Jornalismo sem partido? A ideologia do apartidarismo no ethos do discurso jornalístico do Congresso em Foco

The aim of this thesis is to understand how the non-partisanship is manifested in the ethos of the news discourse of a journalistic media that presents itself as nonpartisan. For Brazilian political journalism seaks to glue within itself an image of non-partisanship, so as not to lose credibility...

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Detalhes bibliográficos
Autor principal: Medeiros, Lucas Oliveira de
Outros Autores: Lemos, Daniel Dantas
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28933
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Jornalismo sem partido? A ideologia do apartidarismo no ethos do discurso jornalístico do Congresso em Foco
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The theoretical-methodological course of analysis consists of four steps, which are, to reflect on the pre-discursive ethos of Congresso em Foco; to analyze the discursive ethos (said ethos + shown ethos) of the website; to identify the categorical, experiential and ideological dimensions of the ethos of the Congresso em Foco’s discourse; to analyze the ideology of non-partisanship in the political journalism discourse of Congresso em Foco. As pre-discursive ethos was identified the ethos of political journalism, whose constituent elements are the anchoring in the real, the commitment to the public, the credibility, the belief in truth, the journalist’s mediator role, the three rhetorical evidences (ethos, pathos and logos), the objectivity, the timeliness, the periodicity and the non-partisanship. The said ethos was analyzed from Congresso em Foco institutional ethos, from which 12 units of sense of ethos were identified. The shown ethos was analyzed from 12 news published in the first half of 2018. It was identified, in the news discourse of Congresso em Foco, in the categorical dimension of ethos: the meanings of political journalism and “watchdog” of society; in the experiential dimension: the meanings of professionalism, credibility, relevance, speed, didacticism and pluralism of voices; and in the ideological dimension: the meanings of fighting corruption and defending democracy, diversity and Human Rights, of independence, of journalism for change, and, paradoxically, partisanship and non-partisanship. The non-partisanship is the ideology that operates from behind the Congresso em Foco and it is other way of nominating the impartiality in the political and journalistic discourses. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES O objetivo desta dissertação é compreender como se manifesta o apartidarismo no ethos do discurso noticioso de uma mídia jornalística que se apresenta como apartidária. Pois o jornalismo político brasileiro busca colar em si uma imagem de apartidarismo, para não perder credibilidade perante seu público. Embasamo-nos na teoria sobre o ethos discursivo na Análise do Discurso segundo Maingueneau e Charaudeau para analisar o ethos discursivo do website jornalístico Congresso em Foco. O percurso teórico-metodológico de análise é composto por quatro passos, quais sejam, refletir sobre o ethos pré-discursivo do Congresso em Foco; analisar o ethos discursivo (ethos dito + ethos mostrado) do website; identificar as dimensões categorial, experiencial e ideológica do ethos do discurso do Congresso em Foco; analisar a ideologia do apartidarismo no discurso do jornalismo político do Congresso em Foco. Como ethos prédiscursivo foi identificado o ethos do jornalismo político, cujos elementos constituintes são a ancoragem no real, o compromisso com o público, a credibilidade, a crença na verdade, o papel de mediador do jornalista, as três provas retóricas (ethos, pathos e logos), a objetividade, a atualidade, a periodicidade e o apartidarismo. O ethos dito foi analisado a partir do ethos institucional do Congresso em Foco, a partir do qual foram identificadas 12 unidades de sentido de ethos. O ethos mostrado foi analisado a partir de 12 notícias publicadas no primeiro semestre de 2018. Foram identificados, no discurso noticioso do Congresso em Foco, na dimensão categorial do ethos: os semas de jornalismo político e de “cão de guarda” da sociedade; na dimensão experiencial: os semas de profissionalismo, credibilidade, relevância, velocidade, didatismo e pluralismo de vozes; e na dimensão ideológica: os semas de combate à corrupção e defesa da democracia, da diversidade e dos Direitos Humanos, de independência, de jornalismo para mudar e, paradoxalmente, de apartidarismo e de partidarismo. O apartidarismo é a ideologia que opera no discurso do Congresso em Foco e é outro modo de nomear a imparcialidade nos discursos político e jornalístico. 2020-05-06T18:58:06Z 2020-05-06T18:58:06Z 2020-02-17 masterThesis MEDEIROS, Lucas Oliveira de. Jornalismo sem partido? A ideologia do apartidarismo no ethos do discurso jornalístico do Congresso em Foco. 2020. 200f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28933 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIA