Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo

The Technology advances has generated several resources that are helping the teaching of various topics in elementary Mathematics, especially those involving geometry in the plane, such as GeoGebra, WinPlot, Graph, among others. However, many teachers prefer the old fashion way of transmitting kn...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, George Homer Barbosa de
Outros Autores: Pereira, André Gustavo Campos
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29254
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-29254
record_format dspace
spelling ri-123456789-292542020-06-21T07:45:17Z Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo Medeiros, George Homer Barbosa de Pereira, André Gustavo Campos Ferreira, Debora Borges Silva, Euripedes Carvalho da Construções geométricas Pontos notáveis Régua e compasso CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA The Technology advances has generated several resources that are helping the teaching of various topics in elementary Mathematics, especially those involving geometry in the plane, such as GeoGebra, WinPlot, Graph, among others. However, many teachers prefer the old fashion way of transmitting knowledge, which is, follow the chronology proposed in the textbook. Such procedure makes the classes very straight and without creativity, which dificult the assimilation of the subject. The aim of this work is to present an alternative propose to develop the students criativite by using geometric constructions with ruler and compass, in particular in the study of the main notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter and orthocenter) and some other constructions. Various properties of the figures and objects can be explored in this approach and can be practised in some problems, allowing the student to build their own knowledge in a criative and consistent way. Atualmente, com o avanço da tecnologia, temos vários recursos que auxiliam o ensino de diversos conteúdos da Matemática, em especial os que envolvem geometria como, por exemplo, os softwares GeoGebra, WinPlot, Graph entre outros. Por´em, muitos professores preferem formas tradicionais na transmissão do conhecimento, ou seja, o simples uso do livro didático, permitindo que o aluno tenha uma aprendizagem puramente passiva e sem criatividade, dificultando a assimilação dos conteúdos de forma significativa. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de ensino utilizando construções geométricas com régua e compasso, em especial o estudo dos principais pontos notáveis do triângulo (circuncentro, incentro, baricentro e ortocentro) e algumas outras construções. O referido trabalho explora várias propriedades durante as construções geométricas propostas e em alguns problemas, permitindo que o aluno interaja na construção do seu conhecimento, possibilitando uma aprendizagem criativa e significativa. 2020-06-15T17:07:36Z 2020-06-15T17:07:36Z 2020-03-26 masterThesis MEDEIROS, George Homer Barbosa de. Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo. 2020. 53f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29254 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA - REDE NACIONAL
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Construções geométricas
Pontos notáveis
Régua e compasso
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Construções geométricas
Pontos notáveis
Régua e compasso
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Medeiros, George Homer Barbosa de
Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
description The Technology advances has generated several resources that are helping the teaching of various topics in elementary Mathematics, especially those involving geometry in the plane, such as GeoGebra, WinPlot, Graph, among others. However, many teachers prefer the old fashion way of transmitting knowledge, which is, follow the chronology proposed in the textbook. Such procedure makes the classes very straight and without creativity, which dificult the assimilation of the subject. The aim of this work is to present an alternative propose to develop the students criativite by using geometric constructions with ruler and compass, in particular in the study of the main notable points of a triangle (circumcenter, incenter, barycenter and orthocenter) and some other constructions. Various properties of the figures and objects can be explored in this approach and can be practised in some problems, allowing the student to build their own knowledge in a criative and consistent way.
author2 Pereira, André Gustavo Campos
author_facet Pereira, André Gustavo Campos
Medeiros, George Homer Barbosa de
format masterThesis
author Medeiros, George Homer Barbosa de
author_sort Medeiros, George Homer Barbosa de
title Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
title_short Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
title_full Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
title_fullStr Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
title_full_unstemmed Régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
title_sort régua, compasso e pontos notáveis de um triângulo
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29254
work_keys_str_mv AT medeirosgeorgehomerbarbosade reguacompassoepontosnotaveisdeumtriangulo
_version_ 1773962097936302080