Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental

Writing has been increasingly difficult in our schools. Most of our students come from disadvantaged families and live in environments with little or no incentive to reading, as well as writing. This reason makes it difficult to work in the classroom, as discouragement is very present, which is w...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Edvanilson de
Outros Autores: Medeiros, Maria Assunção Silva
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29560
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29560
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Gêneros textuais
Crônica
Sequência didática
Produção textual e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Gêneros textuais
Crônica
Sequência didática
Produção textual e ensino
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Oliveira, Edvanilson de
Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
description Writing has been increasingly difficult in our schools. Most of our students come from disadvantaged families and live in environments with little or no incentive to reading, as well as writing. This reason makes it difficult to work in the classroom, as discouragement is very present, which is why they encounter difficulties in language acquisition from these school activities. Therefore, we understand that the school is the main educational institution in which we can provide the means for these students to minimize these difficulties. Our main objective was to analyze categories such as textual organization and thematic progression in written texts, produced by students of the 9th year of EF at a municipal school in Tenente Laurentino. For that, we made a study of this production with the chronic textual genre, through the application of Didactic Sequence (SD). Thus, to achieve this purpose, we have determined as specific objectives that guided the analytical path: to verify the structural organization and thematic progression in the texts written by the students; identify students' difficulties in writing chronicle texts; recognize the results of student performance achieved from the Didactic Sequence. Regarding the methodology, we opted for an action research, with a qualitative approach with a descriptive basis. To develop this work, we take as a reference the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) through the application of Didactic Sequence; Dionne, on action research (2007); Thiollent (1988) and Moreira (2006) based on qualitative research; Bakhtin (2003) and the Geneva School, to better understand discursive genres; for the analysis of the students' texts, we chose the terminology 'textual genres' based on Marcuschi's studies (2008). Thus, during the final production process, we saw that, unlike the initial production, students showed greater mastery and ease in writing. This resulted in a collection of texts, in the chronicle genre that we call “Notebook of chronicles: narrating the everyday”.
author2 Medeiros, Maria Assunção Silva
author_facet Medeiros, Maria Assunção Silva
Oliveira, Edvanilson de
format masterThesis
author Oliveira, Edvanilson de
author_sort Oliveira, Edvanilson de
title Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
title_short Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
title_full Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
title_sort um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29560
work_keys_str_mv AT oliveiraedvanilsonde umestudodaproducaoescritadogenerotextualcronicano9oanodoensinofundamental
_version_ 1773966268697673728
spelling ri-123456789-295602020-07-19T07:45:13Z Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental Oliveira, Edvanilson de Medeiros, Maria Assunção Silva Azevedo, Josilete Alves Moreira de Melo, Nádia Maria Silveira Costa de Gêneros textuais Crônica Sequência didática Produção textual e ensino CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Writing has been increasingly difficult in our schools. Most of our students come from disadvantaged families and live in environments with little or no incentive to reading, as well as writing. This reason makes it difficult to work in the classroom, as discouragement is very present, which is why they encounter difficulties in language acquisition from these school activities. Therefore, we understand that the school is the main educational institution in which we can provide the means for these students to minimize these difficulties. Our main objective was to analyze categories such as textual organization and thematic progression in written texts, produced by students of the 9th year of EF at a municipal school in Tenente Laurentino. For that, we made a study of this production with the chronic textual genre, through the application of Didactic Sequence (SD). Thus, to achieve this purpose, we have determined as specific objectives that guided the analytical path: to verify the structural organization and thematic progression in the texts written by the students; identify students' difficulties in writing chronicle texts; recognize the results of student performance achieved from the Didactic Sequence. Regarding the methodology, we opted for an action research, with a qualitative approach with a descriptive basis. To develop this work, we take as a reference the studies of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) through the application of Didactic Sequence; Dionne, on action research (2007); Thiollent (1988) and Moreira (2006) based on qualitative research; Bakhtin (2003) and the Geneva School, to better understand discursive genres; for the analysis of the students' texts, we chose the terminology 'textual genres' based on Marcuschi's studies (2008). Thus, during the final production process, we saw that, unlike the initial production, students showed greater mastery and ease in writing. This resulted in a collection of texts, in the chronicle genre that we call “Notebook of chronicles: narrating the everyday”. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual encontram dificuldades na aquisição da linguagem a partir destas atividades escolares. Diante disso, entendemos que é a escola a principal instância educacional na qual podemos proporcionar meios para que esses alunos possam minimizar essas dificuldades. Nosso objetivo principal foi analisar categorias como a organização textual e a progressão temática em textos escritos, produzidos pelos alunos do 9º ano do EF de uma escola municipal de Tenente Laurentino. Para isso, fizemos um estudo dessa produção com o gênero textual crônica, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Assim, para consecução deste propósito determinamos como objetivos específicos que nortearam o percurso analítico: verificar a organização estrutural e a progressão temática nos textos escritos pelos alunos; identificar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero crônica; reconhecer os resultados do desempenho dos alunos alcançados a partir da Sequência Didática. Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa de base descritiva. Para desenvolvermos esse trabalho, tomamos como referência os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) através da aplicação de Sequência Didática; Dionne, sobre pesquisa-ação (2007); Thiollent (1988) e Moreira (2006) com base na pesquisa qualitativa; Bakhtin (2003) e a Escola de Genebra, para entendermos melhor sobre gêneros discursivos; para a análise dos textos dos alunos optamos pela terminologia „gêneros textuais‟ a partir dos estudos de Marcuschi (2008). Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”. 2020-07-13T13:50:58Z 2020-07-13T13:50:58Z 2019-10-11 masterThesis OLIVEIRA, Edvanilson de. Um estudo da produção escrita do gênero textual crônica no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 172f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29560 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS CURRAIS NOVOS