Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração
Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives, born and growing in contact with Dig...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-29955 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-299552021-06-09T15:11:13Z Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração Santos, Kleiton Jullian Soares dos Mazze, Fernanda Marur Dantas Filho, Francisco Ferreira Malcher, Grazielle Tavares TDICs Jogo didático digital Reação química Ensino de Química Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives, born and growing in contact with Digital Information and Communication Technologies (DICT), their world is digital, dominate this environment easily. The distance between what is taught in the classroom and students' daily life can generate demotivation because they do not see the possibilities of applying the knowledge they are learning. By the way, the incorporation of digital didactic games can help in the teaching and learning process, making the educational practice of chemistry teaching more attractive, innovative and motivating. In this way, the objective of our work was to develop, apply and evaluate a digital didactic game, designate Chemical Mining, for the resolution of exercises on chemical reactions. The results of the application of this game seem to signal the playful and social potential of this developed educational product, in addition to achieving the learning objectives. However, it should be noted that games should always be applied critically and never as a possibility to solve all the problems of chemistry teaching. Os professores do século XXI devem estar sempre atentos às mudanças que o ensino-aprendizagem vem apresentando com a presença cada vez mais volumosa das tecnologias voltadas para a prática docente. Os alunos que estão presentes na escola podem ser considerados nativos digitais, nasceram e estão crescendo em contato com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), seu mundo é digital, dominam esse ambiente com facilidade. O distanciamento entre o que é ensinado em sala de aula e o cotidiano dos alunos pode gerar desmotivação por não enxergarem as possibilidades de aplicação do conhecimento que estão aprendendo. Neste sentido, a incorporação de jogos didáticos digitais pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, tornando a prática educativa do ensino de Química mais atrativa, inovadora e motivadora. Dessa forma, o objetivo do nosso trabalho foi elaborar, aplicar e avaliar um jogo didático digital, intitulado de Em Busca dos Minérios, para a resolução de exercícios sobre reações químicas. Os resultados da aplicação deste jogo parecem sinalizar para o potencial lúdico e social deste produto educacional desenvolvido, além de atingirem os objetivos da aprendizagem. Entretanto, cabe destacar que os jogos devem ser aplicados sempre de forma crítica e nunca como uma possibilidade de resolver todos os problemas do ensino de Química. 2020-09-05T00:26:52Z 2020-09-05T00:26:52Z 2020-01-23 masterThesis SANTOS, Kleiton Jullian Soares dos. Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração. 2020. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955 pt_BR Acesso Aberto application/pdf application/octet-stream Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
TDICs Jogo didático digital Reação química Ensino de Química |
spellingShingle |
TDICs Jogo didático digital Reação química Ensino de Química Santos, Kleiton Jullian Soares dos Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
description |
Teachers of the 21st century should always be aware of the changes that teaching
learning has been presenting with the increasingly large presence of technologies aimed
at teaching practice. Students who are present at school can be considered digital natives,
born and growing in contact with Digital Information and Communication Technologies
(DICT), their world is digital, dominate this environment easily. The distance between what
is taught in the classroom and students' daily life can generate demotivation because they
do not see the possibilities of applying the knowledge they are learning. By the way, the
incorporation of digital didactic games can help in the teaching and learning process,
making the educational practice of chemistry teaching more attractive, innovative and
motivating. In this way, the objective of our work was to develop, apply and evaluate a
digital didactic game, designate Chemical Mining, for the resolution of exercises on
chemical reactions. The results of the application of this game seem to signal the playful
and social potential of this developed educational product, in addition to achieving the
learning objectives. However, it should be noted that games should always be applied
critically and never as a possibility to solve all the problems of chemistry teaching. |
author2 |
Mazze, Fernanda Marur |
author_facet |
Mazze, Fernanda Marur Santos, Kleiton Jullian Soares dos |
format |
masterThesis |
author |
Santos, Kleiton Jullian Soares dos |
author_sort |
Santos, Kleiton Jullian Soares dos |
title |
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
title_short |
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
title_full |
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
title_fullStr |
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
title_full_unstemmed |
Jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
title_sort |
jogo didático digital de resolução de exercícios sobre reações químicas com a temática mineração |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29955 |
work_keys_str_mv |
AT santoskleitonjulliansoaresdos jogodidaticodigitalderesolucaodeexerciciossobrereacoesquimicascomatematicamineracao |
_version_ |
1773959734645227520 |