Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado

The article analyzes the changes in the Brazilian higher education, taking as reference the database of the INEP, and the dynamics of Private Institutions of Higher Education in quickly assimilate state policies focused on higher education. Aims to present the evolution of higher education in Brazil...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira, Queiroz, Jamerson Viegas, Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de, Furukava, Marciano, Hékis, Hélio Roberto, Pereira, Flávia Aparecida Barbosa
Formato: article
Idioma:pt_BR
Publicado em: Fundação CESGRANRIO
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29698
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29698
record_format dspace
spelling ri-123456789-296982020-07-26T07:52:51Z Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado Brazilian higher education: analysis of the Private Higher Education Institutions tandem by State policies Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Jamerson Viegas Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de Furukava, Marciano Hékis, Hélio Roberto Pereira, Flávia Aparecida Barbosa Educação superior Avaliação Instituições Privadas The article analyzes the changes in the Brazilian higher education, taking as reference the database of the INEP, and the dynamics of Private Institutions of Higher Education in quickly assimilate state policies focused on higher education. Aims to present the evolution of higher education in Brazil, especially graduation, highlighting the changes made in public policy from the 2000s and that affected this level of education. The theoretical framework was based on discussing the origin and evolution of higher education in Brazil, the gap between supply and demand for places in higher education and the Brazilian public policies implemented in higher education from the 2000s. Concerning the methodological aspects, it is a descriptive research quantitative and qualitative approach. The results show that the growth of enrollment in higher education has been showing signs of exhaustion, causing a idle system manifested in the various courses without demand in selection processes. Public policies have a key role to adjust supply and demand, since there is evidence that income is a major inhibitor of filling vacancies and success rate O artigo analisa as transformações ocorridas no ensino superior brasileiro, tomando como eferência a base de dados do INEP, e a dinâmica das Instituições Privadas de Ensino Superior em assimilar rapidamente as políticas de Estado voltadas para a Educação Superior. Tem como objetivo apresentar a evolução do ensino superior no Brasil, em especial a graduação, com destaque para as modificações introduzidas nas políticas públicas a partir dos anos 2000 e que afetaram este nível de ensino. A fundamentação teórica foi pautada em debater a origem e a evolução do ensino superior no Brasil, o descompasso entre a oferta e a demanda de vagas no ensino superior brasileiro e as Políticas públicas implementadas no ensino superior a partir dos anos 2000. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa. Os resultados encontrados evidenciam que o crescimento das vagas no ensino superior vem apresentando sinais de esgotamento, ocorrendo uma ociosidade no sistema que se manifesta nas vagas não preenchidas nos processos seletivos. As políticas públicas têm um papel fundamental de ajustar a demanda e a oferta, uma vez que há indícios que a renda é um dos grandes inibidores do preenchimento das vagas e da taxa de sucesso 2020-07-22T16:23:05Z 2020-07-22T16:23:05Z 2013 article QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; VASCONCELOS, N. V. C.; FURUKAVA, M. ; HÉKIS, H. R. ; PEREIRA, F. A. B. . Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 21, p. 349-370, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362013000200009&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 21 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-40362013000200009 1809-4465 https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29698 10.1590/S0104-40362013000200009 pt_BR Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ application/pdf Fundação CESGRANRIO
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Educação superior
Avaliação
Instituições Privadas
spellingShingle Educação superior
Avaliação
Instituições Privadas
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de
Furukava, Marciano
Hékis, Hélio Roberto
Pereira, Flávia Aparecida Barbosa
Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
description The article analyzes the changes in the Brazilian higher education, taking as reference the database of the INEP, and the dynamics of Private Institutions of Higher Education in quickly assimilate state policies focused on higher education. Aims to present the evolution of higher education in Brazil, especially graduation, highlighting the changes made in public policy from the 2000s and that affected this level of education. The theoretical framework was based on discussing the origin and evolution of higher education in Brazil, the gap between supply and demand for places in higher education and the Brazilian public policies implemented in higher education from the 2000s. Concerning the methodological aspects, it is a descriptive research quantitative and qualitative approach. The results show that the growth of enrollment in higher education has been showing signs of exhaustion, causing a idle system manifested in the various courses without demand in selection processes. Public policies have a key role to adjust supply and demand, since there is evidence that income is a major inhibitor of filling vacancies and success rate
format article
author Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de
Furukava, Marciano
Hékis, Hélio Roberto
Pereira, Flávia Aparecida Barbosa
author_facet Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Queiroz, Jamerson Viegas
Vasconcelos, Natalia Veloso Caldas de
Furukava, Marciano
Hékis, Hélio Roberto
Pereira, Flávia Aparecida Barbosa
author_sort Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
title Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
title_short Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
title_full Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
title_fullStr Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
title_full_unstemmed Transformações no ensino superior brasileiro: análise das Instituições Privadas de Ensino Superior no compasso com as políticas de Estado
title_sort transformações no ensino superior brasileiro: análise das instituições privadas de ensino superior no compasso com as políticas de estado
publisher Fundação CESGRANRIO
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29698
work_keys_str_mv AT queirozfernandacristinabarbosapereira transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT queirozjamersonviegas transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT vasconcelosnataliavelosocaldasde transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT furukavamarciano transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT hekishelioroberto transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT pereiraflaviaaparecidabarbosa transformacoesnoensinosuperiorbrasileiroanalisedasinstituicoesprivadasdeensinosuperiornocompassocomaspoliticasdeestado
AT queirozfernandacristinabarbosapereira brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
AT queirozjamersonviegas brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
AT vasconcelosnataliavelosocaldasde brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
AT furukavamarciano brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
AT hekishelioroberto brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
AT pereiraflaviaaparecidabarbosa brazilianhighereducationanalysisoftheprivatehighereducationinstitutionstandembystatepolicies
_version_ 1773962612513439744