Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando
This research was based on strategies proposition for the use of digital games. First the skills that we wanted to develop were defined supported by learning right of the literacy Cycle de defined by the Right Age National Agreement (2013), after that, it was analised through specific instrument...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | pt_BR |
Publicado em: |
Brasil
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28457 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-28457 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-284572020-02-09T07:29:14Z Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando Silva, Alexandre Ribeiro da Petry, Arlete dos Santos Madeira, Charles Andrye Galvão Martins, Cibelle Amorim Alves, Lynn Rosalina Gama Paiva, Maria Cristina Leandro de Jogos digitais Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This research was based on strategies proposition for the use of digital games. First the skills that we wanted to develop were defined supported by learning right of the literacy Cycle de defined by the Right Age National Agreement (2013), after that, it was analised through specific instrument elaborated through Vilarinho and Leite (2015), digital games free available on the market that could be used on the research context. That methodoly came from Research-Action, like Thiollent (1986) pattern. The research teacher and his class from the literacy Cycle (2º ano) were involved as participants, on Fabrício Maranhão State School on Peddro Velho in Rio Grande do Norte. The study was supported by the presume theory of Soares (2002), Ferreiro e Teberosky (1989), Solé (1998), Coll (2006), Petry (2014) e Alves (2016) inspired by Piaget’s theories (1971) and Vygotsky (2005). From datas and experience on the research achievement, it was possible to build strategies for the use of digital games, for making viable writing and reading on literacy context, in spite of difficulties on the public school, it was possible to include the students in an active way for building their learning, like this overcoming the difficulties and solving reading and writing problems from the digital games, challenging the students development as the teacher practice transformation. A presente pesquisa centrou-se na proposição de estratégias de uso de jogos digitais. Primeiramente, foram definidas as habilidades que queríamos desenvolver amparados pelos Direito de Aprendizagem do Ciclo de alfabetização definidos pelo Pacto Nacional da Idade Certa (2013), em seguida, buscou-se analisar, por meio de instrumento específico elaborado a partir de Vilarinho e Leite (2015), jogos digitais disponíveis gratuitamente no mercado que pudessem ser utilizados no contexto da pesquisa. A metodologia empregada foi pesquisa-ação, tendo seguido o modelo de Thiollent (1986) e envolveu como participantes o professor pesquisador e sua turma do 2º ano do ciclo de alfabetização, da Escola Estadual Fabrício Maranhão, situada no Município de Pedro Velho no Rio Grande do Norte. O estudo foi amparado pelos pressupostos de Soares (2002), Ferreiro e Teberosky (1989), Solé (1998), Cool (2006), Petry (2014) e Alves (2016), com inspirações nas teorias de Piaget (1971) e Vygotsky (2005). A partir dos dados colhidos e experiência vivenciada na realização da pesquisa, foi possível construir estratégias para o uso dos jogos digitais, viabilizando o uso social da leitura e da escrita na alfabetização em contexto de letramento. Apesar das dificuldades enfrentadas na escola púbica, possibilitou-se a inserção do educando de maneira ativa na construção da sua aprendizagem, assim, superando as dificuldades e resolvendo os problemas por meio da leitura e da escrita a partir dos jogos digitais, provocando tanto o desenvolvimento do educando quanto a transformação da prática educativa do professor. 2020-02-07T20:17:08Z 2020-02-07T20:17:08Z 2019-04-30 masterThesis SILVA, Alexandre Ribeiro da. Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando. 2019. 202f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28457 pt_BR Acesso Aberto application/pdf Brasil UFRN PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
pt_BR |
topic |
Jogos digitais Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Jogos digitais Letramento Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Alexandre Ribeiro da Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
description |
This research was based on strategies proposition for the use of digital games. First the skills
that we wanted to develop were defined supported by learning right of the literacy Cycle de
defined by the Right Age National Agreement (2013), after that, it was analised through
specific instrument elaborated through Vilarinho and Leite (2015), digital games free
available on the market that could be used on the research context. That methodoly came
from Research-Action, like Thiollent (1986) pattern. The research teacher and his class from
the literacy Cycle (2º ano) were involved as participants, on Fabrício Maranhão State School
on Peddro Velho in Rio Grande do Norte. The study was supported by the presume theory
of Soares (2002), Ferreiro e Teberosky (1989), Solé (1998), Coll (2006), Petry (2014) e
Alves (2016) inspired by Piaget’s theories (1971) and Vygotsky (2005). From datas and
experience on the research achievement, it was possible to build strategies for the use of
digital games, for making viable writing and reading on literacy context, in spite of
difficulties on the public school, it was possible to include the students in an active way for
building their learning, like this overcoming the difficulties and solving reading and writing
problems from the digital games, challenging the students development as the teacher
practice transformation. |
author2 |
Petry, Arlete dos Santos |
author_facet |
Petry, Arlete dos Santos Silva, Alexandre Ribeiro da |
format |
masterThesis |
author |
Silva, Alexandre Ribeiro da |
author_sort |
Silva, Alexandre Ribeiro da |
title |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
title_short |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
title_full |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
title_fullStr |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
title_full_unstemmed |
Jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
title_sort |
jogos digitais no ciclo de alfabetização: um caminho no processo de alfabetizar letrando |
publisher |
Brasil |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28457 |
work_keys_str_mv |
AT silvaalexandreribeiroda jogosdigitaisnociclodealfabetizacaoumcaminhonoprocessodealfabetizarletrando |
_version_ |
1773962482011865088 |