estratégico. A gestão da qualidade esta sendo implementada através dos registros dos procedimentos internos e 86% dos colaboradores estão convictos que a empresa realmente possui esses procedimentos registrados. Com relação às considerações finais, o trabalho demonstrou o real interesse pela implementação da ISO 9001, porém a ausência de um sistema de informação gerencial e a inexistência do planejamento estratégico na organização dificulta o ápice das operações 2020-10-06T18:25:04Z 2020-10-06T18:25:04Z 2011-05 article HÉKIS, H. R.; AMARAL, M. S.; SOUZA, R. P.; QUEIROZ, J. V.; QUEIROZ, F. C. B. P.. Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN. Revista Ingepro : Inovação, Gestão e Produção, v. 03, p. 1-11, 2011. Disponível em: http://www.ingepro.com.br/Mai_2011.html. Acesso em: 26 set. 2020. 1984-6193 https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30285 pt_BR application/pdf Revista INGEPRO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gestão da Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão da Qualidade
ISO 9000
spellingShingle Gestão da Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão da Qualidade
ISO 9000
Hékis, Hélio Roberto
Amaral, Mayara Souza do
Queiroz, Jamerson Viegas
Souza, Ricardo Pires de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
description O excelente cenário brasileiro vivenciado pelo setor da construção civil esta acirrando cada vez mais a competitividade, afetando o ambiente interno das organizações, fazendo com que estas busquem excelência por meio de gestão da informação, do conhecimento e da qualidade. Este trabalho tem como objetivo identificar como as gestões da informação e do conhecimento podem facilitar na implantação da ISO 9001 em uma construtora. A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva exploratória com estudo de caso em uma construtora de médio porte estabelecida em Natal – RN, com aplicação de um questionário semi-estruturado. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a empresa não contemplava sistema gerencial de informação e nem planejamento estratégico. Apesar disso, 25% dos colaboradores entrevistados responderam que a empresa possuía um sistema gerencial de informação e 57% acreditavam que a empresa possuía planejamento estratégico. A gestão da qualidade esta sendo implementada através dos registros dos procedimentos internos e 86% dos colaboradores estão convictos que a empresa realmente possui esses procedimentos registrados. Com relação às considerações finais, o trabalho demonstrou o real interesse pela implementação da ISO 9001, porém a ausência de um sistema de informação gerencial e a inexistência do planejamento estratégico na organização dificulta o ápice das operações
format article
author Hékis, Hélio Roberto
Amaral, Mayara Souza do
Queiroz, Jamerson Viegas
Souza, Ricardo Pires de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author_facet Hékis, Hélio Roberto
Amaral, Mayara Souza do
Queiroz, Jamerson Viegas
Souza, Ricardo Pires de
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author_sort Hékis, Hélio Roberto
title Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
title_short Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
title_full Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
title_fullStr Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
title_full_unstemmed Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN
title_sort estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em natal/ rn
publisher Revista INGEPRO
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30285
work_keys_str_mv AT hekishelioroberto estrategiaparacrescimentoatravesdagestaodaqualidadealinhadacomagestaodainformacaoedoconhecimentoumestudodecasoemumaempresadoramodaconstrucaocivilemnatalrn
AT amaralmayarasouzado estrategiaparacrescimentoatravesdagestaodaqualidadealinhadacomagestaodainformacaoedoconhecimentoumestudodecasoemumaempresadoramodaconstrucaocivilemnatalrn
AT queirozjamersonviegas estrategiaparacrescimentoatravesdagestaodaqualidadealinhadacomagestaodainformacaoedoconhecimentoumestudodecasoemumaempresadoramodaconstrucaocivilemnatalrn
AT souzaricardopiresde estrategiaparacrescimentoatravesdagestaodaqualidadealinhadacomagestaodainformacaoedoconhecimentoumestudodecasoemumaempresadoramodaconstrucaocivilemnatalrn
AT queirozfernandacristinabarbosapereira estrategiaparacrescimentoatravesdagestaodaqualidadealinhadacomagestaodainformacaoedoconhecimentoumestudodecasoemumaempresadoramodaconstrucaocivilemnatalrn
_version_ 1773964977150885888