Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-28638 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-286382020-03-22T07:48:10Z Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca Silva Júnior, Geraldo Alexandre da Silva, Márcia Gorette Lima da Morey, Bernadete Barbosa Mazze, Fernanda Marur Nunes, Albino Oliveira Farias, Carmen Roselaine de Oliveira Argumentação Ensino de ciências Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula. 2020-03-21T00:24:30Z 2020-03-21T00:24:30Z 2019-11-25 doctoralThesis SILVA JÚNIOR, Geraldo Alexandre da. Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca. 2019. 83f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Argumentação Ensino de ciências Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
spellingShingle |
Argumentação Ensino de ciências Chaïm Perelman e Olbrechts-Tyteca CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Silva Júnior, Geraldo Alexandre da Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
description |
Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula. |
author2 |
Silva, Márcia Gorette Lima da |
author_facet |
Silva, Márcia Gorette Lima da Silva Júnior, Geraldo Alexandre da |
format |
doctoralThesis |
author |
Silva Júnior, Geraldo Alexandre da |
author_sort |
Silva Júnior, Geraldo Alexandre da |
title |
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
title_short |
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
title_full |
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
title_fullStr |
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
title_full_unstemmed |
Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca |
title_sort |
elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de perelman e olbrechts-tyteca |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638 |
work_keys_str_mv |
AT silvajuniorgeraldoalexandreda elementosdeexploracaoargumentativadocentenasaladeaulaumapropostadeanalisealuzdateoriadeperelmaneolbrechtstyteca |
_version_ |
1773965097665822720 |