Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde

Objective: Implement teaching-learning strategies for the practice of teamwork skills among students of a Multiprofessional Integrated Health Residency. Methodology: quasi-experimental research, using a quantitative research approach, involving multiprofessional residents of a university hospital...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Dantas, Bárnora Theresa
Outros Autores: Diniz, Rosiane Viana Zuza
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28948
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28948
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Trabalho em equipe
Ensino
Competência profissional
Equipe de assistência ao paciente
Urgência e emergência
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
spellingShingle Trabalho em equipe
Ensino
Competência profissional
Equipe de assistência ao paciente
Urgência e emergência
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Dantas, Bárnora Theresa
Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
description Objective: Implement teaching-learning strategies for the practice of teamwork skills among students of a Multiprofessional Integrated Health Residency. Methodology: quasi-experimental research, using a quantitative research approach, involving multiprofessional residents of a university hospital in the years of 2017 and 2018. For practical teaching and interprofessional education, it was used as a strategy the collective construction in small groups using the Grove plan. The teamwork was assessed with Team Objective Structure Clinical Examination (TOSCE). Results: the strategies, regarding teaching and evaluation, were used in an unprecedented way in the multiprofessional residency program, being well accepted by the participants. The study shows the importance of practices on multidisciplinary teams with skills development where 89.8% agree that learn with other health professionals is an advantage for developing teamwork skills, to uniprofessional (91.5%), a fact that reinforces the acceptance for the development of interprofessional education and that they are open for practice. Based on the interprofessional reflective practice, it was possible to develop strategies for interprofessional work and interprofessional education, with communication, teamwork and the professional relationships, the skills emphasized by the professionals/resident/student as of greater importance for that. The TOSCE strategy was used in the development of skills for teamwork facing Basic and Advanced Life Support simulations. This demonstrated that the use of active methodologies and formative evaluation, resulted in improved skills, confirmed in the data analysis from assessments between the activities of Realistic Simulation Practices in Basic Life Support (average 2.8 to 4.8) and Advanced Life Support (3.1 to 5.7). Final Considerations: Innovative strategies have enabled us to optimize and improve the development of communication and teamwork skills focused on Interprofessional Work and Interprofessional Education, being recognized as moments of effective teaching-learning during the training of participants.
author2 Diniz, Rosiane Viana Zuza
author_facet Diniz, Rosiane Viana Zuza
Dantas, Bárnora Theresa
format masterThesis
author Dantas, Bárnora Theresa
author_sort Dantas, Bárnora Theresa
title Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
title_short Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
title_full Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
title_fullStr Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
title_full_unstemmed Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
title_sort estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28948
work_keys_str_mv AT dantasbarnoratheresa estrategiasdeensinoavaliacaovoltadasaodesenvolvimentodecompetenciasparaotrabalhoemequipenaresidenciamultiprofissionalemsaude
_version_ 1773967263427198976
spelling ri-123456789-289482020-05-10T07:31:15Z Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde Dantas, Bárnora Theresa Diniz, Rosiane Viana Zuza Medeiros, Paulo José de Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz Tourinho, Francis Solange Vieira Girondi, Juliana Balbinot Reis Trabalho em equipe Ensino Competência profissional Equipe de assistência ao paciente Urgência e emergência CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE Objective: Implement teaching-learning strategies for the practice of teamwork skills among students of a Multiprofessional Integrated Health Residency. Methodology: quasi-experimental research, using a quantitative research approach, involving multiprofessional residents of a university hospital in the years of 2017 and 2018. For practical teaching and interprofessional education, it was used as a strategy the collective construction in small groups using the Grove plan. The teamwork was assessed with Team Objective Structure Clinical Examination (TOSCE). Results: the strategies, regarding teaching and evaluation, were used in an unprecedented way in the multiprofessional residency program, being well accepted by the participants. The study shows the importance of practices on multidisciplinary teams with skills development where 89.8% agree that learn with other health professionals is an advantage for developing teamwork skills, to uniprofessional (91.5%), a fact that reinforces the acceptance for the development of interprofessional education and that they are open for practice. Based on the interprofessional reflective practice, it was possible to develop strategies for interprofessional work and interprofessional education, with communication, teamwork and the professional relationships, the skills emphasized by the professionals/resident/student as of greater importance for that. The TOSCE strategy was used in the development of skills for teamwork facing Basic and Advanced Life Support simulations. This demonstrated that the use of active methodologies and formative evaluation, resulted in improved skills, confirmed in the data analysis from assessments between the activities of Realistic Simulation Practices in Basic Life Support (average 2.8 to 4.8) and Advanced Life Support (3.1 to 5.7). Final Considerations: Innovative strategies have enabled us to optimize and improve the development of communication and teamwork skills focused on Interprofessional Work and Interprofessional Education, being recognized as moments of effective teaching-learning during the training of participants. Objetivo: Implantar estratégias de ensino aprendizagem para a prática de competências do trabalho em equipe entre alunos de uma Residência Integrada Multiprofissional em Saúde. Metodologia: pesquisa quase-experimental, de abordagem quantitativa, envolvendo residentes multiprofissionais de um hospital universitário nos anos de 2017 e 2018. Para o ensino do trabalho e educação interprofissional, utilizou-se como estratégia a construção coletiva em pequenos grupos com o plano de Grove. O trabalho em equipe foi avaliado com Team Objective Structure Clinical Examination (TOSCE). Resultados: as estratégias, tanto de ensino quanto de avaliação, foram utilizadas de forma inédita no programa de residência multiprofissional, sendo bem aceitas pelos participantes. O estudo mostra a importância de práticas das equipes multiprofissionais com desenvolvimento de competências quando 89,8% concordam que aprender com outros profissionais de saúde é vantagem para desenvolvimento de habilidades do trabalho em equipe, à uniprofissional (91,5%), fato que reforça a aceitação para o desenvolvimento da EIP e que estão abertos para vivência. Partindo da prática reflexiva interprofissional, foi possível elaborar estratégias para o Trabalho interprofissional e Educação interprofissional, sendo a comunicação, o trabalho em equipe e as relações profissionais, as competências ressaltadas pelos profissionais/residente/aluno como de maior importância para tanto. A estratégia TOSCE foi utilizada no desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe diante de simulações de Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida. Esta demonstrou que o uso de metodologias ativas e avaliação formativa, resultam em melhoria das competências, comprovada na análise dos dados das avaliações entre as atividades de Práticas de simulação realística no Suporte básico de vida (média de 2,8 para 4,8) e Suporte avançado de vida (3,1 para 5,7). Considerações finais: As estratégias inovadoras permitiram dinamizar e aprimorar o desenvolvimento das competências de comunicação e trabalho em equipe voltadas para o Trabalho interprofissional e Educação interprofissional, sendo reconhecidas como momentos de efetivo ensino aprendizagem durante a formação dos participantes. 2020-05-08T18:01:18Z 2020-05-08T18:01:18Z 2018-10-15 masterThesis DANTAS, Bárnora Theresa. Estratégias de ensino-avaliação voltadas ao desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe na residência multiprofissional em saúde. 2018. 77f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28948 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE