Elementos de exploração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da teoria de Perelman e Olbrechts-Tyteca
Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante...
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Autor principal: | |
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Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28638 |
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Resumo: | Este trabalho se apresenta dentro dos estudos da Argumentação no Ensino de Ciências. Nosso problema de pesquisa envolve determinar quais características da Teoria da Argumentação de Perelman e Olbrechts podem ser transpostos para analisar o caráter argumentativo do discurso de uma professora diante de seus estudantes na sala de aula. A referida teoria será nosso referencial teórico e metodológico, sendo nossa análise guiada por elementos da Análise Textual Discursiva. Em nossos resultados, percebemos que, das treze categorias a priori, previstas como passíveis de serem transpostas apenas uma não foi contemplada. Como resultado, concluímos que trazer Perelman e Olbrechts-Tyteca corresponde a uma contribuição metodológica para a análise dos processos argumentativos nas salas de aula. |
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