A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto

“Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). This research is developed with the support of Comparative Literature and aims to analyze neobaroque characteristics in Belchior's work from the dialogue with poetic signs present in the work of João Cabr...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Alencar, Rafael Barros de
Outros Autores: Lima, Samuel Anderson de Oliveira
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29928
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic A Palo Seco
Barroco
Signos poéticos
Belchior
João Cabral de Melo Neto
spellingShingle A Palo Seco
Barroco
Signos poéticos
Belchior
João Cabral de Melo Neto
Alencar, Rafael Barros de
A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
description “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). This research is developed with the support of Comparative Literature and aims to analyze neobaroque characteristics in Belchior's work from the dialogue with poetic signs present in the work of João Cabral de Melo Neto. The starting point for this research is “A Palo Seco”, a poem in João Cabral and a song in Belchior, from the album ‘Mote e Glosa’ (1974). In the poem, “A Palo Seco” which is a Spanish expression that refers to the flamenco matrix, appears associated with the image of the blade, to “cante sem,/ o cante despido,/ é cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), poetic sign used in Belchior´s songs, not only in “A Palo Seco”, as well as in “Apenas um rapaz latino-americano”, “Pequeno mapa do tempo”, among others. In research, two artistic perspectives (João Cabral de Melo Neto e Belchior), two poetic forms (literature and music), a dialogue (Baroque and Neo-Baroque), and analysis scenarios (arid region, global, retreat, fear, a palo seco, the voice and the life. The work is organized in four chapters, going through the question of the approximation of literature with music and more specifically the intermingling of these themes in Comparative Literature, followed by a chapter that observes the research already carried out involving Belchior and João Cabral de Melo Neto and finally, the analytical chapter, which develops the neo-baroque theme in the work of the songwriter Belchior. The survey on research involving Belchior and João Cabral, goes through the works of authors as Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 and 2011), among others. The path of analysis goes through Baroque Cabraline poetic signs, such as the blade, the knife, the retreatant, the regional and the global, the sing and the life, which are appropriate in the work of the Ceará and, as a theoretical contribution to understand the neo-baroque we work with authors such as: Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). The results of this analysis sought to perceive neo-baroque characteristics in Belchior's songs from the contact with modern Baroque in João Cabral, present in the poetic signs that make dialogue between Brazil and Hispanic culture.
author2 Lima, Samuel Anderson de Oliveira
author_facet Lima, Samuel Anderson de Oliveira
Alencar, Rafael Barros de
format masterThesis
author Alencar, Rafael Barros de
author_sort Alencar, Rafael Barros de
title A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_short A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_full A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_fullStr A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_full_unstemmed A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto
title_sort palo seco: uma aproximação neobarroca entre belchior e joão cabral de melo neto
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928
work_keys_str_mv AT alencarrafaelbarrosde apalosecoumaaproximacaoneobarrocaentrebelchiorejoaocabraldemeloneto
AT alencarrafaelbarrosde palosecoumaaproximacaoneobarrocaentrebelchiorejoaocabraldemeloneto
_version_ 1773960939269259264
spelling ri-123456789-299282020-09-06T07:42:56Z A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto Alencar, Rafael Barros de Lima, Samuel Anderson de Oliveira Santos, Derivaldo dos Morais Neto, João Batista de A Palo Seco Barroco Signos poéticos Belchior João Cabral de Melo Neto “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). This research is developed with the support of Comparative Literature and aims to analyze neobaroque characteristics in Belchior's work from the dialogue with poetic signs present in the work of João Cabral de Melo Neto. The starting point for this research is “A Palo Seco”, a poem in João Cabral and a song in Belchior, from the album ‘Mote e Glosa’ (1974). In the poem, “A Palo Seco” which is a Spanish expression that refers to the flamenco matrix, appears associated with the image of the blade, to “cante sem,/ o cante despido,/ é cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), poetic sign used in Belchior´s songs, not only in “A Palo Seco”, as well as in “Apenas um rapaz latino-americano”, “Pequeno mapa do tempo”, among others. In research, two artistic perspectives (João Cabral de Melo Neto e Belchior), two poetic forms (literature and music), a dialogue (Baroque and Neo-Baroque), and analysis scenarios (arid region, global, retreat, fear, a palo seco, the voice and the life. The work is organized in four chapters, going through the question of the approximation of literature with music and more specifically the intermingling of these themes in Comparative Literature, followed by a chapter that observes the research already carried out involving Belchior and João Cabral de Melo Neto and finally, the analytical chapter, which develops the neo-baroque theme in the work of the songwriter Belchior. The survey on research involving Belchior and João Cabral, goes through the works of authors as Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 and 2011), among others. The path of analysis goes through Baroque Cabraline poetic signs, such as the blade, the knife, the retreatant, the regional and the global, the sing and the life, which are appropriate in the work of the Ceará and, as a theoretical contribution to understand the neo-baroque we work with authors such as: Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). The results of this analysis sought to perceive neo-baroque characteristics in Belchior's songs from the contact with modern Baroque in João Cabral, present in the poetic signs that make dialogue between Brazil and Hispanic culture. “Eu quero é que esse canto torto feito faca corte a carne de vocês” (NETO, 2019, p. 74). Esta pesquisa é desenvolvida com o suporte da Literatura Comparada e tem como objetivo analisar características neobarrocas na obra de Belchior a partir do diálogo com signos poéticos presentes na obra de João Cabral de Melo Neto. O mote para esta pesquisa é “A Palo Seco”, um poema em João Cabral e uma canção em Belchior, do disco Mote e Glosa (1974). No poema cabralino, “A Palo Seco”, expressão espanhola que remete à matriz do flamenco, aparece associado à imagem da lâmina, ao “cante sem,/ a esse cante despido,/ é um cante desarmado:/ só a lâmina da voz/ sem a arma do braço” (SECCHIN, 1985, p. 146), signo poético utilizado nas canções de Belchior, não só em “A Palo Seco”, mas também em “Apenas um rapaz latinoamericano”, “Pequeno mapa do tempo”, entre outras. Na pesquisa, duas perspectivas artísticas (João Cabral e Belchior), duas formas poéticas (a literatura e a música), um diálogo (Barroco e neobarroco) e cenários de análises (sertão, global, retirante, cante a palo seco, a voz e a vida). O trabalho está organizado em quatro capítulos, passando pela questão da aproximação da literatura com a música e mais especificamente pelo imbricamento desses temas sob a perspectiva da Literatura Comparada, seguida de um capítulo que observa as pesquisas já realizadas que envolvem Belchior e João Cabral de Melo Neto e, por fim, o capítulo analítico, que desenvolve o tema do neobarroco na obra do cancioneiro. O levantamento sobre as pesquisas que envolvem Belchior e João Cabral passa pelos trabalhos de autores como Josely Carlos (2007), Eurídice Figueiredo (2013), Jotabê Medeiros (2017), Glenda Moura (2014), José Américo Saraiva (2007), Lenise dos Santos Santiago (2007 e 2011), entre outros. O caminho de análise passa por signos poéticos cabralinos barrocos, como a lâmina, a faca, o retirante, o regional e o global, o cante e a vida, que são apropriados na obra do cearense e, como aporte teórico para entender o neobarroco, trabalhamos com autores a exemplo de Severo Sarduy (1987), Francisco Ivan (2013), Francisco Israel de Carvalho (2012). Os resultados desta análise buscaram perceber características neobarrocas nas canções de Belchior a partir do contato com o Barroco moderno em João Cabral. 2020-09-04T00:09:41Z 2020-09-04T00:09:41Z 2020-06-25 masterThesis ALENCAR, Rafael Barros de. A Palo Seco: uma aproximação neobarroca entre Belchior e João Cabral de Melo Neto. 2020. 111f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29928 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM