Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca

Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Silva Júnior, Geraldo Alexandre da
Outros Autores: Silva, Márcia Gorette Lima da
Formato: doctoralThesis
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28638
record_format dspace
spelling ri-123456789-286382020-03-22T07:48:10Z Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca Silva Júnior, Geraldo Alexandre da Silva, Márcia Gorette Lima da Morey, Bernadete Barbosa Mazze, Fernanda Marur Nunes, Albino Oliveira Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Argumentação Ensino de ciências Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula. 2020-03-21T00:24:30Z 2020-03-21T00:24:30Z 2019-11-25 doctoralThesis SILVA JÚNIOR, Geraldo Alexandre da. Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca. 2019. 83f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Argumentação
Ensino de ciências
Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Argumentação
Ensino de ciências
Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Silva Júnior, Geraldo Alexandre da
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
description Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula.
author2 Silva, Márcia Gorette Lima da
author_facet Silva, Márcia Gorette Lima da
Silva Júnior, Geraldo Alexandre da
format doctoralThesis
author Silva Júnior, Geraldo Alexandre da
author_sort Silva Júnior, Geraldo Alexandre da
title Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
title_short Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
title_full Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
title_fullStr Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
title_full_unstemmed Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
title_sort elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de perelman e olbrechts-tyteca
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638
work_keys_str_mv AT silvajuniorgeraldoalexandreda elementosdeexploracaoargumentativadocentenasaladeaulaumapropostadeanalisealuzdateoriadeperelmaneolbrechtstyteca
_version_ 1773965097665822720