Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN

Active teaching and learning methodologies are gaining more ground in today's education and foster relevant discussions about a new way of teaching and learning. Project-Based Learning (PBL) is associated with a pedagogical model focused on the student's practical activity. It is believ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Montalvão Júnior, David
Outros Autores: Nunes, Isabel Dillmann
Formato: Dissertação
Idioma:pt_BR
Publicado em: Brasil
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28589
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-28589
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language pt_BR
topic Aprendizagem baseada em projetos
Metodologia ágil
Learning analytics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem baseada em projetos
Metodologia ágil
Learning analytics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Montalvão Júnior, David
Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
description Active teaching and learning methodologies are gaining more ground in today's education and foster relevant discussions about a new way of teaching and learning. Project-Based Learning (PBL) is associated with a pedagogical model focused on the student's practical activity. It is believed that PBL, coupled with an agile methodologies approach, can ensure results through smaller scope deliveries in a shorter timeframe, as well as a constant assessment of the student's learning process. This work aims to apply a monitoring and research and innovation model for the development of projects by information technology residents applied to the legal area. The graduate program in IT residency aims to insert students in a scenario of production of practical projects with important values for the Federal Justice. A proposal for management and monitoring of learning for the PBL discipline was presented and evaluated by the students through questionnaires. In addition, a study was conducted on how the use of workflow tracking and academic tracking technology tools impact student learning and performance in the program through the tracking and analysis of data entered into the systems. The developed model proved to be solid and could contribute to the collection of these perceptions, besides promoting the delivery of relevant projects. The results revealed the need to rethink the division of disciplines in the course and the difficulty in associating the concepts addressed in the classroom in the projects developed at the Federal Justice.
author2 Nunes, Isabel Dillmann
author_facet Nunes, Isabel Dillmann
Montalvão Júnior, David
format masterThesis
author Montalvão Júnior, David
author_sort Montalvão Júnior, David
title Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
title_short Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
title_full Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
title_fullStr Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN
title_sort aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na justiça federal no rn
publisher Brasil
publishDate 2020
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28589
work_keys_str_mv AT montalvaojuniordavid aprendizagembaseadaemprojetosemetodologiaagilumaaplicacaopraticanaresidenciaemtecnologiadainformacaonajusticafederalnorn
_version_ 1773960935125286912
spelling ri-123456789-285892020-03-22T07:41:44Z Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN Montalvão Júnior, David Nunes, Isabel Dillmann Paiva, Maria Cristina Leandro de Soares, Sérgio Castelo Branco Batista, Thais Vasconcelos Aprendizagem baseada em projetos Metodologia ágil Learning analytics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Active teaching and learning methodologies are gaining more ground in today's education and foster relevant discussions about a new way of teaching and learning. Project-Based Learning (PBL) is associated with a pedagogical model focused on the student's practical activity. It is believed that PBL, coupled with an agile methodologies approach, can ensure results through smaller scope deliveries in a shorter timeframe, as well as a constant assessment of the student's learning process. This work aims to apply a monitoring and research and innovation model for the development of projects by information technology residents applied to the legal area. The graduate program in IT residency aims to insert students in a scenario of production of practical projects with important values for the Federal Justice. A proposal for management and monitoring of learning for the PBL discipline was presented and evaluated by the students through questionnaires. In addition, a study was conducted on how the use of workflow tracking and academic tracking technology tools impact student learning and performance in the program through the tracking and analysis of data entered into the systems. The developed model proved to be solid and could contribute to the collection of these perceptions, besides promoting the delivery of relevant projects. The results revealed the need to rethink the division of disciplines in the course and the difficulty in associating the concepts addressed in the classroom in the projects developed at the Federal Justice. As metodologias ativas de ensino e aprendizagem ganham cada vez mais espaço na educação atual e promovem discussões relevantes sobre um novo modo de ensinar e aprender. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) associa-se a um modelo pedagógico focado na atividade prática do aluno. Acredita-se que a ABP associada a uma abordagem de metodologias ágeis, pode garantir resultados através de entregas com escopos menores em um menor espaço de tempo, além de uma avaliação constante do processo de aprendizagem do aluno. Este trabalho tem como objetivo e aplicar um modelo de acompanhamento e de pesquisa e inovação para desenvolvimento de projetos pelos residentes de tecnologia da informação aplicados à área jurídica. O programa de pós-graduação em residência em TI visa inserir os alunos em um cenário de produção de projetos práticos com valores importantes para a Justiça Federal. Uma proposta de gestão e acompanhamento da aprendizagem para a disciplina da ABP foi apresentada e avaliada pelos alunos por meio de questionários. Além disso, foi realizado um estudo de como o uso das ferramentas tecnológicas de acompanhamento de fluxo de trabalho e acompanhamento acadêmico impactam na aprendizagem e desempenho do aluno inserido no programa, através do rastreamento e da análise dos dados inseridos nos sistemas. O modelo desenvolvido mostrou-se sólido e pôde contribuir com a coleta dessas percepções, além de promover entrega de projetos relevantes. Os resultados revelaram a necessidade de repensar a divisão das disciplinas no curso e a dificuldade em associar os conceitos abordados em sala de aula nos projetos desenvolvidos no Órgão. 2020-03-17T23:43:32Z 2020-03-17T23:43:32Z 2019-11-08 masterThesis MONTALVÃO JÚNIOR, David. Aprendizagem baseada em projetos e metodologia ágil: uma aplicação prática na residência em tecnologia da informação na Justiça Federal no RN. 2019. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28589 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS