Estratégia para crescimento através da gestão da qualidade alinhada com a gestão da informação e do conhecimento: Um estudo de caso em uma empresa do ramo da construção civil em Natal/ RN

O excelente cenário brasileiro vivenciado pelo setor da construção civil esta acirrando cada vez mais a competitividade, afetando o ambiente interno das organizações, fazendo com que estas busquem excelência por meio de gestão da informação, do conhecimento e da qualidade. Este trabalho tem como obj...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Hékis, Hélio Roberto, Amaral, Mayara Souza do, Queiroz, Jamerson Viegas, Souza, Ricardo Pires de, Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Revista INGEPRO
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30285
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O excelente cenário brasileiro vivenciado pelo setor da construção civil esta acirrando cada vez mais a competitividade, afetando o ambiente interno das organizações, fazendo com que estas busquem excelência por meio de gestão da informação, do conhecimento e da qualidade. Este trabalho tem como objetivo identificar como as gestões da informação e do conhecimento podem facilitar na implantação da ISO 9001 em uma construtora. A metodologia adotada foi à pesquisa descritiva exploratória com estudo de caso em uma construtora de médio porte estabelecida em Natal – RN, com aplicação de um questionário semi-estruturado. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que a empresa não contemplava sistema gerencial de informação e nem planejamento estratégico. Apesar disso, 25% dos colaboradores entrevistados responderam que a empresa possuía um sistema gerencial de informação e 57% acreditavam que a empresa possuía planejamento estratégico. A gestão da qualidade esta sendo implementada através dos registros dos procedimentos internos e 86% dos colaboradores estão convictos que a empresa realmente possui esses procedimentos registrados. Com relação às considerações finais, o trabalho demonstrou o real interesse pela implementação da ISO 9001, porém a ausência de um sistema de informação gerencial e a inexistência do planejamento estratégico na organização dificulta o ápice das operações