Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração

Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives, born and growing in contact with Dig...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Santos, Kleiton Jullian Soares dos
Outros Autores: Mazze, Fernanda Marur
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29955
record_format dspace
spelling ri-123456789-299552021-06-09T15:11:13Z Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração Santos, Kleiton Jullian Soares dos Mazze, Fernanda Marur Dantas Filho, Francisco Ferreira Malcher, Grazielle Tavares TDICs Jogo didático digital Reação química Ensino de Química Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives, born and growing in contact with Digital Information and Communication Technologies (DICT), their world is digital, dominate this environment easily. The distance between what is taught in the classroom and students' daily life can generate demotivation because they do not see the possibilities of applying the knowledge they are learning. By the way, the incorporation of digital didactic games can help in the teaching and learning process, making the educational practice of chemistry teaching more attractive, innovative and motivating. In this way, the objective of our work was to develop, apply and evaluate a digital didactic game, designate Chemical Mining, for the resolution of exercises on chemical reactions. The results of the application of this game seem to signal the playful and social potential of this developed educational product, in addition to achieving the learning objectives. However, it should be noted that games should always be applied critically and never as a possibility to solve all the problems of chemistry teaching. Os professores do século XXI devem estar sempre atentos às mudanças que o ensino-aprendizagem vem apresentando com a presença cada vez mais volumosa das tecnologias voltadas para a prática docente. Os alunos que estão presentes na escola podem ser considerados nativos digitais, nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), seu mundo é digital, dominam esse ambiente com facilidade. O distanciamento entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano dos alunos pode gerar desmotivação por não enxergarem as possibilidades de aplicação do conhecimento que estão aprendendo. Neste sentido, a incorporação de jogos didáticos digitais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática educativa do ensino de Química mais atrativa, inovadora e motivadora. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar um jogo didático digital, intitulado de Em Busca dos Minérios, para a resolução de exercícios sobre reações químicas. Os resultados da aplicação deste jogo parecem sinalizar para o potencial lúdico e social deste produto educacional desenvolvido, além de atingirem os objetivos da aprendizagem. Entretanto, cabe destacar que os jogos devem ser aplicados sempre de forma crítica e nunca como uma possibilidade de resolver todos os problemas do ensino de Química. 2020-09-05T00:26:52Z 2020-09-05T00:26:52Z 2020-01-23 masterThesis SANTOS, Kleiton Jullian Soares dos. Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955 pt_BR Acesso Aberto application/pdf application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic TDICs
Jogo didático digital
Reação química
Ensino de Química
spellingShingle TDICs
Jogo didático digital
Reação química
Ensino de Química
Santos, Kleiton Jullian Soares dos
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
description Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives, born and growing in contact with Digital Information and Communication Technologies (DICT), their world is digital, dominate this environment easily. The distance between what is taught in the classroom and students' daily life can generate demotivation because they do not see the possibilities of applying the knowledge they are learning. By the way, the incorporation of digital didactic games can help in the teaching and learning process, making the educational practice of chemistry teaching more attractive, innovative and motivating. In this way, the objective of our work was to develop, apply and evaluate a digital didactic game, designate Chemical Mining, for the resolution of exercises on chemical reactions. The results of the application of this game seem to signal the playful and social potential of this developed educational product, in addition to achieving the learning objectives. However, it should be noted that games should always be applied critically and never as a possibility to solve all the problems of chemistry teaching.
author2 Mazze, Fernanda Marur
author_facet Mazze, Fernanda Marur
Santos, Kleiton Jullian Soares dos
format masterThesis
author Santos, Kleiton Jullian Soares dos
author_sort Santos, Kleiton Jullian Soares dos
title Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
title_short Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
title_full Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
title_fullStr Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
title_full_unstemmed Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
title_sort jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955
work_keys_str_mv AT santoskleitonjulliansoaresdos jogodidaticodigitalderesolucaodeexerciciossobrereacoesquimicascomatematicamineracao
_version_ 1773959734645227520